Populares nos Estados Unidos e na Europa, as lavanderias comerciais estão se espalhando de forma cada vez mais rápida pelo Brasil. E há bons motivos para isso.
O brasileiro mudou seus hábitos residenciais nos últimos anos, passando a terceirizar serviços de limpeza e até de alimentação.
Com isso, a demanda por esse tipo de serviço como a lavagem de roupas ascende a cada ano, favorecendo diretamente negócios como a franquia de lavanderia self service e tornando cobiçado esse tipo de empreendimento.
Não é novidade que nas últimas décadas a mulher brasileira passou a ocupar amplo espaço no mercado de trabalho.
Se antigamente as suas principais tarefas eram domésticas, hoje elas estão nas ruas e empresas tornando o Brasil um país ainda mais produtivo. Por outro lado, lavar roupas e cuidar da casa ficou em segundo plano e passou a ser comum a terceirização de alguns serviços do tipo.
Além disso, as construções residenciais são cada vez mais compactas pela falta de espaço nas grandes cidades.
Isso contribuiu para que as construtoras desenvolvessem áreas de serviço cada vez menores, por vezes compartilhadas entre os vizinhos.
Sem espaço, o consumidor, então, passou a dar preferência à lavanderia paga, onde você já coleta suas roupas limpas de forma ágil e prática.
Outro fator importante que ajudou a tornar a franquia de lavanderia atrativa é a preocupação com o meio ambiente.
Uma lavadora comum com capacidade para 5 kg de peças gasta, em média, 135 litros de água por lavagem (fonte: Sabesp). Ou seja, fazer uso do serviço de lavanderia é amplamente mais sustentável se comparado à lavagem caseira.
QUERO FALAR COM A FRANQUIA LAUNDROMAT
O avanço da classe média e o novo regime de trabalho das empregadas domésticas também são fatores preponderantes no aumento da procura por serviços de lavanderia.
Para Nicola Lopez, diretor da franquia Laundromat, esse mercado possui um enorme potencial que, aliado às estratégias da rede, faz com que seus franqueados obtenham ótimos resultados financeiros, ajudando também na construção de uma marca mais forte.
“O consumidor quer otimizar o tempo, ele vai ao posto de gasolina ou ao supermercado e pode, paralelamente, deixar suas roupas lavando. Além disso, com apartamentos cada vez menores e pessoas mais conscientes sobre a sustentabilidade, este serviço tende a conquistar mais adeptos a cada ano”.
Vale lembrar que, com o aumento da demanda, os custos desse tipo de serviço se tornaram mais baixos. Assim, a prática de higienizar vestuário fora do lar, que já foi visto como um serviço de luxo, seja acessível ao orçamento doméstico. Além de economizar tempo e contribuir com o meio ambiente, já que o uso de recursos é bem inferior ao usado em residências.
Mercado
Segundo o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav), o Brasil possui mais de 9.500 lavanderias em operação, sendo 7.400 voltadas ao segmento doméstico – que atendem ao consumidor final – e 2.100 do segmento industrial. Em 2015, esses negócios movimentaram mais de R$ 6,1 bilhões.
Outro estudo do Sindilav mostrou que 4% da população brasileira faz uso periódico de lavanderias comerciais. Em contrapartida, 20% seria a porcentagem de clientes em potencial para o segmento explorar.
No franchising, as franquias de lavanderia estão inseridas no segmento de Limpeza e Conservação. No primeiro semestre de 2018, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse segmento cresceu 1,8% em faturamento, na comparação com o mesmo período de 2017. No total, entre janeiro a junho de 2018, foram faturados mais de R$ 341 milhões.
Operação express
Recentemente, a Laundromat lançou um novo modelo de negócio batizado de Express, com investimento a partir de R$ 55 mil.
A rede pretende inaugurar 30 novas unidades do tipo até o final deste ano.
O novo formato é de rápida instalação e preparado para ser integrado a locais de grande circulação de pessoas, como postos de gasolina, supermercados e até condomínios.
Sem necessidade de colaboradores, o processo é todo automatizado, pois o usuário libera a máquina através de pagamento via cartão, e os insumos (sabão, amaciante) são dosificados de forma autônoma pelos equipamentos.
As principais vantagens deste método, ao menos do ponto de vista do consumidor, são poder contar com lojas disponíveis 24 horas todos os dias da semana. Além disso, o preço da lavagem é muito mais barato que os demais sistemas disponíveis no mercado, atraindo clientes de todas as classes.
O usuário utiliza o equipamento sem precisar da ajuda de qualquer colaborador. Para o cliente, isso dá sensação de autonomia ao manusear suas próprias peças, e para o franqueado, gera uma grande economia de custos.
Raio x da franquia
Investimento inicial — a partir de R$ 55.000,00
Royalties — 5% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade — 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal — R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00
Prazo de retorno — 24 a 36 meses
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Por Publieditorial