Criada em 2012, em Birigui (interior de São Paulo), a Via Certa é uma franquia especializada em educação profissionalizante.
Conduzida pelos sócios, Décio Marchi Junior, Jilo Shimada, e André Marchi de Oliveira, a marca já nasceu com o pé no franchising.
“Eu e o Jilo éramos franqueados há mais de 20 anos de uma empresa, na qual, após uma mudança de direção, deixou a desejar em respaldo e know-how, e acabou perdendo a sua essência.
Estávamos muito insatisfeitos, e então resolvemos nos unir e criamos a nossa própria marca: a Via Certa. Em pouco tempo convidamos o André para fazer parte do time e com união da expertise de nós três, demos início ao negócio”, explica Décio, presidente da rede.
Foram dois anos desenvolvendo a marca.
O período deu vida aos produtos, metodologia, manuais, sistema de gestão, padronização do sistema de ensino, entre muitos outros detalhes, que são sucesso no mercado hoje.
Logo, em 2014, a primeira unidade surgiu, e pouco a pouco a marca foi conquistando seu espaço; atualmente são cerca de 30 unidades espalhadas pelo Brasil.
Sistema de ensino
A Via Certa oferece mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Línguas, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética.
Décio ressalta que dentro de cada área os cursos estão sempre sendo atualizados, e conforme a demanda dos franqueados, tantos outros são criados.
Neste ultimo caso,
“Analisamos a aceitação pelo mercado e se viável, o mesmo é desenvolvido e testado em uma unidade piloto para depois fazer parte do nosso portfólio, que fica à disposição de toda a rede”, explica.
Com uma metodologia diferenciada, a Via Certa conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área.
Além disso, os cursos acompanham as características de cada aluno, o preparando para aproveitar totalmente o seu aprendizado através de um ensino individualizado, conforme o seu ritmo.
“Essa metodologia permite que o franqueado não necessite esperar a formação de turma para colocar o aluno em sala de aula, e ao mesmo tempo também não desmotiva o aluno somente com aulas individuais, ele tem o momento em que pode interagir com a turma em aulas vivenciais e prática aquilo que aprendeu na plataforma”, explica o presidente.
Modelo de negócio
Com foco em cidades acima de 20 mil habitantes, a franquia oferece três modelos de negócio que variam conforme o número da população:
- O modelo de negócio “Pequeno Porte” é oferecido para cidades de até 20 mil habitantes, e tem o investimento inicial de R$130.573.
- Já a modalidade “Médio Porte”, é destinada à municípios com até 50 mil pessoas, e tem o investimento inicial de R$151.125.
- Por fim, há a modalidade “Grande Porte”, na qual abrange cidades acima de 100 mil pessoas e exige investimento de R$190.624.
Os valores de faturamento são de: R$40 mil, R$70.800 e R$94.750, respectivamente.
Entre as principais facilidades e benefícios oferecidos ao franqueado, André Marchi, o diretor de operações, assegura oferecer toda assessoria e suporte necessário para implantar e operar a franquia.
Porém alerta dizendo que o franqueado precisa estar ciente de que todos os processos devem ser seguidos à risca para garantir a padronização da marca e também a alta performance da unidade.
Para ser um franqueado, André ressalta que duas características são necessárias: ter perfil comercial e noções básicas como gestor.
E explica que o processo de seleção é simples:
“Nós fazemos uma entrevista inicial e depois avaliamos perfil do investidor, caso aprovado pela diretoria, ele dá início às atividades”, orienta.
Foco na expansão
Com o desejo de expandir ainda mais pelo país, a Via Certa já traçou seu plano de expansão até para 2020.
Segundo Jilo, diretor de expansão, a expectativa é de que a rede termine 2019 com 50 unidades vendidas e para 2020, a promessa é de atingir 100 unidades em operação.
Para isso, Jilo já mapeou os locais de maior interesse para a Via Certa, os seguintes estados:
- São Paulo,
- Paraná,
- Mato Grosso do Sul,
- Mato Grosso,
- Goiás,
- Minas Gerais
E diz:
“Estes estados estão no nosso foco. Mas claro, se surgir candidatos em outros Estados não iremos descartar a oportunidade”, conta.
Ações de reforço
Para concretizar o plano, o responsável pela expansão revela que algumas ações já estão sendo colocadas em práticas.
“Estamos criando novos mecanismos de treinamento e suporte, com utilização da tecnologia, para que independente do local onde o franqueado estiver ele tenha o melhor suporte e acompanhamento.
Fora isso, estamos buscando FDA’s em todo o território nacional para centralizar a expansão e principalmente para que o atendimento ao franqueado seja mais próximo e tenha essa questão mais humanizada; entendemos a importância do olho no olho”, relata..
Líder de mercado em 80% das cidades em que atua, a meta da Via Certa sempre foi ter a liderança absoluta em todas as cidades.
“Em relação ao cenário nacional a posição é mais discreta, o que fortalece a nossa ideia de crescimento por FDA para ter a liderança de mercado até 2025 no indicador de número de alunos matriculados na rede”, finaliza.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre a franquia Via Certa
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia de educação: