Franquia educacional revela como cresceu 1000% no auge da crise

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquia educacional Supera

Franquia educacional revela os segredos para crescer 1000% no auge da crise

25/06/2018 | Publieditorial

Quantas empresas no Brasil podem falar que cresceram incríveis 1000% durante os anos de crise econômica que levaram o Produto Interno Bruto (PIB) do País a recuar quase 7%? Pois é, mas a franquia educacional SUPERA – Ginástica para o Cérebro pode se orgulhar desse feito. Entretanto, engana-se quem pensa que o excelente resultado caiu do céu. Para crescer assim, foram necessários investimentos e um modelo operacional que atende uma crescente demanda por métodos de ensino mais modernos, consistentes e menos subjetivos.

Idealizado pelo criador da franquia, Antônio Carlos Perpétuo, a metodologia aplicada pela rede SUPERA em seus mais de 16 mil alunos consiste em exercitar o cérebro dos estudantes com atividades e treinamentos cognitivos que, entre outras coisas, melhoram o aprendizado, o desenvolvimento pessoal e podem até prevenir doenças. A inspiração para desenvolver o tal método veio do desejo do empresário em ajudar o filho a melhorar seu desempenho escolar.

Aliado a essa sistemática, a franquia montou ambientes modernos e aconchegantes para os aprendizes poderem se sentir totalmente confortáveis durante as aulas e procedimentos aplicados. E engana-se quem pensa que eles são voltados apenas a crianças e adolescentes em fase de aprimoramento educacional. Os processos do SUPERA são muito receptivos para adultos e idosos (hoje 40% do total da cartela de clientes), que conseguem, através das aulas, melhorar seu raciocínio lógico, memória, capacidade intelectiva e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Com tudo isso e uma demanda a suprir, a rede criada em 2005 decolou. Só nos últimos cinco anos o faturamento da SUPERA cresceu 1000%, pulando de R$ 5 milhões, em 2012, para R$ 50 milhões, em 2017. E vale lembrar que, entre 2015 e 2016, o PIB brasileiro, como mencionado, recuou 7%.

Segundo o presidente do SUPERA, Antônio Perpétuo, para este ano a previsão é de que a franquia cresça 41% em relação ao ano passado, fazendo suas receitas saltarem para R$ 88 milhões. Atualmente, a rede é composta por 250 unidades em operação e outras 50 em fase de instalação.

Por falar em unidades, o bom resultado rebateu em praticamente todas as escolas SUPERA. De acordo com a empresa, o faturamento médio dos seus franqueados e espaços próprios subiu 300% no período entre 2012 e 2017, mostrando que o modelo de negócio atingiu uma maturidade relevante, como justifica Perpétuo.

“Investimos continuamente no desenvolvimento da nossa metodologia, em marketing e principalmente no treinamento, capacitação e suporte aos franqueados e suas equipes com o objetivo de contribuir para o sucesso das unidades e da rede como um todo.”

 

As unidades franqueadas do SUPERA têm uma lucratividade considerada alta para o segmento: em média, 25% das receitas se convertem em lucro para o investidor. Um dos motivos é a carga tributária atribuída a empresas do setor de Educação.

“O segmento educacional tem uma carga tributária mais justa que os demais segmentos de forma geral, além disso a nossa cultura é de economizar nos centavos para que as margens de lucro cresçam.”

 

O mercado

O momento do mercado de educação e franquias educacionais ajuda nos resultados. No Brasil, estima-se que o mercado de educação, levando em conta os setores público e privado, em todos os níveis, movimenta mais de R$ 134 bilhões ao ano.

No setor de franquias, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de serviços educacionais, do qual o SUPERA faz parte, cresceu 5,6% em vendas e faturamento em 2017, na comparação com o ano anterior. No total, as redes que atuam nessa área somaram R$ 10,8 bilhões em receitas, contra R$ 10,2 bilhões em 2016 (veja o quadro abaixo).

A franquia

O SUPERA Instituto de Educação nasceu em 2005, fruto do sonho de um engenheiro formado pelo Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), Antonio Carlos Guarini Perpétuo. Ele desejava contribuir efetivamente na formação de seus filhos e da juventude brasileira para que se tornassem adultos felizes, éticos, socialmente responsáveis, emocionalmente equilibrados e profissionalmente bem sucedidos. Para isso, contou com uma equipe de professores e pedagogos que, durante os dois anos que antecederam a inauguração da primeira escola, em janeiro de 2006, deram vida ao primeiro curso “SUPERA – Ginástica para o Cérebro”.

Em doze anos de trajetória, o SUPERA se tornou uma rede de franquias com mais de 300 unidades vendidas, sendo 250 já em operação, presentes em todas as regiões do Brasil, atendendo milhares de pessoas todos os dias e ganhando reconhecimento por educadores e alunos como centro de excelência para o desenvolvimento.

Entre 2011 e 2018, a franqueadora foi sete vezes contemplada com o Selo de Excelência em Franchising oferecido pela ABF para as franquias mais bem avaliadas junto aos seus franqueados. A rede também já recebeu o prêmio de franquia 5 estrelas, oferecido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, em 2015, 2016, 2017 e 2018. No ano passado, a marca também foi uma das vencedoras do Top 25 franquias, honraria organizada pela consultoria Grupo Bittencourt.

Abaixo, você confere um vídeo de uma das unidades SUPERA pelo País.

 

Raio x da franquia

Investimento: a partir de R$ 119.000,00 a R$ 229.000,00
Faturamento médio mensal: R$ 28.800,00
Royalties: 12% do faturamento bruto
Propaganda: 3% do faturamento bruto
Retorno investimento: 18 a 24 meses
Lucratividade: 25%

 

ENTRE EM CONTATO COM A FRANQUIA SUPERA

_______________________________________________________________________

Por Publieditorial