Tênis e máquina de lavar combinam? Especialista da 5àsec responde

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquia 5àsec - Franquias de serviços

Tênis e máquina de lavar combinam?

18/04/2018

Especialista em cuidados têxteis da 5àsec explica cuidados para limpeza de calçados

Uma das principais perguntas que ainda pairam no ar é: posso lavar o tênis na máquina de lavar? Há alguns anos a resposta seria não, mas hoje grandes marcas vêm fabricando calçados que podem ser limpos neste tipo de equipamento doméstico, levando em consideração alguns cuidados. É claro que excluímos desta lista tênis em couro ou camurça, que precisam de tratamentos especiais. Pensando em como solucionar esta questão, separamos dicas importantes da especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano.

 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

 

O primeiro passo é olhar a etiqueta do tênis e verificar se está liberada a limpeza em máquinas de lavar. Feito isso, é importante retirar os cadarços e as palmilhas, que são lavadas separadamente. Você pode utilizar detergente ou sabonete neutro, e limpar os itens com o auxílio de uma escovinha com cerdas macias. Se os cadarços forem brancos e estiverem muito encardidos, vale a pena deixar de molho por uma hora em alvejantes não clorados. Em seguida, estenda para secar a sombra. “É importante não colocar os cadarços e principalmente as palmilhas na máquina, pois podem ser danificados com certa facilidade”, revela Marinês Cassiano.

O próximo passo então é separar os tênis coloridos dos brancos, assim como fazemos com as peças de vestuário. Antes de colocar na máquina, vale a pena utilizar a mesma escova com cerdas macias para remover o excesso de sujeira, utilizando água e detergente ou sabão neutro. Para não prejudicar o tecido e a costura, o indicado é colocar os tênis em sacos de proteção ou até mesmo dentro de uma fronha, sempre com a língua para fora. “A recomendação é que os tênis sejam lavados com água fria, pois a água quente pode deformá-los. Mas você não pode colocar apenas tais itens na máquina. Opte por peças da mesma cor, que não sejam tão delicadas e nem tão pesadas. Neste caso, jeans podem ser uma ótima opção. Além disso, é essencial colocar no ciclo de lavagem delicada. Após a lavagem, você pode tirar o excesso de água com uma toalha branca seca”, revela a especialista da 5àsec.

Vale lembrar que centrifugar está liberado, mas utilizar a secadora não. O calor da máquina pode danificar e deformar o calçado, dependendo do tipo de tecido em que foi fabricado. O ideal é planejar a limpeza dos tênis com antecedência e sem pressa, já que dependendo das condições climáticas, pode ser que eles levem dias para secar. Para finalizar, coloque para secar na sombra. “Em caso de calçados com detalhes em pedraria, bordado, apliques ou logos impressos ou não costurados, a recomendação é que sejam enviados a uma lavanderia especializada que saberá como efetuar a limpeza da peça da melhor maneira possível, sem prejudicar o tecido e os adereços”, explica Marinês Cassiano.

5àsec – Alta Tecnologia

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados; tais como, o Appret que revitaliza as cores das roupas, o Amidonnage que conserva as roupas como recém passadas, a Impermeabilização que evita incrustações de manchas e o tratamento especial em couro que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com 457 unidades em todo o território brasileiro.

Mais informações sobre a 5àsec:
www.5asec.com.br
Instagram: @5asecBr
Facebook/5aSecBrasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS