- Criada em Natal (RN), uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país marca presença no Boulevard de Microfranquias mostrando a força da “Economia Prateada” e das franquias home-based
- De acordo com o IBGE, a população com mais de 60 anos mais que dobrará até 2050
- Segundo o CAGED, o número de cuidadores cresceu mais de 547% desde 2007
A Cuidare, uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país e referência no atendimento assistencial, faz sua estreia na 29.ª edição da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A marca, que conta com mais de 2.500 cuidadores em mais de 75 unidades, estará presente no Boulevard de Microfranquias.
Criada em 2016, em Natal (RN), pela enfermeira Izabelly Miranda e seu marido, o advogado Etevaldo Miranda Jr., a Cuidare surgiu a partir do sonho de Izabelly, quando percebeu, ainda cursando a faculdade, uma carência de serviços de cuidadores qualificados que atendessem de forma humanizada, garantindo a segurança física e emocional do paciente. A empresa cresceu rapidamente e, após dois anos liderando o mercado local, o casal decidiu formatar o seu negócio para o modelo de franquia.
Durante sua estreia no evento, a Cuidare apresentará o mercado da “Economia Prateada”, mostrando a necessidade cada vez maior do cuidado humanizado e qualificado com os idosos, que já são mais de 38 milhões no Brasil e, até 2050, serão 90 milhões, de acordo com o IBGE.
Perfil e papel do franqueado
O candidato a uma unidade da marca deve pensar como gestor, participar da operação e ter visão global do negócio. Além disso, não é preciso ser da área da saúde para ter uma franquia Cuidare, visto que a franqueadora dispõe de um treinamento e suporte completo para que o franqueado consiga administrar sua unidade com êxito.
Entre as diversas atividades desempenhadas pelo franqueado, as principais responsabilidades são a seleção, treinamento, coordenação e supervisão da equipe de cuidadores da unidade, além da venda dos serviços, se tornando um elo entre o assistido e o profissional. A Cuidare também conta com a tecnologia na prestação dos serviços. O Portal Cuidare organiza com eficiência, a gestão da unidade, aumenta o engajamento dos cuidadores e facilita a prestação de contas ao cliente, além de registrar informações importantes sobre a evolução de cada paciente.
— O ano de 2022 continua sendo um ano de muitos desafios, mas também de muitas oportunidades no franchising. O mercado de franquias tem demonstrado a sua força e retomado os índices de crescimento pré-pandemia. A Cuidare, em especial, consolidou as suas unidades e está em franco crescimento. Temos um público-alvo crescente, tornando nosso modelo de negócio cada vez mais promissor e atrativo. E, mais do que isso, temos o propósito de transformar vidas por meio do empreendedorismo. A nossa meta é dobrar o número de unidades nos próximos dois anos — aponta Daniel Costa, diretor de expansão da rede.
O investimento inicial varia entre R$ 35 mil à R$ 50 mil, a depender do tamanho da cidade. A rede faturou cerca de R$ 35 milhões no ano passado, e pretende faturar em 2022 o equivalente a R$ 40 milhões.
Profissão que mais cresce no Brasil
A profissão de cuidador de pessoas com necessidades especiais é a que mais cresce no Brasil. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, o número de profissionais saltou de 5.263 para 34.051 desde 2007, um avanço de 547%.
Oportunidade para empreender sem sair de casa
O franchising há algum tempo vem demonstrado um crescimento significativo no Brasil, consolidando-se como uma grande oportunidade para quem quer investir no negócio próprio. Com o aumento do empreendedorismo no país nos últimos anos e o desejo cada vez maior da população em aliar trabalho com qualidade de vida, as microfranquias home-based despontaram com seus formatos de investimento e de operação mais enxutos, oferecendo menor risco, alta lucratividade e a comodidade de administrar tudo do conforto de casa.
Segundo um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising, houve um avanço das operações de menor investimento. As franquias home-based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas em 2020 e 10,3% em 2021. Em 2022, a alta já é de 14,8%. O balanço trimestral aponta ainda que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, é um dos destaques, com um crescimento de 13,4%.
Empreendedorismo feminino como marca
O apoio ao empreendedorismo feminino é um dos pilares da Cuidare. As mulheres correspondem a 80% dos postos de liderança da rede.
— Aqui na Cuidare, nós mulheres, temos voz e vez. Nosso modelo de negócio tem muita sinergia com o empreendedorismo feminino. A mulher tem naturalmente sensibilidade e empatia, consegue entender a dor do outro, e, em nosso segmento, esse olhar humanizado faz toda a diferença — destaca Izabelly.
Serviços
Além dos idosos, a empresa também oferece serviços de cuidado a crianças, adultos com limitações físicas ou mentais, gestantes, mães de múltiplos e pessoas em pós-operatório. O preço pago pelo consumidor final depende da cidade em que a franquia está situada, pois varia conforme o piso salarial e outros fatores. Para mais, os serviços são distribuídos por planos, que podem ser avulsos ou mensais.
Raio X:
Investimento inicial: de R$ 35 mil a R$ 50 mil (dependendo do tamanho da cidade)
Taxa de Franquia:
R$ 20 mil até 40 mil hab
R$ 25 mil até 100 mil hab
R$ 30 mil até 500 mil hab
R$ 35 mil acima de 500 mil hab