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Sonha em ter uma franquia e não sabe por onde começar? Conheça marcas promissoras para faturar até R$ 140 mil mensais

04/05/2022

Franchising é considerado uma opção segura, entretanto é preciso cuidado na hora de escolher onde aplicar o seu dinheiro, apontam especialistas

O cenário econômico mundial passou por grandes transformações desde 2020, com a crise causada pela pandemia. Os setores que conseguiram ultrapassar a sua fase mais severa se consolidaram como alternativas seguras de investimento. Foi o caso do franchising, que cresceu 13% em 2021, retomando os índices pré-pandêmicos, ultrapassando o faturamento anual de R$ 130 bilhões, segundo o último balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Tamanha capacidade de resiliência e recuperação se explica, segundo Fellipe Sol, especialista em franchising e CEO da holding de franquias HOIF, pela franquia contar com uma rede colaborativa, centrada na franqueadora, que dispõe todo o suporte necessário desde o início da operação da unidade, como treinamentos e consultoria, até capacitação profissional para funcionários. Enquanto o negócio independente atua de forma solitária e mais vulnerável às instabilidades do mercado.

— Negócios próprios possuem uma taxa de mortalidade de 24,9%, enquanto franquias possuem apenas 3,7%, ou seja, a chance de sucesso com uma franquia é quase 7 vezes maior do que com um negócio próprio. São números animadores que demonstram um excelente potencial de investimento — afirma Sol.

A escolha do modelo de negócio mais adequado ao seu perfil é, no entanto, imprescindível para o sucesso do empreendimento. Um ponto fundamental é analisar, de forma consciente e assertiva, a franquia em que se pretende investir tempo, dedicação e capital. É preciso assegurar muito mais do que retorno financeiro, mas a satisfação profissional.

Portanto, é preciso estar atento a alguns fatores, como, por exemplo, ter conhecimento da operação, do seu papel como franqueado e estar disposto a tocar, de fato, o dia a dia do negócio. A lei de franquia estabelece que todo franqueador deve fornecer a COF (Circular de Oferta de Franquia) para o interessado antes que seja assumido qualquer compromisso. Mas o ponto principal é, sem dúvida, a autoanálise, pois só assim é possível presumir como seria o seu desempenho atuando em determinado segmento.

— Uma ajuda especializada é fundamental. Há diversos recursos disponíveis para novos empreendedores, desde entidades como o Sebrae até consultorias e assessorias especializadas. Ainda assim, por mais difícil que possa parecer, meu conselho é: aja! Empreender significa realizar. Não fique paralisado pela necessidade das condições perfeitas porque estas não existem — aponta Renato Claro, especialista em mercado de franquias e Sócio Fundador da Kick Off Consultores.

Existem diversas opções de franquias, para todos os interesses e condições. Conheça alguns exemplos com investimento inicial a partir de R$ 72 mil:

Clinicão

Inaugurada em Guaratinguetá/SP, em 1994, a Clinicão foi a primeira rede de franquias de serviços veterinários do Brasil. Em 2018, ingressou no franchising com o objetivo de replicar seu negócio de sucesso e desenvolver veterinários empreendedores. Atualmente, a rede conta com 05 unidades em operação nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Com o seu modelo de clube de assinaturas, o Clinicão Plus, a rede aumentou seu faturamento bruto em 8% em 1 ano e, atualmente, conta com mais de 140 assinantes. A marca conta com 3 modelos de negócios, com investimentos entre R$ 134.689,00 a R$ 400 mil, sendo eles: Consultório Smart, Consultório e Clínica. A projeção de faturamento mensal varia de R$ 40 mil à  aproximadamente R$ 140 mil.

Mercadótica 

Fundada em 1991, a Óticas Mercadótica foi a primeira franquia óptica da Bahia e entrou para o franchising em 2012. Seu diferencial consiste no suporte oferecido aos franqueados, contato direto com os diretores e a variedade de linhas qualificadas de óculos solar, armações e lentes. Existem dois modelos de negócios oferecidos pela Mercadótica com investimento inicial a partir de R$ 102,8 mil. A marca, que conta hoje com 27 unidades franqueadas, está para inaugurar uma praça em Joinville (SC), e em processo de negociação para a abertura de outras duas na região nordeste do país. O faturamento médio mensal varia de R$ 30 mil à R$ 100 mil.

Hey Peppers!

Fundada em 2013, no município de Santa Rosa (RS), a Hey, Peppers! é uma franquia de escolas de inovação bilíngue. Como diferencial, a marca conta com a “prata da casa”, ou seja, funcionários e alunos que se tornaram franqueados e correspondem a mais de 50% da rede. A Hey, Peppers! possui dois modelos de escolas, onde o franqueado faz a gestão da unidade e o investimento inicial é a partir de R$ 72 mil, variando conforme o tamanho da unidade e o número habitantes da cidade, para menos ou mais de 35 mil moradores. Atualmente, são 30 unidades da escola bilíngue em operação, destas, 25 no interior, sendo 27 no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e uma no Paraná. O faturamento médio mensal varia de R$ 25 mil à R$ 70 mil.

Vitória SPA

Criada em 2016, o Vitória Spa é uma rede de casas de repouso de alto padrão, onde os hóspedes têm acesso a educador físico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, enfermagem 24 horas, psicólogo, atividades recreativas, área verde, passeios externos, central de monitoramento, piquenique pelos parques da cidade e um amplo calendário de festas e eventos. De janeiro de 2018 até o momento, a marca adquiriu 12 unidades próprias e duas franqueadas, distribuídas pelo interior de São Paulo, nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, São Carlos, Araraquara e Ribeiro Preto, e uma em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia. O investimento inicial para uma unidade marca, varia de R$ 500 mil a R$ 1 milhão, com uma média de faturamento mensal de R$ 135 mil.

Belle.club

Em 2017, surgiu o primeiro salão de beleza com serviços ilimitados do Brasil, o Belle.club. A marca em parceria com o Instituto Embelleze, criou, ainda, o primeiro clube por assinaturas do país. A primeira unidade do Belle.club foi inaugurada em Sorocaba, seguida por São Paulo, no Itaim Bibi. Já as unidades franqueadas, iniciaram recentemente suas atividades no bairro do Brooklin, na capital paulista, e na cidade de Santo André, e ainda há uma nova unidade recém-inaugurada em Belém (PA). O investimento total é de R$ 200 mil, incluindo taxa de franquia, adequação do imóvel, equipamentos e capital de giro. Já o faturamento médio mensal, fica na faixa de R$ 85 mil.

Yogoberry

Pioneira em frozen yogurt no Brasil, a Yogoberry nasceu em 2007 no Rio de Janeiro, e, um ano após sua abertura, ingressou no franchising. Ainda em 2008, iniciou-se o processo de expansão da marca. Atualmente, a rede de franquias de iogurte congelado, possui 26 lojas em operação, sendo 06 próprias e 20 franqueadas, além disso, está com 04 novas unidades em processo de inauguração, 01 em Campinas/SP, 01 em Minas Gerais, 01 na Bahia e 01 em Ipanema/RJ. O papel do franqueado na Yogoberry é gerenciar e administrar a unidade franqueada do ponto de vista operacional, comercial e administrativo. O investimento inicial para uma unidade da marca varia entre R$ 337.906,70 e R$ 233.683,00.

eLav

A eLav é uma rede de franquia de lavanderias que veio para suprir uma demanda da classe média e média alta. Criada em 2015, na cidade de Varginha (MG), a marca apresenta um formato inovador em relação às demais lavanderias, as roupas passam por procedimentos operacionais minuciosos de limpeza e higiene, e há opções de segmentos específicos de empresas e lavagens avulsas para cada tipo de orçamento. No final de 2019, a marca virou franquia e hoje já está presente em 18 estados com 60 unidades. Desde março de 2020, a venda de franquias aumentou e foram comercializadas 43 unidades. A marca conta com dois perfis de franqueados: os que ficam à frente do atendimento na operação ou o franqueado investidor. O baixo investimento inicial, que varia entre R$ 59 mil e R$ 69 mil, é um dos atrativos para o empreendedor, que monta sua lavanderia pronta para iniciar as operações. O franqueado da rede eLav tem a possibilidade de se desenvolver como empresário, a rede conta com plataforma educacional exclusiva, sistema de gestão próprio, plataforma de marketing e diversas ferramentas para auxiliar o franqueado a ter sucesso na operação. O faturamento médio mensal de uma unidade é de R$ 30 mil.

Laav

Criada em 2014, a marca paulista Laav, é uma oficina de funilaria e pintura com estética automotiva que oferece serviços de forma descomplicada e eficiente, com grande apelo ao cuidado com cliente, trazendo uma gama de serviços para atender suas necessidades da melhor forma. Afiliada à ABF desde 2022, a marca conta com um negócio sólido e em franco crescimento, além de possuir uma gestão que pode ser feita por quem nunca foi do segmento. A Laav é a maior rede de seu segmento, trazendo um plano de negócio lucrativo. Atualmente, há 12 unidades em operação espalhadas pela grande São Paulo e no ABC Paulista. O franqueado da Laav fica responsável pelo gerenciamento do negócio de sua unidade, fazendo a gestão das pessoas e acompanhando os processos da sua unidade, com a ajuda de um dashboard. Além disso, ele recebe toda estrutura necessária para administrar a oficina. O valor do investimento inicial é R$ 198.900,00, com faturamento estimado de R$ 100 mil.

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