São Leopoldo (RS) recebe nova Franquia Maple Bear

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

São Leopoldo (RS) recebe nova Franquia Maple Bear

20/04/2021

Escola iniciou às aulas em 22 de fevereiro

 

Pais que moram em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 157 escolas no Brasil, está ingressando no município em questão, com vagas abertas para turma de 2021, com foco em alunos a partir dos 18 meses até 5 anos. A escola inicia com a educação Infantil, mas irá expandir nos ciclos escolares conforme o crescimento contínuo. Em nível nacional, a rede tem mais de 25 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.

 

O grande diferencial da Maple Bear é seu modelo de ensino canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

 

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na língua adicional, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

 

Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

 

Em 2020, devido à pandemia, a Maple Bear lançou ainda a Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores em suas atividades. A iniciativa abrange os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Ou seja, mesmo à distância as aulas continuaram com um alto índice de engajamento.

 

A operação da Maple Bear de São Leopoldo será comandada Gabriela Bigarella, em parceria com as sócias, Sabine Bittencourt e Jaqueline Foscarini. “Todas as sócias possuem experiências ligadas ao inglês e educação. Buscávamos um projeto que pudesse oferecer aos moradores da cidade uma educação de qualidade e o verdadeiro bilinguismo junto com uma metodologia inovadora. Além disso, acreditamos no modelo da Maple Bear e na segurança que a rede nos oferece. Estipulamos como meta começar o funcionamento da escola com três turmas de 10 crianças cada uma e oferecer um ambiente seguro, arejado e dentro das normas de higiene e segurança”, comenta Gabriela.

 

Para a retomada das aulas, uma das principais medidas foi iniciar com um número reduzido de salas ou com foco em determinada faixa etária, de acordo com as regras locais. Nas salas, é mantida uma distância entre os alunos e os espaços serão mantidos arejados e com ventilação natural sempre que possível. Na área sanitária, é realizada a checagem de temperatura dos alunos, professores e colaboradores em sala reservada, além do uso de tapete capacho sanitizante para higienização dos calçados. Esse processo é feito com agilidade em uma fila organizada de forma a evitar aglomerações. A rede estipulou também que toda a comunidade escolar tenha uma roupa para uso na escola.

A limpeza está sendo intensificada em todas as escolas, seguindo um protocolo parecido com o dos hospitais, com o uso de produtos com álcool 70% e limpeza constante em todas as áreas. A rede priorizou o uso de álcool em espuma, em gel ou borrifadores para uso das crianças. Para reforçar todos esses procedimentos, foram expostos nos principais ambientes da escola placas de sinalização para pais, alunos, colaboradores e visitantes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS