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Crescimento de estratégias online foi destaque no VI Simpósio de Comunicação da ABF

12/03/2014

Centro de Capacitação e Eventos da ABF recebe a 6ª edição do Simpósio de Comunicação

Além de trazer a apresentação do Desempenho do Franchising em 2013 (clique aqui e confira o resultado da pesquisa), o VI Simpósio de Comunicação da ABF também contou com a presença de grandes players do mercado de marketing digital abordando o crescimento de estratégias online na comunicação das empresas. 

Carlos Zilli, diretor de marketing da ABF anunciou o lançamento das redes sociais da Associação

A grande novidade desta edição do evento foi o lançamento oficial das redes sociais da Associação Brasileira de Franchising. A partir de agora, será possível acompanhar conteúdos qualificados para a evolução do franchising nacional também através do Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Google+

Segundo Carlos Zilli, diretor de marketing da ABF e diretor presidente da Imaginarium, este é um passo importante para a entidade, que está a mais de 20 anos representando o setor e é a principal fonte de informações sobre o franchising do mercado. “A integração da ABF e as plataformas digitais ressalta ainda mais a relevância da Associação para o setor, além de gerar ainda mais divulgação para as redes de franquias, por meio dos usuários e seguidores”. O diretor também apresentou o planejamento de comunicação para 2014 da ABF, que inclui diversas ações com o objetivo de disseminar ainda mais o franchising nas principais mídias do País.

Débora Freire, diretora da DFreire Comunicação e Negócios, falou sobre a importância do relacionamento com a mídia

A importância do relacionamento com a mídia e como a ABF tornou-se a principal fonte de informação e dados para a imprensa foi o tema abordado por Débora Freire, diretora da DFreire Comunicação e Negócios, agência que realiza o trabalho de assessoria de imprensa da Associação. “A ABF é a entidade de franquias de maior representatividade no Brasil, portanto, sua relação com a imprensa está baseada no conteúdo, disponibilidade e transparência”, afirmou. A diretora também discorreu sobre os principais temas demandados pela imprensa ao longo do ano e quais assuntos são considerados proativos, ou seja, são criados e trabalhados para que a imprensa mantenha interesse nas novidades do setor.

Gleyds Salvanha, diretora de desenvolvimento estratégico de agências do Google Brasil afirmou que em 2020, cerca de 7 bilhões de pessoas estarão conectadas no mundo

No painel “Boa Comunicação Apoiada em Ferramentas Digitais, Sobretudo as Sociais: Aspectos Determinantes para o Sucesso”, Gleyds Salvanha, diretora de desenvolvimento estratégico de agências do Google Brasil falou sobre a tendência de conectividade mundial nos próximos anos. Segundo ela, em 2020, cerca de 7 bilhões de pessoas estarão totalmente conectadas no mundo.
“Os princípios da comunicação continuam os mesmos, porém, com novas ferramentas, que permitem experiências mais imersivas, fazendo com que as pessoas estejam cada vez mais conectadas”, afirmou. Para a diretora, a audiência, conteúdo, participação e direcionamento são alguns dos principais fatores que precisam ser observados pelas marcas para fidelização de seus clientes.

Alisson Pedro, diretor de canais de vendas do Google Brasil abordou a utilização da internet no Brasil
 

Ainda neste painel, Alisson Pedro, diretor de canais de vendas do Google Brasil, ponderou sobre a internet no Brasil e qual a representatividade da mesma nos negócios de franquia. Segundo o palestrante, é importante entender as necessidades do seu negócio e como potencializar os seus resultados através da rede. “Qual a representatividade de internet no total do seu investimento em mídia?”, “Você investe em campanhas locais para geração de leads para as lojas” e “Como você calcula o ROI do seu investimento em marketing e publicidade?”, foram algumas das perguntas lançadas aos participantes pelo diretor durante o debate.

Redes Sociais e Imprensa

Érica Ribeiro, repórter do jornal Brasil Econômico e O Dia (à direita) e Sandra Boccia, diretora de redação da PEGN, moderadas por José Luiz Chaves, diretor da DFreire Comunicação e Negócios, debatem sobre o relacionamento entre jornalistas e assessores

O debate “Redes Sociais e Imprensa” trouxe Érica Ribeiro, repórter do jornal Brasil Econômico e jornal O Dia e Sandra Boccia, diretora de redação da PEGN, para discutir a importância das mídias sociais, a abordagem das assessorias de imprensa aos veículos de comunicação e também como funciona a seleção de conteúdos e pautas para as mídias em que atuam.  ”O relacionamento entre assessores e jornalistas gera credibilidade e confiança para que uma determinada pauta desperte atenção ou não”, afirmou Sandra.

Já para Érica, a personalização dos textos e o cuidado em transmitir o que realmente pode gerar notícia, são itens essências para ‘emplacar’ uma pauta. “É preciso cuidado na produção de notícias qualificadas, tanto nos dados da empresa, como no assunto principal, com aquilo que pode e deve ser transmitido”, afirma a repórter. Além disso, é preciso ser criativo e inovar nas sugestões. “Uma maneira inventiva de vender uma pauta é pensar a notícia especialmente para o meu veículo, personalizando as informações e com o objetivo de atingir o meu leitor”, finalizou.

Cases

Rodrigo Stocco, CEO da My Gloss apresenta case de sucesso da marca nas redes sociais
 

A parte final do Simpósio trouxe os cases de sucesso de redes de franquia nas mídias sociais. Na apresentação da My Glos, franquia de acessórios de moda, Rodrigo Stocco, CEO da rede, falou sobre a história da rede e como tudo começou. A marca ficou reconhecida pelo blog que divulgava tendências e notícias de moda e, com o sucesso, houve a geração de demanda para novas lojas, captação de potenciais franqueados e investidores, além da venda online. A My Gloss iniciou sua atuação no Facebook em maio de 2009 e em setembro de 2011 a fanpage da rede já havia alcançado mais de 100 mil fãs.

Fernanda Oruê,  gerente de marketing da Amor aos Pedaços, afirma que a atualização constante do perfil da marca nas redes sociais gera resultados positivos para o negócio

Encerrando o VI Simpósio, Fernanda Oruê, gerente de marketing da Amor aos Pedaços apresentou como há 30 anos a rede segue inovando no mercado de docerias. “Temos apostado bastante no Instagram. Os nossos consumidores são visuais, querem ver as fotos dos seus bolos preferidos, quase como se pudessem tocá-los”, afirmou. Com a atualização constante do seu perfil nas redes, a Amor aos Pedaços garante a fidelização e o relacionamento com os clientes, divulga novos produtos, serviços e notícias da marca, como a inauguração de lojas e promoções.  

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.
 

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