Sonha em ter seu negócio? Confira 5 dicas para escolher uma franquia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Dicas para escolher o próprio negócio

Sonha em ter seu negócio? Confira 5 dicas para escolher uma franquia

22/08/2018

Seu sonho é ser dono do seu próprio negócio? Diante do cenário de mercado de trabalho ainda preocupante e o desejo por uma renda extra, empreender se tornou o desejo de muitos brasileiros. Investir em uma franquia para realizar esse sonho, pode ser uma das alternativas mais seguras, pois o modelo de negócio de uma rede franqueadora já está consolidado.

Um exemplo é Daniel Carlos Santos, 40 anos, natural de Fortaleza (CE), que após dois anos de estudos e análises optou pela franquia da escola de idiomas inFlux English School. “Eu defini o modelo de franquias por preferir esse formato de empreendimento. Depois de escolher uma área de identificação, passei a analisar as escolas de idiomas do mercado. Busquei algo novo nesta área e que pudesse ter resultados comprovados, por isso escolhi a inFlux” comenta Santos.

 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

Ele ainda dá dicas para quem procura investir na área de franquias “escolha o que lhe dá prazer no dia-a-dia, analise o mercado e pesquise possíveis reclamações em relação ao franqueador”. Fábio Medeiros, gerente de expansão da rede inFlux, escola de idiomas que garante em contrato o domínio do inglês em 2 anos e meio, separou algumas informações essenciais para quem deseja investir em uma franquia. Confira:

  1. Defina seu perfil

Primeiramente, é preciso descobrir qual seu perfil. Isso quer dizer que pessoas com espírito empreendedor tendem a se frustrar ao se depararem com os limites impostos pelo modelo de franquias. É preciso seguir uma série de regras que visam preservar a imagem da marca, o que impactaria diretamente em ações de marketing, por exemplo. É muito importante ter um espírito empreendedor, mas que isso não implique sair dos padrões estabelecidos pelo franqueador.

  1. Encontre os setores de seu interesse e os avalie com senso crítico

Fuja das franquias que estão na moda, pois o sucesso pode passar rapidamente. Invista em franquias que têm potencial de crescimento ou que já são bem estabelecidas na área em que atuam. Descubra quais são seus interesses para que a partir deles você avalie as opções que mais lhe agradam em termos de negócio. Mas é preciso que você tenha um espírito crítico. Gostar de certas franquias não é o mesmo que gerenciá-las. É preciso gostar de fazer e vender o produto/serviço também.

  1. Conheça o mercado que pretende investir

Conheça o mercado em que atuará. Avalie se o segmento não está saturado, bem como a receptividade dos clientes na área em que pretende atuar. Estudar o seu público e entender o comportamento dentro do mercado escolhido fará com que você tenha mais chances de se destacar em meio à concorrência.

  1. Busque conhecimento

Invista na sua capacitação, principalmente se ainda não tem muita experiência como empresário. É importante ter noções de controle financeiro e planejamento estratégico. Você é quem determina os passos para fazer o negócio decolar, então nunca é demais investir em conhecimento!

  1. Visite as franquias de seu interesse e avalie a postura do franqueador

A melhor maneira de sentir o que é uma franquia é vê-la de perto. Visite-a como cliente e como potencial investidor para ver o andamento do negócio e coloque-se no lugar de quem trabalha lá. Outra coisa importante é avaliar a postura do franqueador. Veja quanto tempo de experiência com franquias ele possui, pois o ideal é que no mínimo ele esteja nesse ramo há dois anos. Ao conversar com o franqueador, questione sobre o treinamento e suporte que serão fornecidos antes de investir em um novo negócio. Organizar conhecimentos e trocar informações com outros profissionais são excelentes oportunidades de ampliar o potencial de negócios de uma franquia.

Sobre a inFlux

Com mais de 150 franquias pelo Brasil, a inFlux English School é reconhecida por ter um método de ensino exclusivo que ensina o aluno a pensar em inglês. Graças a este método, a inFlux garante aos alunos o domínio do inglês em 2 anos e meio, comprovado por uma certificação internacional no fim do curso (TOEIC).  A marca já foi reconhecida como Franqueador do Ano de 2017 pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e o Selo 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2018.

NOTÍCIAS RELACIONADAS