A gente sempre quer acertar quando começa um novo negócio e é importante saber como avaliar uma franquias para investir quando tiver segurança de que aquela é a ideal para você.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existiam mais de 3.000 redes de franquias em operação no ano de 2022, que foram responsáveis por um faturamento de R$ 211 bilhões.
Dentro deste número estão redes dos mais diversos tipos.
Uma delas, com certeza, é a ideal para você!
Pesquise muito
Mas antes de bater o martelo, é preciso fazer muita pesquisa para avaliar diversos aspectos que envolvem um novo negócio.
Você precisa, por exemplo, ter um panorama do mercado para entender quais são os negócios que tem melhor aderência na sua região.
Além disso, é importante fazer uma autoavaliação para entender quais são suas afinidades, suas principais habilidades e suas principais dificuldades.
Para ajudar os empreendedores que estão em busca de um novo negócio, Leandro Reale, consultor do SEBRAE, elaborou uma tabela com perguntas que servem como um guia para empreendedores avaliarem as franquias.
Perfil
A primeira coisa que você irá avaliar é o seu perfil e o quanto você tem afinidade com um empreendimento.
Algumas habilidades, muitas vezes, já nascem com a gente. Outras é preciso buscar.
Por isso, responda de forma sincera as perguntas abaixo para avaliar se uma franquia é ideal para você:
- Tem estilo de liderança?
- Gosta de trabalhar em equipes?
- Aceita críticas?
- Está disposto a seguir regras e padrões preestabelecidos?
- Está disposto a trabalhar mais do que a jornada normal?
- Aceita prestar contas do que faz?
- Sua família o apóia neste empreendimento?
- Você se sentirá feliz trabalhando neste ramo de negócio?
- Você tem afinidade com a atividade escolhida?
Finanças
A segunda parte importante de avaliar é a questão financeira, já que ela é parte fundamental do seu negócio.
Você precisa ter o dinheiro necessário para começar sua franquia, mas também para manter a si e sua família enquanto a unidade não atinge o equilíbrio.
Por isso, é importante avaliar as questões abaixo:
- Este investimento está de acordo com seus objetivos financeiros?
- Qual é o custo da instalação da franquia?
- Quais são os gastos com estoque, marketing e treinamento?
- Qual é o custo de manutenção da franquia?
- Qual é a reserva de caixa necessária?
- Cobra taxas?
- Qual é o faturamento médio mensal estimado?
- Qual o prazo de retorno do investimento?
- O valor do investimento inicial é compatível com as suas possibilidades?
- As projeções de retorno são reais?
Mercado
Como já dissemos anteriormente, na hora de começar o próprio negócio também é importante avaliar o mercado de uma forma geral.Às vezes, um negócio que tem uma grande demanda em uma determinada região, pode não chamar a atenção no local onde você quer empreender.
Há também aqueles produtos que fazem sucesso, mas após um tempo ninguém mais ouve falar.
Por isso, avaliar o mercado com cautela é fundamental para garantir a durabilidade do seu negócio.
- Como é o mercado global e na sua região de interesse?
- Qual é a situação atual da marca no mercado?
- O mercado está em expansão?
- É modismo?
- A mão-de-obra é fácil?
- Qual é o perfil do consumidor da marca?
- Como é a negociação com os fornecedores?
- Como são conduzidas as promoções, a publicidade e o marketing da rede?
- Como estão os Franqueados dessa marca ou desse mercado?
- Quais os serviços e produtos comercializados?
- São exclusivos?
Franquias
Por fim, você deve avaliar questões específicas das franquias.
Verificar se ela está em conformidade com as leis é fundamental para garantir a sua segurança como empreendedor.
Além disso, você precisa verificar informações fundamentais, como o suporte no dia a dia e o treinamento oferecido, para não ser pego de surpresa posteriormente.
- Possui Circular de Oferta de Franquia? – Item obrigatório por lei
- Tem registro no Instituto Nacional de Marcas e Patentes – INPI? – Item obrigatório por lei
- Qual é o número de unidades próprias e franqueadas?
- Quais são os direitos e as obrigações do franqueado e do franqueador?
- Que tipo de suporte é dado ao franqueado?
- Oferece manuais e softwares de apoio?
- Quais são os termos para rescisão, renovação e alteração?
- Prevê sucessão, venda ou transferência?
- Qual a duração do contrato?
- Limita território?
- Como é o treinamento oferecido ao franqueado?
Termos do Franchising
Antes de começar a falar com os franqueadores é bom conhecer os termos comuns do franchising. Veja alguns abaixo:
Veja abaixo:
- Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
- Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
- Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
- Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
- Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela.
Para conhecer todos os termos, CLIQUE AQUI!
Gostou das perguntas para saber como avaliar uma franquia? Então está na hora de botar o aprendizado na prática, por isso selecionamos várias franquias de diferentes segmentos para você conhecer.
Veja abaixo e clique nas que achar interessante para ver mais informações:
Franquia Ragazzo
O Ragazzo oferece o seu almoço italiano de segunda a segunda, desde 1991, com a abertura da primeira loja, em São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Fundado por Alberto Saraiva, o Ragazzo traz em seu conceito, algumas idéias e experiências de sucesso.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RAGAZZO
Como avaliar uma franquia – Dr. Shape
Rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada com maior capilaridade ao franqueado, podendo explorar a loja física, delivery planejado, pontos de venda avançados e serviços especializados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DR. SHAPE
Como avaliar uma franquia – Empório do Aço
Em 2012, a Empório do Aço assumiu o modelo de franquias, e hoje com mais de 300 unidades no Brasil, Estados Unidos e Europa, é referência no varejo. Possui um variado mix de produtos que atende os mais diversos estilos contando com mais de 3000 opções em joias masculinas, femininas, entre anéis, pulseiras, correntes e brincos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMPÓRIO DO AÇO
Franquia Tintas MC
Loja especializada em comércio de tintas e demais acessórios e complementos para pintura e acabamento. Hoje a maior rede de lojas de tintas no Brasil
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.
Franquia Farmatotal
Franquia de Farmácia que nasceu com a função de agregar valor ao PVD (ponto de venda), levando competitividade e melhoria na negociação junto aos fornecedores parceiros.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.
Franquia Supera
O Supera Instituto de Educação nasceu em 2005, fruto do sonho de um engenheiro formado pelo Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), Antonio Carlos Guarini Perpétuo. Ele desejava contribuir efetivamente na formação de seus filhos e da juventude brasileira para que se tornassem adultos felizes, éticos, socialmente responsáveis, emocionalmente equilibrados e profissionalmente bem sucedidos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUPERA
Franquia Artex
A marca ARTEX é uma das mais tradicionais marcas de cama, mesa e banho do Brasil, com 80 anos de atuação neste segmento.
Em 2016 a franquia ARTEX deu continuidade a expansão, agora no segmento de franchising, abrindo ao mercado a oportunidade de começar um novo negócio já consolidado, com um público consumidor estabelecido e produtos consagrados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ARTEX
Como avaliar uma franquia – Bono Pneus
A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BONO PNEUS
Franquia 5àSec
Líder no segmento de lavanderias, afranquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA 5ÀSEC
Como avaliar uma franquia – Billy the Grill
O BILLY THE GRILL foi lançado em 2010, resultado da incansável vontade e persistência dos seus fundadores em lançar e administrar uma atividade comercial na área da alimentação que refletisse sua visão e valores de trabalho: serviço de alimentação com oferta de refeições rápidas, fartas e saborosas – comida brasileira, com sabor caseiro – e bom atendimento.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BILLY THE GRILL
Franquia Acquazero
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQUAZERO
Como avaliar uma franquia IEV – Instituto de Especialização em Vendas
O Instituto de Especialização em Vendas – IEV oferece cursos online na área de vendas (especialização em vendas, gestão de equipes comerciais e turbine suas vendas-, além de realizar congressos e palestras. Fundada em junho de 2014, a rede tem hoje 50 unidades franqueadas e exige um investimento inicial de R$ 17 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro).
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IEV
Franquia Açaí Concept
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AÇAÍ CONCEPT
Franquia Bubblekill
A Bubblekill possui um inovador modelo de franquias com conceito de autenticidade gastronômica através de bebidas altamente diversificadas e deliciosas e aposta no grande potencial deste mercado em franca expansão.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BUBBLEKILL
Franquia Imaginarium
Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IMAGINARIUM
Franquia Nutty Bavarian
Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios e parques de diversões como os da Disney e Universal Studios, ambos nos Estados Unidos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NUTTY BAVARIAN
Franquia Moncloa
A Moncloa, maior franquia de chás brasileira, surgiu com o objetivo de levar ainda mais chá para a vida das pessoas.
Com design , acessórios e insumos de qualidade, nossas latinhas se tornaram irresistíveis momentos de prazer em meio a vidas agitadas.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MONCLOA
Franquia Yes! Cosmetics
A franquia Yes! Cosmetics é uma empresa de cosméticos em atuação desde 2000 e com mais de 40 lojas próprias em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, além de cerca de 300 parceiros no restante do país.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YES! COSMETICS
Como avaliar uma franquia – Bio Mundo
Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília. Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIO MUNDO
Franquia Padaria Pet
A Padaria Pet é uma rede franqueadora que comercializa produtos de petiscaria e confeitaria para cães e gatos. O negócio possui cinco unidades em operação e planeja alcançar 80 franqueados em 2018. Em seu modelo de microfranquia, chamado DOG Shop, o franqueado se torna um revendedor dos produtos da rede.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PADARIA PET
Franquia Evolute
A franquia Evolute Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EVOLUTE
Franquia Jah do Açaí
Uma ideia inovadora e pioneira batizada de “açaí turbinado” permitia os clientes a liberdade de se servir à vontade e acrescentar quantos toppings quisessem.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.
Franquia Spa Express
Microfranquia modelo homeoffice que presta serviços de estética e bem-estar em domicílio.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.
Como avaliar uma franquia – Docctor Med
A Docctor Med está em 1º lugar no segmento de saúde, segundo o ranking da ABF. A única a conquistar o Selo ABF de Excelência em 2017, 2018 e 2019. SEJA UM FRANQUEADO NA SUA REGIÃO
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.
Como avaliar uma franquia – Castseg
Produtos: Atacado / Varejo de equipamentos de segurança eletrônica Serviços: Monitoramento, Portaria Inteligente e Câmera em Nuvem e Rastreamento
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.
Veja outros artigos interessantes: