Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Palestra discute a importância do design estratégico para o franchising

29/07/2009

A ABF realizou em parceria com o Retail Design Institute (RDI) no dia 28 de julho o curso `O design estratégico para o segmento de franquias`. Cerca de 30 pessoas assistiram à palestra ministrada por Rique Nitzsche, especialista em `Design Thinking`, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e diretor do RDI.

O tema do curso, específico para profissionais interessados em implementar  inovações estratégicas em seu negócio foi abordado de forma muito clara pelo palestrante, que explicou o conceito básico de Design (capacidade humana de materializar ideias) e usou exemplos de como aplicá-lo nas franquias. De acordo com ele, o Design é a essência da administração e se for incorporado ao processo de desenvolvimento da rede, pode ajudar a resolver tensões entre diferentes situações.

Durante a palestra Nitzsche apresentou cases de sucesso de grandes empresas que utilizaram do processo de `design thinking` (pensamento através do design) para revolucionar suas marcas e já praticam o processo em toda a sua linha de negócios. A Procter & Gamble, por exemplo, criou uma vice-presidência de Inovação e Design com o objetivo de disseminar o design thinking em toda a sua estrutura, não apenas nos seus produtos. Ninguém consegue imaginar a Apple sem o design em toda a sua cadeia executiva. O Google é uma empresa de design thinkers. Essas empresas perceberam que a inovação é um processo multidisciplinar e que o design faz parte imprescindível da equipe.

 `O design está diretamente relacionado com a transformação do presente para outra situação preferida, em qualquer área, em qualquer disciplina, principalmente nos negócios`, explica o especialista. Para ele, a chave para uma boa estratégia de marketing se dá pela capacidade da marca de se diferenciar e trazer algo inovador, que desperte a atenção do consumidor e o faça criar uma identidade com ela. `Estamos vivendo em um tempo exponencial em que as coisas mudam rapidamente e, por esse motivo, a administração de uma franquia deve estar pronta para se adaptar a mudanças constantes`, declarou.

O designer falou ainda sobre a importância das franquias darem atenção aos pontos de venda (PDV), tornando o ambiente atrativo e adequado para cada tipo de cliente. Para Nitzsche o PDV é a mídia final, onde o consumidor decide o que vai comprar, e, portanto, se os conceitos de design forem aplicados de forma correta as chances de conquistar o público alvo são muito maiores, contribuindo para aumentar o lucro e o sucesso das redes.

Após a apresentação o palestrante se disponibilizou a responder perguntas e tirar dúvidas dos participantes, que se mostraram muito interessados em aplicar as estratégias apresentadas ao setor de franquias. `Foi muito interessante para a nossa área, principalmente no que se refere aos conceitos de inovação incorporados ao design, que tem sido o foco de trabalho da nossa empresa`, declarou Flávia Moura Dias, supervisora de marketing da rede Planet Girls.

O próximo curso fruto desta parceria já tem data marcada. O tema será `A Importância do Projeto da Vitrine para Redes de Franquia` apresentado por Laura Falzoni, dia 25 de agosto, das 9h00 às 11h30. Clique aqui e saiba mais!

NOTÍCIAS RELACIONADAS