Prévia ABF: franchising brasileiro cresce 6,9% em 2019
22/01/2020
Boa notícia: as franquias continuam crescendo no Brasil!
Um balanço prévio divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que, além do crescimento do faturamento em 6,9%, o franchising brasileiro também registrou uma expansão mais intensa em termos de unidades em operação (5,1%) e redes (1,4%).
Já o total de empregos diretos do setor subiu 4,8%, chegando a cerca de 1,36 milhão.
A ABF estima que para cada unidade de franquia aberta em 2019 foi criada uma média de 9 postos de trabalho formal no Brasil.
Os bons resultados são uma combinação de diversos indicadores.
Além disso, houve a chegada de novas redes e a abertura de unidades com novos modelos de negócio.
André Friedheim, presidente da ABF, destaca que 2019 foi um ano de recuperação, mas também de desafios.
“O setor mostrou sua solidez, expandindo sua base instalada, aprimorando sua eficiência, adequando seu mix de produtos e serviços de forma a atrair e reter um consumidor com renda ainda comprimida”, destaca.
Friedheim também lembra que a inovação e os ganhos característicos de uma operação em rede foram importantes para a obtenção dos bons resultados.
Aliás, em 2019, chamou a atenção os novos modelos de negócios desenvolvidos pelas redes, especialmente o home based.
Este tipo de formato facilita que empreendedores com menos dinheiro para investir tenham seu próprio negócio.
Consequentemente, isso gera um impacto positivo no faturamento do setor.
Segmentos que se destacaram
Ao longo de 2019, alguns segmentos contribuíram mais significativamente para o desenvolvimento do setor.
“Houve um aumento significativo de empreendimentos lançados e da compra e venda de imóveis que movimentam toda a cadeia”, ressalta Marcelo Maia, diretor executivo da ABF.
Maia explica que o crescimento está associado “ao aquecimento do mercado de celulares, periféricos e serviços correlatos, além de marketing digital e outras atividades online”.
Quarto trimestre
Segundo os dados preliminares da ABF, o franchising brasileiro teve um ritmo de crescimento mais forte no 4º trimestre de 2019, impulsionado pela Black Friday e pela sazonalidade do período.
Do Brasil para o mundo
Em 2019, marcas estrangeiras escolheram o Brasil para instalar suas novas operações, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
“O Brasil continua a ser um mercado importante, em virtude de suas dimensões, população e características econômicas e sociais”, afirma o diretor executivo da ABF.
Além disso, muitas redes brasileiras aproveitaram o ano para conquistar outros espaços no mundo.
Os desafios econômicos nacionais, o desejo por um novo patamar de expansão e o intercâmbio promovido pela ABF em parceria com a Apex Brasil contribuíram para para alavancar o processo de internacionalização das franquias brasileiras.
André Firedheim avalia 2019 como um ano positivo para a internacionalização brasileira.
“As missões empresariais da ABF/Apex Brasil e a participação em congressos e feiras internacionais tiveram um papel ainda mais importante neste processo.
Temos casos, por exemplo, da abertura de uma unidade e o fechamento de acordos para inauguração de dezenas de unidades nos EUA de uma franquia de Alimentação e a inauguração de uma franquia odontológica na China, dentre outros”, afirma André Friedheim.
Um estudo de internacionalização desenvolvido pela ABF mostra que há 163 redes nacionais com operações em 107 países.
Em 2018, era 145 redes, em 114 países.
Na imagem abaixo, é possível ver os segmentos com mais representantes no exterior:
O estudo também mostra os países onde as marcas brasileiras estão mais presentes.
Os Estados Unidos seguem como principal destino, seguido de Portugal e Paraguai.
Em todos os países houve elevações significativas da atuação de franquias brasileiras.
A ABF também identificou que 214 redes estrangeiras estão presentes no Brasil, um crescimento de 13% em relação a 2018.
Essas redes são de 30 países distintos, como Estados Unidos, Portugal e Espanha.
Observada a tendência de retomada do crescimento econômico e o avanço das reformas
A ABF projeta para este ano uma elevação do faturamento do setor de franquias de cerca de 8%.
Quanto à geração de emprego no setor, a estimativa é que haja um incremento de 6%.
A expansão das unidades deve ser de 6% e o número de redes pode ampliar 1%.
André Friedheim destaca que a retomada da economia acontece aos poucos, mas tende a ganhar intensidade em 2020.
“Com isso, o franchising brasileiro pode manter indicadores sólidos e um faturamento mais forte, de cerca de 8%, ou até mais caso as principais reformas estruturantes na esfera federal venham a se concretizar”, pondera André Friedheim.
Os números são animadores para quem está pensando em comprar uma franquia em 2020.
Por isso, separamos uma lista de marcas para você pesquisar, veja abaixo:
Franchising brasileiro – KNN Idiomas
A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. O Modelo de negócios foi desenvolvido para gerar uma média de 40 a 60 matrículas por mês durante todos os meses do ano.
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
A Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.
Anúncio O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.
Somamos mais de 80 lojas. Aliando design diferenciado, preço justo, qualidade e rapidez, desenvolvemos um novo método de lavagem sem uso de água, tornando possível lavar um veículo em 18 minutos.
A help! é uma rede de franquias de empréstimo focada em atender aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, com o objetivo ser uma solução multi serviços de crédito. Uma empresa com a credibilidade e a excelência do Grupo BMG, uma das maiores instituições financeiras do país.
O Instituto de Especialização em Vendas é formado pelos maiores especialistas do Brasil, abrindo um canal de comunicação de vendedor para vendedor. Ajudamos as empresas a venderem mais e melhor, impulsionando carreiras e lucros.
A Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.
O Lebonton é um restaurante que celebra a diversidade, a simplicidade e o sabor da culinária francesa e valoriza a qualidade de ingredientes naturais – verduras, legumes – e cortes tradicionais.
Camisetas e acessórios oficiais e licenciados do universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. A Piticas iniciou suas atividades em 2010, com a consolidação no mercado, veio o licenciamento com os maiores players de entretenimento do mundo e, com isso, nos tornamos a maior referência em moda GEEK no Brasil.
Mídia do Pão é uma rede de franquias especializada na comercialização de espaços publicitários em embalagens ecológicas: pão, pizza, farmácia, pipoca, lanche, jogo americano e sacolas diversas.
A Bubblekill possui um inovador modelo de franquias com conceito de autenticidade gastronômica através de bebidas altamente diversificadas e deliciosas e aposta no grande potencial deste mercado em franca expansão.
A franquia SMS Digital é a primeira rede do segmento no Brasil, atendendo mais de 400 cidades em todo o país. Um portal de comunicação ágil e moderno, que oferece soluções inovadoras através de produtos e serviços que potencializam o relacionamento com o ativo mais valioso de sua empresa, os seus clientes. Especialistas em comunicação via SMS corporativo, ideal para empresas e instituições de todos os segmentos.
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.
A franquia Evolute Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos. A única rede de franquias com mais de 70 opções de cursos.
Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos, com equipamentos de alta tecnologia, produtos e soluções sustentáveis, como tratamento e reutilização de água. Possui 13 Selos de Excelência.
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
Atuamos no comércio varejista de roupas, calçados e acessórios para bebês de 0 a 8 anos com produtos novos de fábrica e seminovos, protegendo o planeta e gerando economia para as mamães.
A Selfit surge como um novo conceito de academia posicionada no segmento Low Cost, onde a Experiência se apresenta com uma excelente relação de custo/benefício.
A franquia TZ VIAGENS conta com inovadores recursos tecnológicos, aliados às melhores práticas de gestão do mercado, para oferecer sempre a melhor qualidade dos serviços e produtos comercializados. Oferece serviços de excelente padrão de qualidade no atendimento, e no aconselhamento de seus clientes, sempre aliado a ótimos preços, e ao melhor custo x benefício do mercado.
Nosso modelo de negócio contempla a franquia de AGENDAMENTO de CONSULTAS MÉDICAS, EXAMES e ODONTOLOGIA, em parceria com Clinicas Médicas e Laboratórios particulares.
Fundada em 2005 e com mais de 140 unidades espalhadas por todo país, a Super Visão realiza mais de 70 mil laudos por mês com metodologia própria e é uma referência no mercado.
Franquia de Serviços Financeiros. Representante dos maiores bancos do país, com linhas de crédito destinadas para pessoa física, sendo o crédito consignado e o crédito pessoal os principais produtos.
Escola especializada na língua inglesa com foco na conversação. Método exclusivo desenvolvido por profissionais de diferentes países com objetivo de promover um curso mais rápido, prático e dinâmico.
A ideia para a criação da Farma & Farma partiu de uma união da categoria farmacêutica em busca de melhores oportunidades de negócios. A rede nasceu no ano de 1997, em Santa Catarina, e rapidamente tornou-se nacional, com expansão para os estados do Paraná, Mato do Grosso do Sul e Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Pará, São Paulo, Paraíba, Goiás, Sergipe, Rondônia, Bahia e Minas Gerais.
Atualmente com 160 unidades em operação, o investimento inicial proposto pela rede é de R$ 190 mil. O retorno do aporte costuma acontecer entre 24 e 36 meses após a abertura.
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
Na franquia Croasonho a relação comercial entre franqueador – franqueado representa uma parceria onde ambos trabalham para o bem comum do negócio. Forma-se uma sinergia em busca da conquista do sucesso pleno respeitando sempre os princípios e normas do sistema de franchising Croasonho.
Tipo de Negócio – Docerias e sorveterias Investimento – a partir de R$ 290.000,00 (ESTADO SEDE RIO GRANDE DO SUL) Retorno do investimento – 24 a 36 meses
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de Cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de Cuidadores de pessoas.
Em quase duas décadas de história, a grife JORGE BISCHOFF construiu uma imagem sólida, reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado nacional e já despontam também no exterior.
A maior rede de franquias de extensão de cílios no Brasil!
O método Pink Lash é direcionado a todas as mulheres que buscam embelezar o olhar, ter maior praticidade sem abrir mão da saúde dos fios naturais. Conhecido pela qualidade diferenciada em extensão de cílios, o método Pink Lash oferece uma experiência sem traumas, fios sintéticos colados individualmente em cada cílio natural. Preservando, alinhando e hidratando os fios naturais.
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão.
Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão.
O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based.
Durante todos estes anos a franquia Puket se mostrou um modelo de sucesso no mercado brasileiro, recebendo por mais de 10 anos consecutivos o selo de excelência em franchising da associação brasileira de franchising.
A REMAX, líder do franchising imobiliário mundial, foi fundada em Denver, no Estado do Colorado (USA), desde então o crescimento tem sido exponencial. Hoje a RE/MAX é a maior rede de franquias imobiliárias em números de transações no mundo, com mais de 7.000 agências e mais de 100.000 corretores a sua disposição.
A Urban Arts é uma galeria de arte diferente, que oferece um gigantesco acervo de quadros, prints, posters e objetos de design, criados por artistas talentosos e independentes de todo o mundo.
A franquia Usaflex, há 18 anos pioneira e líder na fabricação de calçados femininos com conforto, inovação e moda, iniciou seu projeto de Franquias em 2015 e hoje conta com 44 operações em funcionamento em 25 cidades do Brasil. Tem como objetivo chegar a 340 unidades franqueadas no prazo de seis anos, com o intuito de oferecer uma nova experiência de compra aos consumidores ampliando a aderência do público jovem, de mulheres com idade entre 25 e 35 anos, que se dará através da oferta de produtos de qualidade com inovação e moda.