Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

SP tem mais sushi do que churrasco; veja franquias de comida oriental

10/07/2013

Portal UOL Empreendedorismo – 28/06 – Afonso Ferreira
 
A cidade de São Paulo tem mais restaurantes japoneses do que churrascarias. São 600 estabelecimentos contra 500, respectivamente, segundo a Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo). Por dia, a capital paulista chega a produzir 400 mil sushis. 
 
Apesar de o número ser grande, ainda há oportunidade de negócio no setor de franquias de culinária oriental, principalmente em cidades de menor porte, segundo especialistas. "Há poucas marcas de franquias em atuação e a maioria está concentrada no eixo Rio-São Paulo. Algumas redes já estão buscando espaço em cidades menores no interior de São Paulo e de outros estados", diz o diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franching), Ricardo Camargo. O setor de franquias de comida oriental – japonesa e chinesa–, vem registrando bons números. Cresceu 9% em 2012, na comparação com 2011, segundo estimativa da ABF. No ano passado, essas franquias faturaram R$ 411,5 milhões. "O faturamento pode ser considerado alto, mas corresponde a apenas 2% do setor de franquias, o que mostra o potencial de crescimento para as lojas de culinária oriental", afirma Camargo. 
 
Para esse ano, a estimativa é de um crescimento de 17% na comparação com 2012. Segundo especialistas, o motivo da propagação da preferência pela comida oriental é o seu valor nutricional e saudável. "As pessoas estão mais preocupadas com a saúde e estão procurando uma alimentação menos calórica e mais natural. Isso tem aumentado a procura pelas redes de comida japonesa, rica em ômega 3 e sem frituras. O mesmo ocorre com a chinesa que, apesar de ter um pouco mais de fritura, também oferece opções com baixa caloria e cozida", declara. Há opções de negócio no setor para trabalhar com a culinária tradicional oriental –sushi, sashimi, temaki, gyoza, tempura etc– e com nichos específicos como  temakeria e lojas que servem apenas pratos de yakissoba, por exemplo. O investimento inicial varia de R$ 209 mil a R$ 670 mil e o faturamento médio mensal vai de R$ 70 mil a R$ 125 mil. Entre as franquias em operação, figuram marcas como China in Box, Gendai, Koni Store, Jin Jin Wok e Temakeria Makis Place.  
 
O ticket médio das franquias de comida oriental é o maior do setor de alimentação, segundo a ABF. Em média, um consumidor gasta R$ 37,37 em uma refeição. Nas redes de pizzas e massas e de sanduíches, por exemplo, o gasto médio é de R$ 22,15 e R$ 12,85, respectivamente.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS