Investir no ramo de franquias, ainda vale a pena ? Confira!

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Investir no ramo de franquias

Ainda vale investir no ramo de franquias?

20/05/2021

Ser um empreendedor em nosso país é, sobretudo, um ato de coragem.

Há cerca de 53,4 milhões de brasileiros que estão à frente de alguma atividade empreendedora, de acordo com o levantamento de 2019 do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Costumo comparar o ato de empreender com um malabarista de circo, em que você deve girar vários pratos sem deixá-los cair.

Esses pratos são as contas para pagar, recursos humanos, marketing e atendimento, além de novos pratos que vão surgindo durante o caminho.

Há cerca de 5 anos, comecei a empreender no mercado pet no segmento de franquias com a Padaria Pet, que é uma rede especializada em produtos gourmet para cães e gatos.

Desde então, consegui compreender como uma boa gestão é essencial para o negócio fluir.

Nesse sentido, a franqueadora tem um papel fundamental de ajudar o franqueado para que ele aprenda a ser um verdadeiro gestor.

A decisão do empreendedor em fazer parte de uma rede de franquia deve-se sobretudo em acreditar que uma marca está aliada ao propósito de vida dele, além de que a tal marca carrega a credibilidade e confiança para o mercado.

Investir no mercado pet vale a pena?

O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de produtos para pets, ficando atrás somente dos Estados Unidos e China.

No último ano, o país teve um faturamento de R$40 bilhões, resultando em um crescimento de 13,1% quando comparado a 2019, de acordo com o Instituto Pet Brasil.

Entre os benefícios na escolha de uma franquia no setor pet estão:

  • A conexão de uma marca pet consolidada no mercado;
  • Assistência na gestão do negócio;
  • Maior poder de negociação junto aos fornecedores, o que contribui no aumento de margem nos produtos e serviços;
  • Acesso a produtos inovadores com condições especiais de preço e pagamento;
  • Estar em um mercado que só cresce ano após ano.

Em quais detalhes o franqueado deve estar atento na operação do negócio?

O ano de 2020 gerou muitas incertezas, devido a pandemia da covid-19, impactando de forma negativa na decisão de começar um novo negócio.

Porém, para aqueles que decidiram ir contra a maré e desbravaram no empreendedorismo, as franquias são alternativas interessantes como uma opção de investimentos.

Vale ressaltar que no início do negócio, o franqueado deve ter em mente que é necessário metas pré-estabelecidas de faturamento, vendas diárias nos seis primeiros meses de vida da franquia, e após os seis meses, pensar no próximo semestre e seguir com esse plano.

Com base nessas métricas, é importante observar com atenção o dia a dia da loja, enxergar os detalhes e o que precisa ser feito para melhorar.

Nos primeiros meses de operação, visualizar esses detalhes será importante para traçar um plano estratégico.

O franqueado deve estar atento a sete pontos, após a abertura, para ajudar no crescimento do negócio, são eles:

  • O número de vendas por dia;
  • Valor de vendas diárias;
  • Ticket médio;
  • Atendimento dos colaboradores;
  • Exposição dos produtos e serviços;
  • O trajeto que os clientes fazem dentro da loja;
  • Quanto tempo o cliente leva para concluir a compra.

Case de sucesso

No início de 2020, a Padaria Pet tinha seis unidades de franquias e terminou o ano com o número total de 18 unidades, totalizando em um crescimento de 200%.

Nosso início de 2021 é bastante otimista mesmo diante das medidas restritivas de funcionamento do comércio nas últimas semanas, visto que a rede está prestes a inaugurar mais 5 novas franquias até o mês de Maio desse ano.

Mesmo diante das incertezas de mercado, conseguimos reverter a situação e mostrar aos potenciais franqueados o lado inovador da Padaria Pet, a oportunidade de entrar num mercado em ascensão e a questão do custo e benefício ao aproveitar os valores de locação mais baixos no mercado imobiliário atual.

Atualmente, oferecemos três modelos de franquia: a padrão, express e no formato de quiosques. O investimento médio inicial pode variar entre R$85 mil e R$300 mil.

*Arquelau So é diretor de expansão da Padaria Pet – rede de franquias que cresceu 200% em 2020.

 


Veja outros artigos interessantes para a escolha do seu negócio:

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS