Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF e AFRAS premiam melhores iniciativas e práticas de sustentabilidade de 2012 no franchising

28/06/2013

Em cerimônia realizada no dia 27 de junho, no Buffet Mansão Cidade Jardim, em São Paulo, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a AFRAS (Associação Franquia Sustentável) entregaram o Prêmio ABF-AFRAS Destaque Sustentabilidade, às melhores iniciativas e práticas de sustentabilidade realizadas ao longo de 2012 no setor de franchising. Esta é a 7ª edição do prêmio, conferido anualmente, e que engloba as categorias: Franqueado, Franqueador, Jornalismo (Revista, Jornal e Online), Líderes sustentáveis, Parceiro AFRAS e Fornecedor. 

Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, deu início às atividades da cerimônia e aproveitou, em seu discurso, para parabenizar a AFRAS pela sétima edição do evento além do estimulo constante às práticas sustentáveis das empresas. “Esta já é, com certeza, uma das premiações mais importantes do franchising brasileiro. O que vemos hoje é o reconhecimento às franquias que se preocupam com práticas cotidianas que atendam aos parâmetros e diretrizes da responsabilidade social e sustentabilidade, além do resultado de muito trabalho ao longo dos anos”, afirmou o executivo.

Com 28 cases inscritos, a premiação contemplou empresas que mostraram como é possível incorporar o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social à estratégia de seus negócios. Este ano, o prêmio trouxe uma novidade, o Selo Destaque Sustentabilidade. “Essa edição traz um aumento significativo de empresas franqueadoras, o que demonstra claramente que a sustentabilidade está avançando no ponto central dos negócios”, destacou Claudio Tieghi, Diretor presidente da AFRAS, durante o seu discurso.

Confira a lista de vencedores:

Categoria Jornalismo

A categoria Jornalismo contemplou as seguintes os repórteres:

Na categoria Mídia Digital, o vencedor foi Fábio Bandeira de Mello, do Portal Administradores, pela reportagem “Modelos sustentáveis transformam resíduos em oportunidades e lucros”;

Na categoria Revista, Gisele Neuls, da Revista Página 22, recebeu o prêmio pela reportagem “Apoio ao Empreendedorismo”;

E na categoria Jornal, as repórteres Liliana Lavoratti e Thais Carraça, do Jornal DCI foram premiadas pela matéria “Plano de resíduos sólidos abre novos mercados no País”;

Categoria Parceiro AFRAS

O Prêmio, que destaca uma empresa ou instituição que colaborou com os projetos realizados pela AFRAS durante o ano de 2012, foi concedido a MaestroRA, que colaborou na comunicação de ações como o Teleton e o Bazar de Natal.

Categoria Líder Sustentável

Dividida em três subcategorias – franqueador, franqueado e executivo – os premiados foram: Fatima Rocha, diretora-executiva da rede MegaMatte, foi reconhecida como Líder Franqueador. A empresária sempre se preocupou com o aproveitamento consciente dos recursos da natureza, com a saúde e bem-estar das pessoas ao seu redor, bem como o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e procura inserir esta consciência no dia a dia de sua empresa.

Na categoria Franqueado, a líder sustentável foi Lucimara Aparecida Andriani, do Grupo Yázigi. A empresária se inspirou em sua família que visava vínculos com as pessoas, cujos princípios firmavam-se em respeito, solidariedade e compreensão.

Na categoria Executivo a vencedora foi Maria de Lourdes Nunes, da rede O Boticário. A gerente de sustentabilidade da marca participou da construção de estratégias que hoje possibilitam que a Fundação O Boticário beneficie centenas de pessoas e instituições que também atuam em prol da biodiversidade no Brasil.

Categoria Fornecedor

A vencedora foi a Posigraf, com o projeto “Sistema de Gestão Ambiental Posigraf”. O programa tem como premissa mapear o processo produtivo em escala global, considerando suas implicações internas e externas, e adotando medidas e ações para a conscientização ambiental. 

Já o Segundo lugar, ficou com a empresa Patrus Transportes, que apresentou o projeto “Transportando Solidariedade”.

Categoria Franqueado

O prêmio dessa categoria foi para o dono da unidade CEBRAC situada em Belo Horizonte, com o projeto EcoCEBRAC, que visa educar para a cidadania e responsabilidade sócio ambiental. O projeto tem como foco a motivação e a sensibilização de colaboradores para posteriormente a aplicabilidade junto ao público alvo.

Nessa categoria, também receberam o prêmio as Redes Cebrac de Maringá, com o terceiro lugar e a Cacau Show, que ficou com o segundo lugar desta categoria.

Selo Destaque Sustentabilidade

Como grande novidade da noite, houve a entrega do prêmio às empresas que inscreveram seus projetos e avaliadas por uma comissão julgadora.

Na categoria Franqueador Pleno (redes com até 60 unidades), contemplou as redes: Astral Saúde, Cetelbrás Educacional, Moldura Minuto e Rede Leve Pizza.

A Cetelbrás ganhou como destaque desta categoria, com o projeto “Segurança na Internet”. O trabalho, conscientizou os participantes sobre os perigos e sobre o uso correto da internet na rede pública, estadual e privada em Santa Catarina. O programa atingiu mais de 100 mil pessoas, e mais de 600 jovens foram beneficiados com cursos profissionalizantes na área de segurança da internet.

Na categoria Franqueador Sênior (redes com até 200 unidades), o prêmio foi para as redes: Água Doce Cachaçaria, Casa do Construtor, Cebrac, Divulgapão, Imaginarium, Megamatte e Sorridents. O destaque da categoria foi da rede Casa do Construtor, com o projeto “Construindo um Horizonte Sustentável”. O programa tem como foco trabalhar com toda a rede os três grandes pilares da sustentabilidade: responsabilidade social, gestão ambiental e desenvolvimento econômico. Para isso foi estabelecido um plano de ação e um cronograma de atuação para todo o ano.

Já o prêmio da categoria Máster, (franqueadoras com mais de 200 unidades) foi conferido às redes: Cacau Show, Habib’s, Microlins, O Boticário, Purific, Spoleto e Wizard. Como destaque da categoria, a premiada foi a rede Habb’s, pelo projeto “Programa Vida”. O programa tem por objetivo incentivar, orientar, apoiar, estimular e divulgar projetos e ideias sustentáveis, sempre voltadas ao contexto da “preservação da vida”, com atividades ligadas a saúde e bem estar, meio ambiente, ação social e educação.

Franqueador do Ano

Este prêmio reconheceu a empresa franqueadora que mais se destacou na aplicação de ações de sustentabilidade e responsabilidade social durante o ano de 2012. A grande premiada foi a rede Habib’s.

NOTÍCIAS RELACIONADAS