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“Nômade empreendedor”, você já ouviu falar?”

06/04/2022

Quiosque itinerante: o home office do franqueado que quer rodar o Brasil

 

A novidade da UpVet vem beneficiar a todos aqueles que preferem um negócio que permita locomoção: Um dos modelos de franquia é o quiosque store que pode ser transportado de uma cidade para outra, de um shopping para outro. Tudo para facilitar a condução do negócio, sendo alocado onde faça mais sentido financeiro no momento, como demanda, valor de aluguel, ponto ou até mesmo se o franqueado quiser viver em determinado estado ou país.

E todo esse sucesso começou a partir dos sonhos dos donos da UpVet. Lisandro Quessada, aos 6 anos, transformava giz de cera em “remédios” e colocava os seus “comprimidos” nas caixas de medicamento que a mãe dava para ele brincar. Já Patricia Corazza, com a mesma idade, tinha o sonho de ter o seu nome nas caixinhas de remédio, como a criadora do medicamento que solucionava as dores das crianças e adultos. Se casaram, tiveram um filho e fundaram a primeira rede de manipulação veterinária de Maringá.

Eles fundaram a UpVet há 15 anos, desenvolveram uma verdadeira universidade corporativa no Paraná, onde fica o laboratório para a produção dos medicamentos e toda a parte teórica para auxiliar novos franqueados, e atingiram a marca de mais de R$ 22 milhões de reais em faturamento em 2021. A perspectiva para este ano é chegar à marca de 30 milhões de reais. São 31 unidades da Up, com 4 multifranqueados, em 10 estados brasileiros.

O negócio no segmento de farmácia começou com a marca Pharmavet, em 2007. Ao expandir-se para o nicho de franchising, em 2010, entenderam que precisariam dar uma incrementada na marca. Os sócios, então, depois de dias pensando, focaram no “Up”, chegando ao atual nome da marca, UpVet.

A Farmácia de Manipulação exige dos franqueados a formação em farmácia e facilita a entrada dos interessados porque as franquias podem ser administradas por sócios e amigos que tenham diferentes capacidades como comercial (prospecção dos clientes), contábil (financeiro) e, de fato, a manipulação que exige o conhecimento universitário.

“Com uma franquia de manipulação, é possível  ter uma receita bruta de, em média, R$ 90 mil a R$ 200 mil mensais. O crescimento no faturamento é algo tangível devido à possibilidade de vendas online e ao aumento de adoções na pandemia (30% dos lares brasileiros tem um animal doméstico adotado nesses 2 anos de pandemia, de acordo com a Comissão de Animais de Companhia, braço do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), fazendo com que a procura por novas franquias de manipulação crescesse 30%”, explica Lisandro Quessada Corazza, criador e sócio da UpVet.

Patrícia Rabelo Corazza – Manager, Co-CEO e franqueada – da UpVet (Perfil mais técnico – especialista em desenvolver produtos manipulados p/ animais)  Queria ter seu nome nas caixinhas de remédio que salvariam crianças das doenças (Imagem: Divulgação)

Indo além da saúde e cura dos animais, em 2022, o casal ampliou o mix de ofertas aos donos de pets. A UpVet trabalha com 5 tipos de animais: aves, cavalos, cachorros, gatos e zoo, e ,além de ser a solucionadora das doenças que podem acometer esses bichinhos, criaram a marca UpVet Store, que são os quiosques itinerantes.

Quiosque itinerante: o home office do franqueado que quer rodar o Brasil

A UpVet Store foi criada para ser alocada em shoppings e outros pontos comerciais porque o modelo de negócio une o melhor dos dois mundos: presencial, entrega dos produtos e mimos na casa dos donos dos bichinhos. Com as vacinações contra a Covid-19 no mundo todo, o fluxo de pessoas no varejo cresceu. Para se ter ideia da proporção, uma das maiores e mais conhecidas administradoras de shoppings no país, a BrMalls, teve um lucro maior de quase 7 (sete) vezes no terceiro trimestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado.

A capilaridade da UpVet Store é grande porque é possível ofertar um mix de produtos que vão desde roupinhas, a comidas saudáveis, petiscos, perfumes, e variedades de mimos e cuidados com os pets. “Agora, a UpVet cuida da saúde e da parte boa e divertida dos pets. É possível unir o melhor dos dois mundos: sanar as doenças que podem acometer os nossos bichinhos, através das farmácias de manipulação da up, mimá-los com comida saborosas e saudáveis e deixá-los cheirosinhos com a Upvet Store”, celebra Patrícia Corazza, criadora e Co-CEO da Up.

A democratização na entrada do lucrativo mercado pet

Além dos franqueados da UpVet Store terem todo o treinamento de como conduzir o negócio, desde a prospecção de clientes, parte financeira e como organizar a alocação do mix de produtos. Com 60 mil reais, é possível começar a operar o quiosque e ter um faturamento que pode variar de R$ 15 mil a R$ 30 mil por mês.

“Essa projeção de faturamento pode crescer. A Euromonitor projetou que o varejo pet movimentará 11 bilhões de dólares em 2026, alta de 70% sobre o volume atual de vendas”, evidencia Lisandro Quessada Corazza, criador da UpVet Store.

Na UpVet, os tutores cuidam da saúde dos bichanos com as farmácias de manipulação e cuidam do bem estar e alimentação por meio da UpVet Store. Para se ter ideia, o Brasil ocupa a terceira posição de mercado para produtos pets ficando atrás apenas da China e Estados Unidos, o país encerrou 2020 com um faturamento de 40,1 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Logo, os petiscos naturais, produtos para higiene, brinquedos, vestuário, acessórios, dentre outras coisas, figuram na lista de itens essenciais nos cuidados com o pet, e tudo isso é ofertado na UpVet Store.

A união faz a força: o ecossistema do quiosque itinerante

A venda de produtos da marca própria da UpVet representa 30% nos quiosques. A rede acredita na união de fornecedores e, por isso, oferece uma variedade de produtos de marcas famosas no mercado pet.

 “O que queremos é uma comunidade apaixonada pela UpVet. Por isso, acreditamos em cuidar da saúde, e agora com itens para o dia a dia dos bichinhos. A ideia é o quiosque itinerante ir do Brasil para o exterior, pois pensamos, sim, em uma internacionalização da marca para 2023. Um passo de cada vez e todos(as) com acesso ao mercado pet”, finaliza Lisandro.

A marca já foi reconhecida como destaque no mercado PET em 2017, pela CRF (Conselho Regional de Farmácia), e teve destaque também na PEGN, nas edições de 2017 e 2021.  A franquia conta com o mascote Otto, de 12 anos, e o casal criador da Up ainda tem uma gatinha chamada Abigail, provando que gato e cachorro podem conviver e se amar.

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