Buscando melhorar a educação do filho, empresário cria franquia inovadora que fatura R$ 50 mi
11/06/2018 | Publieditorial
Dá para acreditar que uma simples pesquisa para apurar formas de melhorar o desempenho pedagógico do filho renderia um negócio inovador que fatura mais de R$ 50 milhões por ano? Pois é, nem o próprio empresário Antônio Carlos Perpétuo, hoje presidente e fundador da rede de franquias SUPERA, imaginava que poderia ser possível. Mas aconteceu. E como se não bastasse criar um negócio lucrativo, ele ainda conseguiu alavancar a educação não só do filho como de outras 100 mil pessoas (e contando…) através dos métodos aplicados nas unidades da sua franquia.
Tudo começou quando Antônio Carlos, formado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), decidiu buscar formas de melhorar o rendimento do filho na escola. Segundo ele, o herdeiro enfrentava dificuldades de absorver parte das teorias que eram instruídas no colégio. O pai, então, tentou de tudo um pouco para mitigar o problema: desde psicólogos à uma educação mais rígida. Nenhuma delas, porém, funcionou.
Mesmo assim, o engenheiro não desistiu e foi mais à fundo. Acabou conhecendo o ábaco, um antigo instrumento da época da mesopotâmia utilizado para fazer cálculos, e constatou a eficácia da ferramenta diretamente na educação do seu filho, que passou, gradativamente, a melhorar o desempenho curricular a cada experiência com o aparelho.
Diante dos resultados, Perpétuo observou que existia ali um negócio a ser explorado e se debruçou sobre o projeto de encontrar uma forma para levar essa solução a outros pais que enfrentam o mesmo problema todos os dias. Então, conseguiu chegar a uma metodologia de ensino que faz uso do ábaco como um estimulador do cérebro, elevando a capacidade cognitiva de quem participa da atividade com o instrumento.
Para aperfeiçoar o projeto, o empresário procurou neurocientistas, pedagogos e professores no intuito de transformar a ideia de uma instituição de ensino moderna focada na melhoria do aprendizado dos alunos em realidade.
Com a equipe formada, Perpétuo passou a estudar também o conceito de neuroplasticidade, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar e se desenvolver a partir de estímulos, como acontece com os nossos músculos, segundo explica o próprio empresário.
“Utilizamos o ábaco japonês, que é chamado por lá de Soroban. A prática do ábaco é uma verdadeira ginástica cerebral. Ele desenvolve principalmente a atenção, o foco e a agilidade para cálculos. Com o ábaco, nossos alunos conseguem fazer cálculos mentais de forma mais rápida que uma calculadora.”
Após a equipe chegar a um denominador comum, foi a hora de por o plano em prática. E, em 2006, abriam-se as portas da primeira unidade SUPERA em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Em 2007, a rede passou a ser associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e entrou de vez para o sistema de franquias. Agora, em 2018, quase treze anos depois, são mais de 250 unidades em operação no Brasil e outras 50 previstas para abrir até o final deste ano.
Ambientes das unidades têm layout moderno e aconchegante.
Rede SUPERA é uma das maiores de franquias de educação do Brasil
Formado em engenharia pelo ITA, Perpétuo é apaixonado por aviação
Entre 2011 e 2018, a SUPERA foi chancelada 7 vezes com o Selo ABF de Excelência em Franchising
Crescimento acelerado
No ano passado, o faturamento da empresa atingiu a marca de R$ 50 milhões. O número representa um crescimento de 100% sobre o registrado há cinco anos, em 2012, quando a franquia obteve R$ 5 milhões em receitas oriundas dos serviços educacionais.
De acordo com Perpétuo, até dezembro deste ano a rede terá formado mais de 120 mil alunos.
“Já treinamos mais de 100 mil alunos e esse número tem crescido em cerca de 30% ao ano. Então, ao final de 2018, deveremos ter treinado em torno de 120 mil alunos, mais ou menos.”
Atualmente, estima-se que o mercado de educação do Brasil, levando em conta os setores público e privado, em todos os níveis, movimenta mais de R$ 134 bilhões ao ano. Só o ensino de idiomas fatura cerca de R$ 35 bilhões.
No franchising, as franquias de educação, cujas grades abordam temas como gastronomia, neurociência, moda, ensino infantil e fundamental, além de idiomas, movimentaram mais de R$ 2,6 bilhões no primeiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado representa um incremento de 0,3% sobre o registrado no mesmo período do ano passado. Em número de unidades, as franquias do segmento expandiram sua atuação em 1,5% na mesma base de comparação.
O SUPERA
O SUPERA- Ginástica para o Cérebro nasceu em 2006, fruto do sonho do engenheiro Antonio Carlos Guarini Perpétuo, formado pelo Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), uma das mais renomadas instituições de engenharia e tecnologia do País. Ele desejava contribuir efetivamente na formação de seus filhos e da juventude brasileira para que se tornassem adultos felizes, éticos, socialmente responsáveis, emocionalmente equilibrados e profissionalmente bem sucedidos. Para isso, contou com uma equipe de professores e pedagogos que, durante os dois anos que antecederam a inauguração da primeira escola, em janeiro de 2006, deram vida ao primeiro curso “SUPERA – Ginástica para o Cérebro”.
Após doze anos, o SUPERA se tornou uma rede de franquias com mais de 300 unidades vendidas, sendo 250 já em operação, presentes em todas as regiões do Brasil, atendendo milhares de pessoas todos os dias e ganhando reconhecimento por educadores e alunos como centro de excelência para o desenvolvimento.
Entre 2011 e 2017, a franqueadora foi seis vezes contemplada com o Selo de Excelência em Franchising oferecido pela ABF para as franquias mais bem avaliadas junto aos seus franqueados. A rede também já recebeu o prêmio de franquia 5 estrelas, oferecido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, em 2015, 2016 e 2017. No ano passado, a marca também foi uma das vencedoras do Top 25 franquias, honraria organizada pela consultoria Grupo Bittencourt.
Abaixo, você confere uma entrevista rápida e exclusiva com o fundador da rede SUPERA Antônio Carlos Guarini Perpétuo. Ele fala sobre os desafios e gratificações que a franquia já lhe proporcionou:
Raio x da franquia
Investimento: a partir de R$ 119.000,00 a R$ 229.000,00 Faturamento médio mensal: R$ 28.800,00 Royalties: 12% do faturamento bruto Propaganda: 3% do faturamento bruto Retorno investimento: 18 a 24 meses Lucratividade: 25%