As franquias home based ganham cada vez mais espaço no mercado de franchising.
Impulsionadas pelo baixo custo, as marcas que podem operar de dentro de casa, se tornaram a saída para muitos brasileiros.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que atualmente o formato responde por 14,8% de todas as franquias no país.
O acréscimo é considerável se comparado aos anos de 2021 e 2020, quando o modelo representava 10,3% e 7,1%, respectivamente.
Em tempos de inflação alta e insegurança econômica, os custos reduzidos e o baixo risco fazem do modelo um negócio bem atraente.
Uma alternativa de renda para quem quer empreender sem sair de casa, já que utiliza uma estrutura pequena e não requer funcionários, fazendo com que o franqueado otimize os seus custos operacionais.
“Um nicho que tem tudo para continuar crescendo, não tem como mudar o futuro. O franqueado tem a possibilidade de escolher o local mais cômodo para trabalhar, fazendo com que tenha mais harmonia entre trabalho e qualidade de vida.
Dessa forma, o franqueado terá mais foco para alcançar os resultados desejados”, comentou Anderson Lucila, CEO da SmartComm, rede de franquias especializada em comunicação inteligente.
Inovação e competitividade
Muitos segmentos enfrentaram o desafio de recriar os formatos de operações nos últimos dois anos, reformulando modelos de vendas, processos operacionais e estratégias de marketing.
Tudo isso para se manter de forma competitiva no mercado.
E o setor de franquias home based se fortaleceu neste período, até por conta da digitalização.
Atualmente, muitas redes têm surgido já com esta proposta, mostrando a flexibilidade e criatividade do setor, capaz de desenvolver modelos de negócio para diferentes perfis de empreendedores.
A SmartComm oferece o envio de mensagens corporativas por SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e RCS, enfim soluções e vantagens que atraem empresas.
De acordo com o CEO da SmartComm, “a principal facilidade oferecida pela marca é estar presente onde o cliente está, onde ele prefere ser encontrado e até mesmo chegar até ele, quando nem mesmo o sinal de internet está presente, já que o SMS não precisa de sinal para chegar ao aparelho, basta estar ligado.”
Como o negócio pode ser administrado de casa, o franqueado tem mais tempo para fazer a prospecção de clientes e o acompanhamento operacional.
O negócio requer estrutura enxuta, apenas computador, internet e celular.
Para isso, a rede oferece suporte completo aos seus franqueados, treinamento, oferecendo a plataforma própria para execução das atividades, e-mail corporativo e material de marketing.
Tudo para facilitar o sucesso das unidades, uma vez que é possível reproduzir os padrões e buscar auxílio da rede quando necessário.
Negócio seguro
O faturamento do setor de franquias cresceu 8,8% no primeiro trimestre de 2022, passando de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões.
Foi o quarto trimestre seguido de alta do setor, que em 12 meses já faturou R$ 188,568 bilhões, alta de 13,9% sobre igual período de 2021.
O levantamento da ABF mostra ainda que no primeiro trimestre foram computadas 2.771 novas operações de franchising, elevando o número de franquias ativas no país para 173.770 unidades.
O que comprova que, em tempos de crise, negócios bem estruturados, com modelos testados e flexíveis, acabam sendo mais resistentes.
A busca por inovação e pela otimização de recursos pode atrair ainda mais empreendedores para o setor.
Essas empresas também podem trazer aprendizados de gestão para o sistema de franquias, como um olhar mais profissional e novos conceitos de sustentabilidade.
Além disso, Anderson Lucila explica que pelo fato de serem soluções digitais com rápido envio e taxa de leitura altíssima, garantem um excelente retorno para as empresas que o contratam.
Fonte: Fatos&Ideias Comunicação
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