Suporte é um dos principais pilares para o crescimento de uma franquia

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Suporte é um dos principais pilares para o crescimento de uma franquia

05/05/2022

Rede de franquias Via Certa Educação Profissional tem como um dos seus destaques o suporte ao franqueado completo e personalizado

Muitas pessoas sonham em se tornar empreendedores e ter o seu próprio negócio, mas algumas são impedidas por conta do medo de não ter um suporte adequado e não conseguir tocar o negócio. Investir em franquia é uma excelente opção para se livrar desse medo, pois o modelo de negócio oferece todo o suporte que o franqueado precisa. Além disso, esse auxílio é um enorme diferencial para o empreendedor conquistar o seu sucesso no ramo.

Uma das facilidades que o empreendedor encontrará ao abrir uma franquia é ter o seu investimento feito em uma marca que já é conhecida e consolidada no mercado. Por isso que o relacionamento entre franqueado e franqueador deve ser bem aberto, completo, claro, e que consiga solucionar todas as dúvidas possíveis, sendo esse diálogo um dos pontos principais do suporte.

André Marchi Oliveira, diretor de operações da Via Certa Educação Profissional, rede de franquias que atua no mercado de cursos profissionalizantes, afirma que uma das principais fortalezas da rede é o suporte completo e personalizado que eles oferecem ao franqueado. “Nós oferecemos um auxílio completo em todos os setores, além de contarmos com uma equipe apta para atuar em todas as áreas, explica.”

Outro ponto importante e que também está relacionado ao suporte é a padronização, seja ela de processos da franquia ou até mesmo dos produtos. Isso significa que uma rede de franquias só irá existir depois desses padrões. Essa etapa exige muito treinamento, apoio e orientação pelo lado da franqueadora, pelo fato de ser ela a responsável por estipular esses formatos a serem considerados pelas unidades.

“Nós priorizamos também a padronização, pois sabemos da sua importância para o crescimento da franquia. Dentro disso, a cada 15 dias fazemos treinamentos online com as equipes pedagógicas e comerciais para manter o padrão desejado”, afirma o diretor de operações da Via Certa.

O suporte adequado ao franqueado mantém a qualidade do negócio, além de também ter objetivo de orientar os empresários que ainda não possuem experiências no setor de franchising. “Todos os meses fazemos reuniões com todos os franqueados, justamente para fazer o planejamento do mês e passar os resultados do mês anterior”, conclui Oliveira.

Tipos de suporte em uma franquia

O mercado de franquias é muito extenso e possui as formas mais variadas possíveis de trabalhar e ter o negócio próprio. Dessa mesma maneira é o suporte ao franqueado, pois conseguimos encontrar franqueadoras que são restritas a usar o suporte somente dos manuais. Isso quer dizer que a franqueadora resume o seu know-how em alguns materiais e só repassa para o franqueador, fazendo com que ele possa aprender como realizar o trabalho.

Mas, também encontramos franquias que oferecem um suporte muito mais completo, oferecendo treinamentos, visitas a uma unidade padrão da marca para ver como são as operações, além de disponibilizar várias reuniões entre franqueado e franqueador. Alguns negócios também optam por disponibilizar colaboradores para que eles estejam na nova unidade nos primeiros passos do negócio.

Esse é o caso da Via Certa que, atualmente, conta com uma equipe de 5 consultores nas áreas comercial, financeira, pedagógica, recursos humanos e de marketing, para que seja disponibilizado todo suporte possível. “Na área comercial temos uma consultora responsável pelo suporte de vendas, como desenvolvimento de campanhas e acompanhamento de resultados. Já na área de RH, temos um responsável por contratar todos os colaboradores da franquia e acompanhar as aulas da Universidade Corporativa”, conclui André.

O diretor de operações da Via Certa também diz que para o marketing eles contam com um consultor que desenvolve peças publicitárias e dá o suporte necessário ao franqueado nas campanhas das redes sociais. “Na área pedagógica e administrativa são dois consultores, um cuida da área de idiomas, faz o acompanhamento das aulas e a contratação de educadores e treinamentos. O outro é responsável pelo controle de retenção de alunos, qualidade das aulas, frequência, treinamento de novos instrutores e suporte no financeiro”.

Algumas franquias disponibilizam algo parecido como uma faculdade interna, ou seja, eles promovem uma estrutura com o intuito de aprimorar a aprendizagem dos franqueados ao longo do tempo. André afirma que esse é o caso da rede Via Certa. “Nós temos um grande prazer de poder contar com a Universidade Corporativa Via Certa, onde nós transmitimos diversos vídeos ensinando os franqueados sobre as principais tarefas do dia a dia, salienta”.

Reuniões para acompanhamento

Além de fazer parte do suporte, as reuniões online são essenciais para manter o franqueado atento sobre como está o andamento da sua franquia, não deixando que ele fique perdido no meio do caminho. A franquia Via Certa acompanha mês a mês o desempenho de cada franqueado, para que ele atinja o nível esperado e mantenha o equilíbrio.

Além disso, Oliveira afirma que essas reuniões com o empreendedor ajudam para que sejam feitas as correções necessárias e, com isso, planejar as ações do mês. “Com um suporte eficaz, diferenciado, personalizado e individual tem uma função muito importante para que possa contribuir também em situações de emergências”.

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