Spoleto investe US$ 1 milhão em fornos importados para lançar massas gratinadas e lasanha

29/11/2006

Em 1999, o Spoleto revolucionou o mercado de food service brasileiro ao lançar um novo conceito: o cliente monta seu próprio prato com a ajuda do cozinheiro à sua frente. Sete anos depois, a rede, que tornou-se a maior de culinária rápida italiana do país, volta a surpreender ao lançar uma nova maneira de operação. A partir de novembro, o cliente poderá escolher uma massa gratinada ao forno, além de mais uma opção para escolher, no cardápio, a lasanha.

A maioria das pessoas prefere uma massa gratinada no forno, bem quentinha, e sempre pensamos em oferecer esta opção aos nossos clientes. Para agilizar ainda mais o atendimento, criamos nos restaurantes uma nova fila somente para os gratinados, que levam cerca de um minuto a mais para ficarem prontos. Estamos investindo em eficiência e equipamentos para melhor atender nossos clientes e sempre surpreendê-los com novidades – declara Eduardo Ourivio, vice-presidente do Spoleto, lembrando que também neste ano, a empresa investiu em novas máquinas italianas para fabricação de massas frescas, que culminou com o lançamento de mais três sabores exclusivos de ravióli (picanha, camarão e carne seca com abóbora).

A rede investiu US$ 1 milhão na aquisição dos novos fornos e mais R$ 1 milhão para remodelar os restaurantes para que pudessem receber os equipamentos, todos importados dos Estados Unidos e de última geração, com mais potência para gratinar qualquer massa rapidamente. Atualmente, 90 das 148 lojas já contam com o forno em todo o país, mas Ourivio estima que até 2007, praticamente toda a rede estará operando sob este novo modelo. `É um investimento alto para o franqueado e respeitamos o timing de cada um`, ressalta Ourivio.

Com a opção dos gratinados e mais o lançamento da lasanha – a 14ª massa do cardápio que promete tornar-se um dos carros-chefes da rede ao lado do penne, fettuccine e gnocci -, o restaurante espera aumentar em 20% as vendas, principalmente nos horários de maior movimento, de 12 às 14h e de 19 às 21h. Os novos pratos poderão ser montados no mesmo sistema que os demais: com até oito ingredientes, molho e temperos e, é claro, muito queijo ralado sobre a massa para formar aquela cobertura crocante. Só provando para sentir!

Em sete anos de operação, o Spoleto é apontado como o modelo de culinária rápida mais inovadora e consistente na sua construção de marca, obtendo um crescimento muito acima da média do mercado de alimentação. Além do desenvolvimento expressivo, vem obtendo muito sucesso com as ações de marketing, que englobam patrocínios culturais e esportivos.

O Spoleto conta hoje com 148 restaurantes em 18 capitais brasileiras e dois no México. Em dezembro, vai abrir sua primeira unidade na Europa, na capital espanhola Madri. No ano passado, a rede registrou um faturamento de R$ 120 milhões, aproximadamente 30% a mais que o ano anterior. O aumento em refeições vendidas também foi significativo: 18%, totalizando 8,5 milhões. A projeção para 2006 é crescer 40%, fechar o ano acima da meta projetada de 150 restaurantes e faturar cerca de R$ 170 milhões.

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