var lazyload = new LazyLoad({ elements_selector: ".lazy" }); }
Empreendedorismo após crises: veja como é possível inovar
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Especialistas comentam sobre empreendedorismo após crises


07/07/2021


empreendedorismo após crises

Momentos de dificuldades nos ajudam a aprender novas coisas, buscar novas alternativas ou encontrar um novo caminho que muitas vezes é diferente do que esperávamos.

A crise causada pelo novo coronavírus pegou a todos de surpresa e impactou diretamente a vida de muitos trabalhadores.

Alguns perderam seus empregos, outros descobriram a vontade de continuar trabalhando a distância e mais perto da família.

Independente da situação e do desejo, muitos pensaram sobre a possibilidade de começar um novo negócio.

Mas empreender durante e após crises sempre gera dúvidas: será que é o momento? Será que é melhor esperar? Será que vale a pena?

Para ajudar você nessa decisão, pedimos a ajuda de especialistas para entender como se comportou o empreendedorismo no Brasil durante crises anteriores e o que é esperado para o momento pós-crise.

Paulo Feldmann, professor Doutor do Departamento de Administração da FEA-USP, explica que não há muitos registros do empreendedorismo no Brasil na época da pandemia da gripe espanhola, que é a que mais se assemelha à situação atual.

Por outro lado, sabe-se que naquela época o País era essencialmente agrícola, com economia que girava em torno do café, algodão e arroz.

“O empreendedorismo começou a ganhar força junto com a indústria, no final dos anos 40 e início dos 50. Antes disso, havia pouco comércio e pouco serviço”, conta o professor.

O empreendedorismo no Brasil se acentuou durante os anos 1990, quando houve a abertura da economia.

De lá até hoje, diversas crises ocorreram no Brasil, desafiando a vida de quem tem um negócio.

Por outro lado, esses momentos também provocaram o surgimento de novas oportunidades, e muitos decidiram abrir seu negócio mesmo nas crises.

O Professor da FEA-USP explica que no momento em que há um grande desemprego, a tendência é que o empreendedorismo cresça, pois as pessoas procuram novas alternativas.

“Mais recentemente se acentuou muito, pois no Brasil tem o MEI (Microempreendedor Individual), que permite a formalização do pequeno empreendedor”, explica.

O especialista explica, ainda, que a quantidade de empresas pequenas diminuiu, pois há poucos incentivos do Governo se comparado a outros países. Por outro lado, a participação de grandes empresas é muito mais expressiva no País, o que causa dificuldades para quem quer começar um novo negócio.

Assim, uma alternativa para quem quer ter o próprio negócio é a franquia, uma vez que o empreendedor estará ligado a uma rede, com marca mais forte, suporte técnico e operacional, treinamento etc..

 

Empreender pós-crise: é seguro investir após uma crise?

 Como já falamos, muitas vezes, empreender é a única opção em um momento de crise.

Mas isso não significa, necessariamente, algo ruim. Em crises passadas, por exemplo, empreendedores aproveitaram oportunidades e hoje têm um negócio lucrativo.

Você pode ver essas histórias neste post aqui.

Ruy Barros, consultor do Sebrae-SP, destaca que agora na pandemia há muitas pessoas usando a criatividade e tendo bons resultados em negócios.

“Levantamento feito pelo Sebrae na última semana de agosto mostra que as vendas online continuam em alta entre as micro e pequenas empresas que têm utilizado canais digitais, como as redes sociais, aplicativos ou internet como plataformas para comercialização de produtos e serviços.

Enquanto no levantamento feito no fim de maio, 59% das empresas utilizavam esses canais, atualmente esse percentual chega a 67%. Mas ainda, a grande maioria, de 10 milhões, são empreendedores por necessidade”, explica Ruy Barros.

Ou seja, apesar das dificuldades, as pessoas conseguiram ter um bom faturamento na crise.

Mas e depois? Como vai ficar?

Diversas projeções apontam melhora da situação econômica.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projetou para 4,8% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto.

Com o avanço da vacinação, a tendência é que as medidas de isolamento diminuam e que, aos poucos, o sentimento de segurança retorne.

“Este período está ficando mais perto do que parece, por isso, já é importante ir se preparando para o ‘pós-pandemia’. Um estudo do jornal O Estado de S. Paulo mostra que alguns segmentos que se intensificaram na pandemia tendem a se manter em alta por longo prazo, como: ensino a distância, entretenimento online, ferramentas para trabalho remoto e áreas de nutrição e saúde.

E segmentos que tiveram queda, mas tendem a voltar a crescer após a pandemia, como a área de beleza e estética, e comércio de roupas. Por isso, é importante estar atento e ver suas possibilidades nestas e em outras áreas que podem se beneficiar rapidamente”, explica Ruy Barros.

O Brasil já passou por muitas crises e, após todas, há momentos em que é possível aproveitar oportunidades e crescer com um negócio de sucesso.

O importante é aproveitar também o momento para planejar e usar o período pós-crise para pegar carona com a recuperação da economia.

“Ter receio ou ‘medo’ é normal em situações que não conhecemos, mas também pode ser o momento de nos descobrirmos como empreendedores. Pense no que gostaria de fazer que pode resolver um problema para alguém; o que tem a oferecer ao consumidor através de um negócio?

Busque informação no mercado, identifique oportunidades, use as mídias digitais, organize suas finanças e faça um planejamento para o que quer fazer. Mas sempre faça um planejamento antes, invista tempo para não gastar dinheiro”, finaliza Barros.

Empreendedorismo após crise, em qual tipo de negócio investir? Veja a seleção de ideias que trouxemos para você:
 

Franquias de maquiagem online — Bellaza

Já pensou em trabalhar com maquiagens online? Este é um negócio que está chegando com tudo no mundo do franchising. Conheça a franquia Bellaza, você não precisa ter estoque de produtos e pode trabalhar quando e de onde quiser.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BELLAZA

 

Franquias de bolos — Bolo da Madre

Está pensando em montar seu próprio negócio e está com dúvida do que fazer? Se você leva jeito para fazer bolos, A Bolo da Madre pode ser o negócio ideal para você. A marca cresceu, se fortaleceu e está em expansão. Saiba mais agora e faça parte desta rede.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOLO DA MADRE

 

Franquia de câmeras de segurança — Camerite

Um sistema de segurança de segurança para todos. A Camerite oferece uma solução altamente tecnológica, com custos de 7 a 8 vezes menores se comparados a soluções tradicionais de segurança. Os franqueados contam com todas as ferramentas necessárias para auxiliar as cidades a garantirem mais segurança para a população.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAMERITE

 

Empreender após crise — Empada Brasil

Empada Brasil é uma franquia de fabricação e comercialização na área alimentícia, que consiste na transferência de tecnologia e treinamento (capacitação para produção das empadas e gestão do negócio). Este conceito promove de forma concreta e severa a redução de custos no processo de produção, resultando em um produto com qualidade controlada e com preço competitivo de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMPADA BRASIL 

 

Inovar após a crise – Cacau Show

Atualmente, conta com mais de 2.000 unidades em operação e implantação nos principais shoppings, avenidas, ruas, universidades e empreendimentos comerciais de todo o Brasil. Especialista em trufas, a franquia Cacau Show está em constante inovação, e ainda oferece uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos, bolsos e momentos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA CACAU SHOW

 

Franquias de brinquedos — Mr. Kids

A Mr. Kids é a franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines que mais cresce. Isso porque oferecemos uma excelente variedade de vending machines e produtos licenciados exclusivos que atraem consumidores de todas as idades. A instalação dos equipamentos é negociada pela rede e pelo franqueado em supermercados e shoppings.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MR. KIDS

 

Franquia de comida no box — Box Mineiro Delivery

Você que tem um sonho de ter seu próprio negócio, a Box Mineiro criou um novo conceito de restaurante com baixo custo que pode ser montado até mesmo dentro de sua casa! Com uma cozinha otimizada e altamente produtiva, aliada a parceria nos maiores aplicativos de delivery levando refeições sempre frescas ao cliente.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOX MINEIRO DELIVERY

 

Empreendedorismo após crises — LedseLeds

A Ledseleds é a primeira franquia especializada em leds e lustres do Brasil com uma linha completa de soluções de iluminação residencial, industrial, comercial e decoração. Conheça agora os benefícios de se tornar um franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LEDSELEDS

 

Franquias de presentes — Love Gifts

Estilo próprio, criatividade e baixo investimento, está procurando um negócio assim? A franquia Love Gifts é uma rede de lojas de presentes, artigos para o lar e utilidades. Um ótimo negócio com baixo investimento. Vem conhecer!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOVE GIFTS

 

Empreenda com a franquia SolarPrime

A Solarprime é a maior franqueadora em energia solar no Brasil. Em parceria com as maiores e melhores empresas do mundo no setor solar, premiadas por seus equipamentos de ponta e pela preocupação com o desenvolvimento sustentável, a atuação da Solarprime está focada na construção de pequenas, médias e grandes usinas geradoras de energia solar.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SOLARPRIME
 

Se reinvente com a franquia — Achei no Pão

As franquias online Achei no Pão é uma uma franquia especializada em publicidade em sacos de pão, com conceito sustentável e mídia de grande abrangência com baixo custo e grande impacto.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACHEI NO PÃO

 

Renda extra com franquias — Elevor

A Elevor é uma empresa de software de gestão empresarial (ERP), 100% web/cloud, voltado para o agronegócio, atacado e distribuição, varejo e serviços. Abrangendo todas as áreas desde estoques, finanças, fiscal/contábil e gerencial. Seja um franqueado Elevor e tenha a tecnologia para a evolução dos negócios.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ELEVOR

 

Franquia de limpeza de estofados — Doutor Sofá

O que acha de ter um negócio home based  com investimento de microfranquia? Conheça já a Franquia Doutor Sofá. Seja especializado  na limpeza e impermeabilização de estofados. Um ótimo negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DOUTOR SOFÁ

 

Franquias de limpeza — Maria Brasileira

Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira surgiu para permitir que pessoas pudessem abrir as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MARIA BRASILEIRA

 

Franquias para quem quer uma renda extra — Mazze Semi Joias

A Mazze oferece uma franquia online de Semijoias para pessoas que querem complementar a renda ou até ter seu negócio próprio! O modelo de franquia é inovador e muito simples!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAZZE SEMI JOIAS

 

Empreendedorismo após crise — DryWash

DryWash é a maior rede de prestação de serviços de limpeza, conservação e reparação rápida de pintura automotiva do Brasil. As soluções desenvolvidas pela empresa são sustentáveis e suas operações seguem as melhores práticas de gestão.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DRYWASH

 

Franquias de inglês para crianças — The Kids Club

O método THE KIDS CLUB foi implantado no Brasil em 1994, e vem se expandindo dia a dia. Atualmente, possui unidades em todo o país, oferecendo curso de inglês para crianças a partir de 2 anos de forma dinâmica, divertida e exclusiva.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA THE KIDS CLUB

 

Franquia de roupas infantis — Caverna do Dino

Uma rede de franquias de vestuário infantil que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAVERNA DO DINO

 

Franquia de prestação de serviços para idosos – Acuidar

Bem-vindo ao seu novo negócio! A Acuidar é uma empresa especializada em cuidados a pessoas idosas e dependentes. Presta serviço de cuidadores, sendo reconhecida por ofertar assistência de excelência nas cidades onde atua. Oferecemos um negócio com baixo investimento, alta lucratividade e que se enquadra como serviço essencial que não foi impactado pela pandemia da Covid-19.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACUIDAR

 

Franquias de aplicativos — Rapidão App

O Rapidão APP é uma franquia de aplicativo delivery de tudo, com atuação nacional. Temos como objetivo proporcionar novas experiências de compra de forma rápida e prática.  Nosso aplicativo de delivery disponibiliza uma infinidade de possibilidades para o usuário. E o melhor, bem RAPIDÃO!

QUERO SABER MAIS SOBRE A FRANQUIA RAPIDÃO APP

 

Franquias de design de sobrancelhas — Além do Olhar

Além do Olhar é uma rede de Ateliês de Sobrancelhas e Cílios. Mais do que serviços de beleza, transformamos as vidas das clientes, entregando autoestima e gerando uma pausa na correria do dia a dia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ALÉM DO OLHAR

Franquias de serviços automotivos — Evydhence Perícia

O ramo de vistoria automotiva está em plena expansão no Brasil e ainda temos um horizonte para novos serviços e outros tipos de clientes que certamente virão.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EVYDHENCE PERÍCIA AUTOMOTIVA

 

Franquias de educação para adultos — BiUP

A BiUP é uma empresa de tecnologia, educação e treinamento de alta performance para adultos que nasceu para desenvolver, transformar e apoiar pessoas com foco em mudança de resultadosTodos os programas de desenvolvimento humano da empresa são pautados em experiências reais e contam com resultados efetivos, além de serem fundamentados em muitos estudos, pesquisas e possuírem a tecnologia como maior aliada.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIUP

 

Treinamento ao franqueado — Franquia Acquazero

Fundada em 2009 no estado de São Paulo, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. Uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes. Em 2018, o modelo de negócio foi adquirido pela holding de franquias Encontre Sua Franquia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQUAZERO
 

Ideias de pequenos negócios — Conta4U

Somos uma agência de contabilidade digital. A nossa proposta é facilitar os processos contábeis para que empresas recebam tudo com agilidade, qualidade e transparência. Um negócio com simples gestão e baixo custo. Saiba mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CONTA4U

 

Negócios que lucram — Franquia Acqio

Acqio Franchising é a primeira Rede de Franquias do segmento de meios de pagamento eletrônico no Brasil. Com sede em São José do Rio Preto/SP, a Acqio Franchising conta com uma equipe com 20 anos de experiência no segmento de franquias, prestando treinamentos e suporte para nossos Franqueados em todo o País.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQIO

 

Franquias até 20 mil — Só Multas

A SÓ Multas surgiu em 2014, através do desejo de prestar um serviço especializado, sério e de qualidade na área de direito de trânsito. Oferece soluções para habilitados e proprietários de veículos com problemas de multas de trânsito.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SÓ MULTAS

Pequenos negócios que dão lucro — Franquia Kumon

A franquia Kumon está presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, nossas quase 1500 unidades atendem mais de 155 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, nos consolidamos também como a maior rede de franquia de educação do país.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA KUMON

 

Franquias de serviços de educação — Tutores

A franquia TUTORES consiste na prestação de serviços de educação e atendimento multidisciplinar através de tutorias personalizadas, reforço escolar, aula particular e cursos livres. Já somos mais de 70 unidades. Um ótimo valor para investimento. Saiba mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TUTORES

 


 
Confira outros artigos que irão ajudá-lo(a) a empreender: