5 motivos para adquirir uma franquia de óculos

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

5 motivos para adquirir uma franquia de óculos

28/04/2023

19% da população brasileira usa óculos, o que permite grande movimentação do mercado óptico

Antes de empreender, é essencial analisar muito bem o segmento em que se está entrando. E um dos pontos mais importantes para considerar é o tamanho do mercado consumidor. No caso das óticas, cerca de 34 milhões de brasileiros – 19% da população nacional – utilizam óculos, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, ainda segundo a pesquisa, 104 milhões de pessoas possuem alguma síndrome ocular, o que torna o setor bastante atrativo em termos de negócio. Veja a seguir cinco motivos para adquirir uma franquia óptica:

 

  • Crescimento do mercado de óculos 

Devido à grande necessidade da população brasileira de usar óculos, o mercado óptico está sempre em crescimento e, consequentemente, aberto para novas oportunidades. Em 2022, por exemplo, o setor teve um faturamento superior a R$193 bilhões e cresceu 8,9% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).

Os óculos de grau são uma necessidade cada vez maior para as pessoas, o que faz com que esse setor sempre esteja em crescimento e seja uma ótima opção para aqueles que desejam abrir o próprio negócio e iniciar sua trajetória no mundo do franchising”, explica Gustavo Freitas, fundador do Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil.

 

  • Aumento dos problemas de visão causados pela pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 elevou o uso dos celulares, computadores e televisões, o que aumentou os problemas de visão da população. Segundo o relatório #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus, realizado por pesquisadores portugueses e espanhóis, 78% dos oculistas afirmam que houve uma piora na qualidade da vista da população.

“A pandemia fez com que mais pessoas procurassem óticas para adquirir óculos de grau, o que aumentou nossas vendas e nosso faturamento chegou a R$500 milhões no último ano”, comenta Freitas.

 

  • Setor de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar está em alta

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 21,5% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando a segunda maior alta no setor do franchising.

“Esse bom desempenho ajudou o Mercadão dos Óculos a ultrapassar a marca de 700 franquias no último ano, com um crescimento de 110% apenas no Nordeste”, diz o fundador da rede de franquias de óptica.

Segundo o último levantamento da entidade, o Mercadão dos Óculos subiu 12 posições entre as 50 maiores franquias do Brasil, pulando para a 30ª posição. A rede foi a única que cresceu dentre as franquias de ópticas presentes no ranking.

 

  • Brasileiros estão preocupados com a saúde ocular 

Segundo pesquisa realizada pela Johnson & Johnson, 64% dos brasileiros se preocupam com a saúde ocular, o que se reflete diretamente na procura por produtos e serviços relacionados ao tema, como o uso de óculos de grau.

“As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e não seria diferente em relação aos olhos. Esse aumento na importância dada para a saúde óptica fez com que criássemos um curso nessa área para tornar o atendimento cada vez melhor e ajudar os clientes que desejam cuidar bem das janelas da alma”, afirma Freitas.

 

  • Negócio enxuto 

Ao abrir um negócio, há sempre a preocupação com os custos. No caso do Mercadão dos Óculos, é possível abrir uma franquia em cidades de até 30 mil habitantes, o que exige uma operação menor e, consequentemente, menos gastos.

“O nosso modelo de negócio se adapta às características da sua cidade e também do seu bolso. Por isso, conseguimos abrir lojas tanto em cidades com menos de 30 mil habitantes, quanto naquelas que possuem mais de 100 mil habitantes”, afirma Gustavo.

 

Franquia consagrada

Em 2022, o Mercadão dos Óculos foi reconhecido pela 64º edição  do tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio.

Ao longo do ano passado, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez consecutiva, as cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Além disso, pela quinta vez consecutiva, ganhou o Selo de Excelência em Franchising, organizado pela ABF.

Os dois prêmios são referências no franchising e reúnem as redes que chegaram à excelência. Com isso, a marca entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising por cinco vezes e de forma seguida.

O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conhecerem melhor a rede.

Ainda em 2022, o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

NOTÍCIAS RELACIONADAS