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Aplicativo do Google coloca negócios na web, no Maps e nas buscas

04/07/2014

Software, chamado de Meu Negócio, funciona em smartphones da plataforma Android e iOS

 O Google lançou no Brasil um aplicativo para ajudar empreendedores a colocar seu negócio na internet. É o programa Google Meu Negócio, que roda em smartphones Android e iOS.

Alessandro Andrade, diretor de pequenas empresas do Google, é o responsável por estrear o aplicativo no Brasil. A solução, diz o executivo, foi feita para ajudar os pequenos e médios negócios que ainda não têm um site. “85% das empresas desse segmento perdem negócios por esse motivo. Nossa ideia, com o app, é colocar a empresa na web e ajudar na ampliação dos negócios”, diz.

O Meu Negócio é feito para todo tipo de empresa, de escolas de idiomas até restaurantes. Segundo Andrade, até donos de empresas que prestam serviços virtuais, desde que estejam legalizadas, podem aproveitar os benefícios do software. Os empreendedores também podem usá-lo apenas para colocar o telefone da empresa e o horário de funcionamento na internet.

 O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store, loja de aplicativos do Google. Para usá-lo, o empreendedor deve ter uma conta no Google e seguir dois passos:

1 – Escolher o tipo de empresa (estabelecimento, serviço ou apenas uma marca)

2 – Preencher um cadastro sobre a empresa, com endereço, horário de funcionamento, telefone e detalhes do setor

Ao terminar o cadastro, a equipe do Google recebe as informações e envia um telegrama para o empreendedor. De acordo com Andrade, a correspondência chega aproximadamente em uma semana com um código para confirmar o cadastro no próprio aplicativo Meu Negócio.

Ao concluir esta etapa, a empresa começa a aparecer nos resultados das buscas do Google e no serviço de geolocalização Maps, tanto em pesquisas feitas pelo celular quanto em computadores. “A empresa fica visível para quem busca informações e os serviços prestados por ela. O melhor: fica indicada no Maps com o horário de funcionamento”, diz.

 O Meu Negócio cria também um perfil da empresa no Google+, a rede social do Google. Na plataforma, o empreendedor pode colocar as informações do serviço que oferece, mostrar fotos dos produtos que vende e compartilhar notícias e novidades do negócio. “E também interagir com os clientes, seja pelo celular ou pelo computador”, afirma Andrade. “E as conversas podem ser pela página, via chat e até por vídeo, usando o aplicativo Hangout”.

Os empreendedores que quiserem realizar campanhas publicitárias pagas na internet também encontram recursos no Google Meu Negócio. Um deles é o AdWords Express, cuja função é mostrar a empresa para determinados tipos de buscas no Google. O outro é o acesso à ferramenta Analytics, que dá um relatório completo sobre o perfil de quem busca a empresa no buscador Google. “O aplicativo empacota as soluções que já temos e as torna mais simples de usar”, afirma Andrade.

Ajuda ao empreendedor

O aplicativo, afirma Andrade, é um esforço do Google para ajudar os empreendedores brasileiros a terem espaço na web. Mas ele não é a única iniciativa.

A empresa, recentemente, numa parceria com o Sebrae, ajudou na construção de 60 mil sites de pequenas e médias empresas. “É um universo muito pequeno frente ao grande número de empreendedores que precisamos ajudar”, diz.

 Outra ação do time de Andrade é feita diariamente por telefone e e-mail: um grupo de 60 consultores especializados em empreendedorismo digital responde dúvidas dos pequenos e médios negócios de como aparecer nas páginas de buscas e estar, principalmente, na internet.

De acordo com Andrade, a equipe recebe ligação de todo tipo de negócio. Alguns empreendedores são experientes em tecnologia, outros nem uma página na internet têm. “E para todos eles, a gente gasta o tempo que for necessário para levá-los para a web”, diz Andrade.

Mais informações sobre as ferramentas do Google para pequenas empresas podem ser encontradas em www.google.com/business/.

Fonte: Revista PEGN

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