7 franquias baratas de moda que podem te vestir de sucesso; conheça
12/04/2018
O brasileiro forma um dos povos mais vaidosos do mundo. E claro, o vestuário faz parte dessa preocupação.
Por isso, sempre que sobra algum dinheirinho, as pessoas correm para as lojas para buscar aquela peça que estava faltando no seu guarda-roupa.
Esse movimento aquece o mercado e invariavelmente empurra os negócios desse segmento para cima. E se você está pensando em ter um negócio do tipo, vale conhecer as franquias baratas de moda.
No Brasil, de acordo com o Inteligência de Mercado (Instituto IEMI), as vendas de roupas movimentaram R$ 177 bilhões em 2016.
Em 2017, a entidade previu um crescimento de 7,9% de todo esse valor, o que levou o setor a arrecadar mais de R$ 190,6 bilhões. Os dados comprovam que se trata de um segmento bastante concorrido, porém lucrativo.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 50 maiores de redes de franquias do País (em número de unidades), 14% são voltadas à moda e vestuário.
Só no ano passado, as franquias de moda viram suas vendas aumentarem 7% sobre o ano anterior (veja quadro abaixo).
No total, as franquias de moda arrecadaram R$ 21,8 bilhões em faturamento.
Em número de unidades, as franquias voltadas ao mundo fashion se mantiveram estáveis no mesmo período.
Com a economia jogando a favor, o momento que você esperava para abrir o seu negócio pode ser agora.
As franquias de roupas são excelentes opções para empreender, pois além de já terem sido testadas, possuem um modelo de operação pronto e lucrativo, sem contarmos que com o suporte da franqueadora você nunca estará sozinho, o que facilita um pouco as coisas para quem é empreendedor de primeira viagem.
Antes de mergulhar neste mundo fashion e lucrativo, porém, é importante entender se você possui o perfil adequado ao tipo de negócio, qual será o trabalho no dia a dia como um CEO de uma loja de roupas, além de compreender como torná-la rentável.
Perfil
Investir em uma franquia de roupas pode ser um ótimo negócio, principalmente se você tem familiaridade com o segmento de moda. Segundo a consultora especialista em franquias e sócia-diretora da ba|STOCKLER, Angelina Stockler, uma pessoa com perfil detalhista e organizado tem grandes chances de ser um franqueado de sucesso.
“Tem que entender e gostar de moda, além de sempre acompanhar as tendências que estão por vir. Ou seja, é bom estar ou ser ‘antenado’. É relevante também que esse franqueado seja bom na arrumação da loja e, principalmente, da vitrine. Se for detalhista do tipo que vê uma roupa amassada de longe, melhor ainda”.
Além disso, a consultora contou que, como franqueada, ela buscaria se aprofundar em questões objetivas de como conquistar e encantar os clientes. Analisar o que os concorrentes estão oferecendo de diferente ou igual, já que é daí que podem surgir novas ideias, também é bastante recomendado pela especialista.
“Entenderia profundamente o meu cliente para saber como efetivamente encantá-lo. O que poderia fazer diferença para ele na hora que estivesse em meu estabelecimento, por exemplo? Monitoraria a minha concorrência também, pois é um mercado que exige essa atenção”.
Como lucrar
Um dos principais segredos, na visão de consultores, de como ganhar dinheiro com uma franquia de roupas é saber fazer uma boa gestão do seu estoque.
Se você souber o que realmente seu cliente quer, saberá também a quantidade de peças que precisará adquirir junto aos fornecedores, além de identificar aquelas que estão encostadas e possuem ritmo menor de vendas.
Neste caso, a melhor saída é a criação da velha e conhecida liquidação, pois manter um item por muito tempo no estoque não é um bom negócio.
Para Stockler, vale também ficar atento à equipe de vendas, pois se ela não acreditar na força de venda de um determinado produto, ele poderá ficar mais encalhado do que o ideal, o que acarreta em falta de espaço que, como sabemos, vale dinheiro.
“Costumo falar que se um produto não sai da prateleira, podem ser três motivos:
1) ou o produto não está exposto corretamente ou ele está no estoque e não na loja, o que é facilmente solucionável.
2) A equipe de venda não comprou o produto, ou seja, não acredita nele e portanto tem dificuldade de vender Nesse caso, a solução é a realização de um trabalho com a equipe.
3) O produto não vende se ele é ruim mesmo ou está com o preço inadequado. E este é o caso mais difícil, pois a única solução é fazer uma promoção imediata nele para tentar desovar, antes que seja tarde e ele acabe dando prejuízo”.
Gostou das dicas? Abaixo selecionamos 7 opções de franquias baratas de moda associadas à ABF. Confira:
Franquias baratas de moda — NYS Collection
A franquia NYS Collection Eyewear é uma marca de óculos norte americana, nascida em New York, em 1996. Líder no mercado americano, a NYS conta com mais de 1.000 pontos de distribuição em mais de 40 países. No Brasil, a marca está franqueando desde 2014, estando atualmente presente em 8 Estados. Com um modelo de negocio baseado em quiosques e a partir de R$ 68.500,00 a operação NYS Collection apresenta atraente índice de eficiência operacional, com resultado estimado médio em torno de 18% do faturamento.
Tipo de Negócio – Marca americana de óculos de sol e grau Investimento – a partir de R$ 79.000,00 (ESTADO SEDE SÃO PAULO) Retorno do Investimento – de 18 a 30 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 40.000,00 País de origem – Estados Unidos
A New Era é uma empresa familiar centenária. No Brasil, vem expandindo sua atuação no varejo através de lojas franqueadas e, em apenas 2 anos, já inaugurou mais de 15 lojas em SP, RJ, PR e SC. Nosso plano de expansão é agressivo e pretendemos dobrar a nossa rede até o final de 2017.
Tipo de Negócio – Bonés, confecção e acessórios
Investimento – a partir de R$ 75.000,00 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 18 a 24 meses
Franquias baratas de moda — Torcedor Esporte Clube
A Torcedor Esporte Clube é uma rede de franquias que comercializa produtos oficiais e licenciados dos principais clubes do Brasil e do mundo. Fundada em 2010, a empresa trabalha com as mais variadas opções de itens ligados ao esporte do mercado. Atualmente opera com 8 unidades.
Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos Investimento – A partir de R$ 95.000 (ESTADO SEDE MINAS GERAIS) Retorno do investimento – A partir de 27 meses
Euro é uma marca de acessórios que possibilita, através da moda, que as mulheres tenham total autonomia sobre seus looks e sintam-se confiantes e poderosas em todas as ocasiões.
Nossas peças trazem as tendências em pequenos detalhes, que são a chave para imprimir a personalidade de cada um. Sem se prender a estereótipos ou padrões, pensando sempre na beleza de ser espontâneo.
Tipo de Negócio – Comercialização de relógios, óculos de sol, bijuterias e acessórios. Investimento – a partir de R$ 93.890,50 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 12 a 24 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 50.000
A marca Touch busca se diferenciar pela versatilidade ao oferecer produtos novos com certa periodicidade. Focada no conceito fast fashion, os produtos imprimem em seu DNA a inovação.
Ao abrir uma franquia Touch você conta com o já reconhecido sucesso da marca. Inclusive, com acesso aos seus diferenciais: líder no segmento, operação simples de ser administrada, fácil controle de estoque, baixo investimento, rápido retorno e excelente lucratividade. Atualmente são 53 lojas que contemplam a ampla rede da marca.
Tipo de Negócio – Comercialização de Relógios, óculos de sol e acessórios Investimento – R$ 87.363,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 12 a 24 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 50.000,00
A Atitude Point iniciou seus trabalhos em 2011, quando percebeu a oportunidade de seguir sua própria trajetória no segmento varejo de óculos de sol e armações. Com a grande prospecção de clientes, expandiu seus negócios por meio de franquias em formato de quiosques situados, normalmente, dentro de shoppings.
Devido ao seu acelerado crescimento, foi possível aderir novas grifes para somar em sua plataforma de negócios. Atualmente, ela detém as grifes Atitude Eyewear, Speedo e Bulget. Em apenas 3 anos, foram abertos dezenas de quiosques em diversos estados do Brasil.
Tipo de Negócio – Franquia no segmento de óculos de sol e armações. Investimento – a partir de R$ 94.900 (ESTADO SEDE SÃO PAULO) Retorno do Investimento – 18 a 36 meses
Fundada em 1996, a BLM é uma das maiores indústrias de vestuário do Centro-Oeste brasileiro, com mais de 2.000m² de fábrica.
Sempre investindo em inovação, a BLM possui um moderno parque com as principais tecnologias do setor, como automação industrial e sistema CAD/CAM.
Conta hoje com 35 lojas nos principais shoppings e centros comerciais do País.
Tipo de Negócio – Marca de moda de vestuário unissex com fabricação própria, lojas próprias e franquias Investimento – a partir de R$ 84.000 (ESTADO SEDE MATO GROSSO) Retorno do Investimento –30 meses
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