Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Apex disponibiliza mapa virtual estratégico para exportações

20/07/2015

Mapa virtual estratégico em formato de mapa-múndi já está disponível

Ferramenta reúne dados e informações de 32 países que oferecem melhores possibilidades de comércio, de acordo com produto ou serviço do exportador brasileiro

Parceira da ABF no projeto Franchising Brasil, que promove a internacionalização das marcas nacionais, a Apex-Brasil acaba de disponibilizar o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais. Acessível para consulta do empresariado brasileiro, a ferramenta virtual de inteligência comercial reúne dados e informações de 32 países, considerados mercados prioritários e que integram o Plano Nacional de Exportações.

Na ferramenta online, em formato de mapa-múndi e de acesso livre a qualquer internauta, é possível identificar quais países e blocos comerciais oferecem melhores possibilidades de comércio, conforme o produto ou serviço. Os países são divididos em quatro categorias: de manutenção do espaço já conquistado; de consolidação no mercado em que estão inseridos; de recuperação de espaço perdido para concorrentes em anos recentes; e de abertura em mercados ainda não acessados por setores competitivos das exportações brasileiras. A seleção final envolveu, ainda, variáveis macroeconômicas como mercado consumidor, desempenho econômico recente, projeções para os próximos anos e volumes de importação.

Para criar o Mapa, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) levou em consideração prioridades apontadas por entidades representativas do setor privado, além de basear-se nas diretrizes da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e usar a metodologia desenvolvida pela equipe de Estratégia de Mercado da Apex.

O Mapa Estratégico está disponível de modo interativo no site da Apex-Brasil: acesse aqui.

Redação ABF com informações do site da Apex-Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS