Cidades da Bahia, Ceará e Pernambuco estão na mira da Sal e Brasa Grill Express, e a expectativa é abrir seis novas unidades
A interiorização das marcas está cada vez mais fazendo parte da pauta de expansão das franquias.
Com as capitais já dominadas e bem cobertas, as franqueadoras veem as cidades menores como um grande quadro em branco que pode fazer uma rede crescer até 25% em um ano.
Esse movimento é cada vez mais comum porque os moradores do interior querem ter a mesma experiência que os moradores das grandes cidades.
Outro ponto é que muitas empresas mudaram suas sedes ou fábricas para o interior, criando novas oportunidades de trabalho além da migração.
Atenta à essa tendência e oportunidade, a rede de fast food Sal e Brasa Grill Express vem há algum tempo levando seu modelo de negócio para cidades menores.
Cidades como Itabuna, Feira de Santana e Camaçari, todas na Bahia, São José dos Campos, em São Paulo, e Caruaru, em Pernambuco, já contam com unidades da franquia.
Mas, segundo o CEO da SB Franquias, Fernando Ribeiro, em 2024 a marca vai fortalecer essa ação.
O estado da Bahia foi escolhido para a intensificação do processo de interiorização da marca, focando principalmente na região agro, além do interior das cidades de Pernambuco e Ceará.
“Essas cidades são os nossos focos iniciais e decidimos por elas porque após pesquisa detectamos que comportam e desejam um fast food nos moldes da Sal e Brasa Grill Express”, diz ele.
“O nordestino gosta muito de grelhados e o que fazemos é unir a melhor carne com a comida típica local”, completa Fernando.
Para atender as necessidades das novas praças e adaptar o negócio para o público e para os novos franqueados, a SB Franquias criou um novo modelo de loja: a de rua.
Conhecida por estar presente nos Shopping Centers, a Sal e Brasa Grill Express inclui esse tipo de franquia que terá investimento entre R$ 250 mil a R$ 350 mil e oferecerá serviço de mesa e algumas adequações no mix de cardápio para atender os diversos públicos no almoço, lanche, jantar, e até mesmo happy hour.
“Decidimos ampliar o leque de modelos porque algumas cidades não possuem shoppings e a nossa meta é estar presente em todos municípios”, explica Fernando.
A franquia espera abrir seis unidades no novo modelo até o final de 2024.
Segundo pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os municípios que compõem o interior do estado de São Paulo, cresceram 24% no número de operações no primeiro semestre de 2023, comparado com o mesmo período do ano passado.
No topo da lista ficaram as cidades de Londrina e Sorocaba.
Cidades como Ribeirão Preto, Niterói e São José do Rio Preto, também compõem a lista.
“Apesar do Estado de São Paulo encabeçar o ranking, nós da SB Franquias apostamos muito no interior do Nordeste.
A marca se desenvolveu muito por aqui e já existe uma grande identificação com o público.
E como temos espaço para crescer, queremos ser pioneiros”, explica Fernando.
Para o CEO da rede, expandir para o interior é atraente porque os custos são mais baixos, além de ter uma menor concorrência.
Mas, a marca interessada sempre deve realizar estudos aprofundados de costumes, localização de ponto e mix ideal de oferta de produtos.
“Sempre podemos aprender com o mercado e trazer essas experiências para a nossa realidade”, diz.
Para manter a marca sempre presente no dia a dia do consumidor, a Sal e Brasa Grill Express investiu, só neste ano, cerca de meio milhão de reais em campanhas e ações de marketing.
“Mantemos nosso olhar sempre atento e não descuidamos da nossa imagem e das ações institucionais e promocionais.
Que venha 2024”, finaliza Fernando.
Hoje, a rede tem 42 unidades, a maioria nas regiões Norte e Nordeste.
Para os franqueados a rede oferece consultoria permanente, auxílio na análise e escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico, além de todo suporte para a gestão do negócio.
Fonte: Ana Paula Marçal