Erros de franqueados de primeira viagem, saiba quais são

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
erros de franqueados

10 erros de franqueados de primeira viagem

08/07/2022

Se você está começando o seu primeiro negócio, é muito provável que a insegurança esteja batendo à sua porta, mas vamos te passar erros de franqueados para você não passar por isso.

Isso é normal porque, afinal, você está entrando em um mundo totalmente novo.

Acontece que a melhor arma para combater a insegurança é a informação.

Quanto mais você souber sobre o negócio que vai investir, maiores as suas chances de conquistar exatamente aquilo que almeja.

Muitos empreendedores não fazem a lição de casa e acabam passando por alguns perrengues quando começam a sua franquia.

Para que você não passe por isso, falamos com franqueadores e listamos os 10 erros mais cometidos por franqueados de primeira viagem. Confira:

1 – Não separar o caixa da empresa das despesas pessoais

Há muitos casos de empreendedores que misturam o dinheiro pessoal com o da empresa.

Isso pode gerar muita confusão e atrapalhar o andamento do negócio.

O empreendedor precisa ter o valor necessário para que ele e sua família possam viver enquanto o negócio não atinge o equilíbrio, além do dinheiro destinado para a franquia.

“É importante ter esta separação e também um planejamento financeiro para eventuais ‘surpresas’  que o caminho possa apresentar.

Por isso, na nossa rede, todo franqueado novo tem treinamento na franqueadora onde recebe ensinamentos de finanças e como gerir adequadamente as suas franquias”,

explica Leiza Oliveira, bacharel em Ciências Contábeis e CEO da Minds English School.

 

2 – Não saber negociar de forma adequada

 Um bom empreendedor é aquele que sabe negociar.

Muitos, no entanto, não tem essa habilidade, mas a parte boa é que é possível desenvolvê-la.

“Franqueados novos podem apresentar dificuldades em negociar aluguéis e também com fornecedores.

Muitos não eram empreendedores, e tem na franquia a oportunidade de aguçar e desenvolver a capacidade da negociação”

evidencia Rogério Silva, Diretor Geral do CEBRAC.

 

3 – Não fazer o planejamento financeiro adequado

 Um planejamento financeiro adequado é essencial para o andamento do negócio.

É preciso ter o valor correto para as despesas com reforma e padronização do ponto, para pagar os colaboradores e fornecedores, para comprar os insumos necessários e uma série de outras coisas.

Tudo isso precisa estar na ponta do lápis e ser seguido a risca para não ter nenhum problema.

“Vimos um caso onde o franqueado adquiriu uma unidade, não calculou bem e não seguiu o padrão indicado da rede.

Ele gastou toda verba até a inauguração, depois não tinha como arcar o salário da equipe e acabou repassando a franquia.

A unidade que ele repassou é hoje a maior da rede em relação a vendas. Ela possuía um grande potencial e a falta de planejamento fez com que ele perdesse um grande negócio”,

conta Robson Fejoli, sócio diretor do Instituto Gourmet.

Com o planejamento adequado, é possível conquistar o resultado esperado.

 

4 – Não se dedicar ao negócio 

Há pessoas que acreditam que, por ser uma franquia, não é necessária tanta dedicação.

Mas a realidade é justamente o contrário.

Os negócios com mais sucessos são aqueles em que os donos põem a mão na massa, participando ativamente do dia a dia da unidade e tendo controle sobre o que está acontecendo.

Nos primeiros meses como franqueado muitas vezes é preciso trabalhar horas a mais e até aos finais de semana.

 

5 – Não ter o conhecimento necessário para gerir um negócio

 Uma fase muito importante para quem quer empreender é a de preparação, que envolve desenvolver aquelas habilidades necessárias para o dia a dia do negócio.

É preciso, por exemplo, saber vender sua mercadoria, saber fazer a gestão financeira e do dia a dia do negócio de forma correta, além de administrar a equipe e diversas outras nuances do dia a dia do negócio.

Por isso, se prepare bastante antes e apoie-se na franqueadora para adquirir as habilidades que irão te ajudar durante o seu negócio.

 

6 – Não seguir as orientações da franqueadora

 Uma franquia possui um padrão a ser seguido, que vai desde a comunicação visual até as atividades desenvolvidas no dia a dia do negócio.

Todas essas orientações foram desenvolvidas, experimentadas e já deram certo em outras unidades.

Às vezes, os empreendedores querem mudar algum processo por conta própria, o que pode ser muito prejudicial para o negócio.

“É importante estar aberto a absorver todo o know how partilhado”,

destaca Ana Paula Lino, gerente de expansão de franquias da SUPERA.
 

 

7 – Acreditar que não terá cobranças

 Há aqueles que empreendem para não ter um chefe, com o objetivo de fugir das cobranças de um emprego.

De fato, você será o responsável pelo seu negócio, mas a cobrança virá por parte de pessoas mais exigentes ainda: os clientes.

É muito importante ser responsável e buscar atender os clientes sempre da melhor forma possível.

 

8 – Escolher uma franquia incompatível com o seu perfil

 Como já falamos, uma franquia é um negócio que irá exigir a sua dedicação.

Há pessoas que, na hora de escolher o negócio que vai investir, pensam apenas na parte financeira e não olham para outras questões.

“É importante verificar se os valores da franquia batem com os seus, dar preferência a um negócio que vá de encontro com seu propósito pessoal e profissional, pois isto levará a sustentabilidade financeira”,

destaca Ana Paula Lino.

 

9 – Deixar de se atualizar profissionalmente

 Estar atualizado é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.

Todos os dias, novidades surgem no mercado. A partir disso, é possível ter insights que ajudarão a franquia a crescer cada vez mais.

Por isso, é importante participar sempre dos treinamentos da franqueadora, além de buscar cursos, participar de palestras e eventos que tenham como objetivo contribuir ainda mais para a sua vida profissional.

 

10 – Não ter habilidade para lidar com as pessoas

 O franqueado precisa ter a capacidade de liderar e engajar a sua equipe.

Quando isso não acontece, ele perde os melhores profissionais e pode ter muitas dificuldades para atingir o equilíbrio.

Fizemos uma seleção de alguns franqueadores conceituados para você conhecer:

Franquia Casa do Construtor

Casa do Construtor, rede de franquias para construção civil e pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, está há 25 anos no mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DO CONSTRUTOR

 

Franquia Mazze Semi Joias

A Mazze oferece uma franquia online de Semijoias para pessoas que querem complementar a renda ou até ter seu negócio próprio! O modelo de franquia é inovador e muito simples!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAZZE SEMI JOIAS

 

Franquia Virtuosa Clínica Estética

A Virtuosa é uma clínica estética nascida na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Com os ótimos resultados atingidos em cada unidade aberta, a Virtuosa decidiu iniciar seu programa de franchising. Faça parte de um dos segmentos que mais cresce no país, com a segurança de investir na franquia com o melhor retorno sobre o investimento.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VIRTUOSA

 

Franquia Energy Brasil

A Energy Brasil comercializa, distribui e faz manutenção de produtos e equipamentos de energia fotovoltaica e prestação de serviços de instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ENERGY BRASIL

 

Franquia Rockfeller Language Center

Rockfeller Language Center é uma franquia de ensino de idiomas que está presente em todas as regiões do Brasil e vem se destacando por sua metodologia e modelo de negócios inovador. Em 2004 estabeleceu a sua primeira escola na grande Florianópolis/SC e se tornou em pouco tempo referência na região por oferecer um método moderno, prático e objetivo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ROCKFELLER LANGUAGE CENTER

 

Franquia Muniz Autocenter

Muniz Autocenter é uma rede de serviços automotivos que oferece troca de pneus, cambagem, alinhamento e balanceamento, conserto de todas, manutenção de freios, suspensão, sistema de arrefecimento e ar condicionado, troca de óleo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MUNIZ AUTOCENTER

 

Franquia Sorridents

Fundada em 1995, a Sorridents nasceu com o objetivo de trazer a todos o direito fundamental de sorrir, é uma das maiores e mais conceituadas redes de clínicas odontológicas com mais de 270 unidades.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SORRIDENTS

 

Franquia CNA

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CNA

 

Franquia É Seguro Corretora

A É Seguro Corretora é uma rede franqueadora de Franquias de Corretora de Seguros, que oferece seguros, consórcios, empréstimos consignados, financiamento de veículos, maquinas de cartão de crédito e meios de pagamento, e outros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA É SEGURO CORRETORA

 

Franquia Doutor Sofá

O que acha de ter um negócio home based  com investimento de microfranquia? Conheça já a Franquia Doutor Sofá. Seja especializado  na limpeza e impermeabilização de estofados. Um ótimo negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DOUTOR SOFÁ

 

Franquia High Torque Car Service

Um negócio que se destina aos apaixonados por mecânica e carros, tem crescido de forma sólida e bem estruturada por todo o país. Ótima opção no segmento de serviços automotivos de alto padrão.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HIGH TORQUE

 

Franquia Anjos Colchões

Há quase 30 anos no mercado, a Anjos conta hoje com 3 fábricas no Brasil onde desenvolve e fabrica seus produtos buscando sempre a excelência e a satisfação do cliente. Para quem ama dormir bem. Uma franquia preparada para fazer você ganhar dinheiro proporcionando saúde e bem estar!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ANJOS COLCHÕES

 

Franquia Atmo Mídia Digital Corporativa

No mercado desde o ano de 1990, franquia ATMO DIGITAL surgiu da ideia de favorecer e difundir serviços de alta qualidade, de forma regional, na área de comunicação corporativa com soluções áudio visuais, TV corporativa e digital signage. Saiba mais e seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ATMO DIGITAL

 

Franquia Terça da Serra Casa de Repouso

A Terça da Serra – Residencial Sênior é uma rede de Hospedagem e Day Care para idosos presente em diversas cidades do país. Nosso foco é em um atendimento de qualidade para os idosos e familiares. Seja franqueado da maior rede de residenciais para idosos no Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TERÇA DA SERRA

 

Franquia Sóbrancelhas

Sóbrancelhas é uma empresa especializada na produção do olhar, está entre as grandes redes de franquia no setor de saúde, beleza e bem-estar. A marca inovou o mercado de quiosques, possui 4 tipos de modelos de negócios, um deles é perfeito para você.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SÓBRANCELHAS

 

Franquia KNN Idiomas

A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA KNN IDIOMAS

 

Franquia Mahogany

Mahogany produz, desde 1991, cosméticos de alto padrão, com embalagens exclusivas, conceitos inovadores e matérias-primas fornecidas por renomadas casas de fragrâncias internacionais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAHOGANY

 

Franquia Bono Pneus

A rede Bono Pneus possui mais de 25 anos de experiência em serviços automotivos, oferecendo aos seus clientes um suporte técnico qualificado e a facilidade de um centro automotivo completo e multimarcas de pneus no qual o cliente pode encontrar tudo que o carro necessita em produtos e serviços undercar em um único local.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BONO PNEUS

 

Franquias Giolaser

Com a franquia Giolaser, você investe em uma franquia de sucesso que tem o diferencial de oferecer tudo o que seu cliente precisa em um só lugar: depilação, estética e beleza.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GIOLASER

 

Franquia Mapple Bear

Maple Bear é uma empresa global de educação que oferece aos alunos educação de alta qualidade com base na metodologia bilíngue canadense, uma das melhores do mundo. Estamos presentes em 16 países ao redor do mundo. Conheça as oportunidades de negocio na sua cidade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPLE BEAR

 

Franquia Instituto Embelleze

Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos. O segmento é forte, gera oportunidades de empregos e a realização do sonho do negócio próprio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INSTITUTO EMBELLEZE

 

Franquia Buddha Spa

Buddha Spa é a maior rede de Spas Urbanos do país, com unidades em diversas cidades e estados. Nossas unidades estão localizadas em imóveis de rua, dentro de hotéis, condomínios, shoppings, salões e academias, sempre buscando nos aproximar de nossos clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BUDDHA SPA

 

Franquias de Lingerie – Liz

Especializada em lingeries, a Franquia Liz tem como um de seus grandes diferenciais: a inovação em seus produtos, sempre com foco em alta tecnologia, altíssima qualidade, respeito ao meio ambiente.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LIZ

 

Franquia Yes! Idiomas

Com 48 anos de experiência, a YES! é uma das franquias de idiomas mais respeitadas do Brasil. Diferente do que muitos imaginam, não é necessário ser fluente em inglês ou espanhol para ser um franqueado YES! Saiba mais sobre esta grande rede e porque você deve ser tornar um(a) franqueado(a).

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YES! IDIOMAS

 

Franquia Acquazero

Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQUAZERO

 

Franquia Le Biscuit

Le biscuit foi fundada em 1968, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. A marca cresceu aos poucos e em 1992 seu processo de expansão começou com abertura da primeira loja em Salvador e Aracaju.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LE BISCUIT

 


 

Agora que você viu como evitar erros de franqueados, veja também: