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Consumir com propósito

13/12/2018

Michel Bitencourt*

Um dos termômetros de uma economia saudável é a confiança dos empresários. Quanto maior o indicador, é de se esperar mais investimento, emprego e crescimento econômico. No Brasil, este é um índice bastante sensível, pois as regras do jogo e o ambiente político oscilam e pouco favorecem quem produz, gerando muitas vezes desconfiança. Neste espaço, porém, quero abordar outro medidor pouco comentado: a confiança dos consumidores nas empresas e nos empresários.

Você já se pegou pensando se o alimento que você consome foi cultivado respeitando o meio ambiente? Ou se a roupa que você usa é produzida sem usar mão de obra infantil? Pois saiba que você não está sozinho. No mundo inteiro desponta um consumidor atento e interessado em saber quais são os pilares éticos das empresas e o que elas fazem para melhorar o mundo. Consumir virou também um ato de expressão. Você é o que você consome.

A percepção deste fenômeno por parte das empresas define o maior ou menor grau de confiança do consumidor nelas. Quando se fala em propósito empresarial, não se trata de modismo ou peça de marketing. É questão de sobrevivência. Ou a empresa tem e o consumidor sabe, ou ela será engolida por quem tem. E a explicação é muito simples: uma empresa não é um ente isolado, voltado apenas para o lucro. Ela está inserida na sociedade e também é responsável pelo que acontece de bom e de ruim.

Por isso, consumir com propósito é mais do que uma tendência, é uma realidade que veio para ficar. Seja o simples ato de adotar uma praça para estimular o uso do espaço público pelas pessoas, seja engajar-se em uma causa como a prevenção do câncer de mama, as marcas precisam prestar contas a um cliente que quer consumir, mas exige a contrapartida das empresas sob a forma de responsabilidade social.

A confiança é a maior fortaleza do mercado. Mas, como em tudo em nossa vida, é uma via de mão dupla. Tão importante quanto a confiança das empresas na economia é a confiança do consumidor nas empresas.

Na Tea Shop procuramos fazer a nossa parte e agir de acordo com o que acreditamos. Neste sábado, 15 de dezembro, será o Gracia Blend Day, dia em que a renda das vendas do chá mais consumido em nossas 27 lojas do país será revertida para a campanha “O câncer de mama no alvo da moda”, mobilização internacional cujo representante no Brasil é o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

A iniciativa gera recursos para a conscientização, diagnóstico e tratamento da doença pelo IBCC através de uma rede de serviços hospitalares. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil com 60 mil novos casos por ano, mas com até 95% de cura quando diagnosticado no estágio inicial.

Escolhemos a data para deflagrar a campanha porque o 15 de dezembro é o Dia Internacional do Chá. Engaje-se conosco nessa causa!

*Diretor da Tea Shop no Brasil 

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