Mundo de oportunidades: veja como iniciar um negócio

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquia Sucão oportunidades

Negócios e oportunidades: um mundo muito vasto e muito rico

01/06/2021

Se você fizer uma pesquisa no Google com o termo “negócios e oportunidades”, encontrará mais de 47 milhões de respostas. É um material muito rico, mas muito vasto para pesquisar.

Para facilitar a vida de quem está buscando novos negócios e oportunidades, elencamos neste artigo algumas respostas para as principais dúvidas sobre esse tema.

Empreendedorismo, uma marca do brasileiro

Também numa rápida pesquisa, você encontrará uma definição para empreendedorismo parecida com essa: “O empreendedorismo é a capacidade ou disposição para idealizar e realizar serviços, projetos e negócios”. Está correta, mas incompleta.

O empreendedorismo – palavra que ganhou há apenas alguns anos um verbete em dicionários – é bem mais abrangente do que pressupõe essa definição.

É, também, a capacidade que algumas pessoas têm de identificar bons negócios, perceber o momento exato de investir e de atuar de forma inovadora na área que escolher.

Segundo o economista e teórico Joseph Schumpeter, o empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para ele, é uma marca em pessoas que conseguem realizar novas combinações.

De acordo com A Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo Total no Brasil é de 38% (2018). São mais de 50 milhões de brasileiros se dedicando ao próprio negócio!
 

Negócios em alta

Os negócios e oportunidades surgem em todos os cantos do país e do mundo e com eles surgem muitas franquias de sucesso. As franquias se encontram entre os investimentos mais seguros e lucrativos no mundo dos negócios e oportunidades.

Mas quais estão em alta?

Para saber o que vender em 2021 para alcançar o sucesso, é preciso ler o mercado. Mais uma vez, as franquias são ótimos negócios e oportunidades. Tendo isso em mente, o próximo passo é focar em uma área que sempre cresce.
 

Empresas de venda de alimentação saudável

Segundo pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), publicada no UOL, em dezembro de 2020, os melhores investimentos para 2021 são empresas que comercializam produtos ligados à vida saudável (alimentação, cosméticos, atividade física), tecnologia e venda por delivery – reflexo dos hábitos adquiridos durante a pandemia.

O ramo de alimentos saudáveis se destaca porque está em contínuo crescimento. E franquias se destacam nessa área, oferecendo respaldo e expertise que são fundamentais para todo começo de negócio. Mas devem ser franquias confiáveis, conceituadas e com história de sucesso.
 

O que é oportunidade

Oportunidade deriva de oportuno, cuja origem no latim está ligada a “tempo certo”, “circunstância favorável”. O filósofo Mário Sérgio Cortella apresenta de forma muito bonita a origem desta palavra.

Em seu livro “Qual é a tua obra” ele responde assim à pergunta “o que é oportunidade”:

Os romanos tinham o hábito na Antiguidade de dar nome aos ventos. E um vento que levava o navio em direção ao porto, era chamado de ob portus, o vento oportuno. O que que é oportunidade? É quando você pega o vento favorável, aquele que o leva para o porto. E porto é a segurança, é também a saída. O porto impede que eu fique isolado, ilhado, sem alternativa.
 

O que é identificar a oportunidade

Para quem está descobrindo este mundo, talvez seja complicado até mesmo entender o que é identificar uma oportunidade. Isso é perceber quando existe uma lacuna que pode ser preenchida por um produto ou serviço. É analisar a viabilidade da criação de soluções e saber identificar quais são lucrativas.

Para fazer essas análises, é preciso estar sempre atento às mudanças, novidades e tendências do mercado. É necessário, diante de uma situação nova, aprender a perguntar quais problemas ainda estão sem solução e o que pode ser feito para atender a determinadas necessidades.

Bons negócios e oportunidades podem surgir de situações muito inusitadas e seu radar deve estar ligado para “pescar” as que se apresentam.

É preciso, também, atentar-se às mudanças na economia e na política do país, pois essas alterações sempre podem gerar novas oportunidades.

As novidades tecnológicas, mudanças ambientais, na legislação, nos hábitos de consumo também costumam se apresentar como grandes negócios e oportunidades.

Para enxergar esse cenário, é necessário aprender a ler e observar, por exemplo, em que momentos as pessoas consomem mais determinado tipo de produto ou serviço. Onde elas costumam comprar? Que tipo de atividade mantém o crescimento mesmo diante de crises? Esses indicadores são importantes para ajudar a identificar uma lacuna.
 

O que vender em 2021

A identificação da falta de determinado produto ou serviço e o desconforto ou inquietação pessoal em torno disso podem ser a descoberta de um nicho de mercado, o que ajuda a encontrar a resposta para o que vender em 2021.

Algo que tem registrado crescimento constante entre os consumidores é a preocupação com qualidade de vida e alimentação saudável. Cada vez mais as pessoas dão preferência a lanches naturais, saladas e sucos ao invés de fast food e guloseimas.

Portanto, o ramo de alimentação saudável é uma ótima opção para quem quer iniciar um negócio.

7 ideias de negócio para abrir em 2021

Aproveitar as oportunidades do mercado e transformar crises em oportunidade é uma característica do brasileiro. Dados do Relatório de Empreendedorismo no Brasil de 2018 mostram que aumentou o número de pessoas que empreendem por oportunidade.

Na atual situação em que o mundo se encontra, com as pessoas muitas vezes impossibilitadas de sair de casa, surgiram grandes negócios e oportunidades. Cresceu muito e ainda tem potencial de crescimento todo tipo de serviço que possa ser oferecido online. Também têm muito espaço os serviços de entrega. Veja 7 ideias de negócio para abrir em 2021.

1.   Alimentação saudável

De acordo com dados da Brasil Food Trends, o mercado de alimentação saudável vem apresentando crescimento médio de 12,3% ao ano. A previsão é que o segmento cresça ainda mais em 2021.

Especialistas apontam que o consumidor está ávido por produtos benéficos à saúde, que sejam mais funcionais (com valor nutritivo agregado) e atuem positivamente no desempenho físico e mental, assim como na saúde cardiovascular e gastrointestinais.

2.   Venda de produtos vegetarianos e veganos

Na onda da alimentação saudável, o mercado vegetariano também vem apresentando crescimento e continua sendo uma aposta para 2021. Segundo dados de pesquisa do Ibope sobre hábitos alimentares, 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se os ingredientes estivessem indicados na embalagem.

3.   Delivery de comida

Entre janeiro de junho de 2020, os principais aplicativos de entrega de comida (Rappi, iFood e Uber Eats) cresceram 103%, segundo pesquisa publicada no Terra.

De acordo com especialistas, os ramos de refeições individuais e produção de alimentos para nichos especiais – como idosos e pessoas que buscam alimentação saudável – estão entre as melhores apostas do setor.

4.   Venda de cosméticos naturais e artesanais

A mudança de foco do consumidor, cada vez mais interessado em produtos naturais, também brindou o setor de cosméticos. Estudos publicados no final de 2020 mostram que 62% dos brasileiros acreditam que os cosméticos deveriam ser formulados só com ingredientes naturais e orgânicos.

O setor demonstra grande potencial de crescimento para 2021, pois também está em sintonia com as mudanças de hábitos de consumo nesses tempos de pandemia.

5.   Negócios imobiliários

O mercado imobiliário cresceu nesse período de crise causada pelo coronavírus e tudo indica que vai continuar crescendo em 2021.

O salto de 70% nos financiamentos imobiliários é um claro indicativo. Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), José Carlos Martins, “a pandemia impulsionou o setor devido à crescente valorização do lar, da casa e da família”.

6.   Serviço de locação de carros

O serviço de locação de carros também cresceu em 2020 e continua apresentando força para 2021. O risco de se compartilhar veículos, em função da pandemia, parece ter sido um impulsionador desse ramo.

Além disso, outra mudança de comportamento: pesquisas publicadas em 2020 mostraram que 56% dos jovens brasileiros consideram dispensável ter seu próprio automóvel no futuro. Espaço para crescimento da locação.

7.   Comércio de wearables (vestíveis)

As vendas de wearables (vestíveis) cresceram 265% no primeiro trimestre de 2020 e alcançaram um faturamento de R$ 438 milhões, segundo dados do IDC.

Entre smartwatches e fitbands (relógios e pulseiras conectados), foram vendidos mais de 318 mil dispositivos vestíveis no país nesse período. Os especialistas apostam no crescimento das vendas para 2021.
 

Empresas de venda

Em meio a todas as possibilidades, vale destacar que segundo pesquisa da Euromonitor Internacional, de 2019, o Brasil subiu para o quarto lugar no ranking de empresas de venda de alimentos e bebidas saudáveis, mercado que movimenta cerca de US$ 35 bilhões anuais.

O número crescente de consumidores ávidos por esse tipo de produto não para de crescer, colocando o setor em lugar de destaque quando se trata de negócios e oportunidades.
 

7 ideias de negócio para empreender na internet

A Oberlo, plataforma que simplifica a busca por produtos para venda online, elaborou uma lista com várias dicas de negócios e oportunidades lucrativas para 2021. Dessa lista, elencamos 7 ideias de negócio para empreender na internet.

1.   Autônomos

Muitas profissões podem prestar seus serviços à distância, como advogados, jornalistas, corretores de seguros, programadores e contadores.

2.   Marketing e mídias digitais

À medida que a tecnologia avança, a maneira de divulgar seus serviços também muda. Muitas empresas se mantêm utilizando o mesmo processo e não atingem um novo público. Isso cria um nicho novo para as pessoas que têm um vasto conhecimento nesse setor, fornecendo um meio para vender suas habilidades a diversas empresas que tenham interesse em modernizar seu marketing e captar novos consumidores.

3.   Professor(a) particular

Saindo um pouco da produção de conteúdo, nossa lista de negócios lucrativos traz uma sugestão para quem gosta de ensinar: atuar como professor(a) particular. Talvez você tenha formação em áreas como Matemática, Física, Letras e tantas outras. Então está aí uma oportunidade de negócio para aproveitar.

4.   Lojas virtuais

Nossa lista de ideias de negócios online começa com uma loja virtual, até porque as estatísticas do e-commerce mostram que as vendas online estão crescendo. Por isso, que tal vender pela internet os produtos que você mais gosta?

5.   Artesanato

Trabalhar com artesanato pode ser uma oportunidade de negócio para obter renda a partir de suas habilidades manuais. Tricô, bordado, crochê, trabalhos com madeira, pinturas… Qualquer habilidade manual pode ser usada para ganhar dinheiro em casa, vendendo pela internet.

6.   Redação para a web

Já pensou em aproveitar seu gosto pela escrita e produzir artigos para empresas atuando como freelancer dentro da área de marketing de conteúdo? Para trabalhar com redação, você pode oferecer seus serviços em plataformas como Rock Content, Workana, Marfin, Contentools e Meu Redator.

7.   Infoprodutos

Os infoprodutos estão entre as melhores oportunidades de negócios lucrativos. Você desenvolveu um conjunto de conhecimentos com o passar do tempo? Pode, então, produzir webinars, e-books e cursos em vídeo para transmitir conhecimento a outras pessoas.
 

Nichos lucrativos

Nicho nada mais é do que o segmento ou a área que você escolher atuar. Os nichos lucrativos que aparecem com muita frequência em listas de empresas e publicações especializadas, normalmente envolvem ramos ligados à saúde, alimentação, desenvolvimento pessoal e profissional, finanças, pets e produtos tecnológicos.

Seja qual for o nicho que você escolher para ter seu negócio, uma boa notícia: especialistas apontam que 2021 será um ano melhor do que 2020, quando foram abertos mais de 3,3 milhões de novos negócios no país, segundo dados do Ministério da Economia. Para 2021, com a ampliação das vacinas e avanços na ciência, a expectativa é ainda mais positiva.

Para saber mais sobre a franquia Sucão, clique aqui.

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS