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Interior cresce na preferência das marcas e atrai redes de franquias

09/11/2018

Interior

Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Jundiaí, Piracicaba, Mogi das Cruzes, Taubaté, Santos e Indaiatuba se destacam pelo número de unidades que possuem

As redes de franquias seguem avançando rumo ao interior do Brasil. É o que demonstra o mais recente estudo da ABF – Associação Brasileira de Franchising sobre a presença do setor nos municípios a respeito da presença e dos movimentos do franchising nas 20 maiores cidades do estado de São Paulo em número de marcas e unidades.

O levantamento aponta que, na comparação entre os primeiros semestres de 2017 e 2018, a exemplo do que vem ocorrendo no País, o movimento de interiorização das franquias pelo Estado prossegue, tanto quanto à abertura de unidades como em relação à chegada das redes nos diversos municípios paulistas. De acordo dados da ABF, o setor faturou no Estado R$ 65,071 bilhões em 2017, um crescimento de 10,6% na comparação com o ano anterior, quando somou R$ 58,813 bilhões. Em termos de expansão de unidades de franquias, o crescimento foi de 6% e de marcas, 10% no mesmo período.

Nascida na Capital paulista e agora, totalmente voltada para o interior, a Dídio Pizza começou sua expansão no interior pelas cidades de Campinas, Jundiaí, São Bernardo e Santo André, São Caetano e Osasco. “Essas são cidades em que estamos consolidados. Só em Campinas, possuímos quatro unidades!”, comenta Elidio Biazini, fundador e diretor da rede. Na mira da rede de pizzarias delivery estão as cidades de Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José dos Campos, Guarulhos e Santos.

“O sucesso nas unidades que já possuímos no interior de São Paulo nos mostra que podemos expandir em outras cidades. Neste ano, conseguimos reduzir o valor do investimento inicial de R$ 310 mil para R$265 mil graças ao trabalho constante de modernização da rede e otimização de custos. Estamos preparados para entregar lojas novas em 45 dias e com um faturamento mensal estimado em R$ 67 mil”, completa Biazini.

O Instituto Gourmet, é a maior rede de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Em 2017, a rede ingressou no franchising fechando o ano com um faturamento de mais de R$ 5 milhões de reais e já conta com 40 unidades espalhadas pelo Brasil.

Para Robson Fejoli, sócio da rede, o interior de São Paulo “possuí força e um potencial incrível para quem deseja ter seu próprio negócio”. O Instituto Gourmet já possui unidades em Jundiaí, Campinas e em breve inaugurará unidades em Piracicaba, São Sebastião e Sorocaba. Na mira da rede, uma das principais cidades onde buscam franqueados é Santos, na baixada Santista. Para se abrir uma unidade do Instituto Gourmet o investimento inicial começa em R$250 mil e o retorno é estimando entre 18 e 24 meses após a inauguração.

Já nos setor de serviços automotivos, a franquia pioneira em vistorias automotivas, Super Visão, registra faturamento na casa dos R$ 6 milhões mensais somando as mais de 140 unidades em todo país. Por mês, a rede emite em média 70 mil laudos de vistorias veiculares, o que inclui laudos de transferências e vistorias cautelares. Em seus mais de 12 anos de existência, foram mais de 8 milhões. A rede quer finalizar 2018 com 164 unidades. O investimento inicial para se abrir uma unidade começa em R$190 mil e o retorno é previsto entre 24 e 30 meses.

“O segmento automotivo é carente em cidades do interior, principalmente no que diz respeito à compra e venda de automóveis usados, o consumidor precisa de ferramentas para saber a procedência dos veículos e ter a certeza de estar fazendo um negócio seguro. A Super Visão tem foco também em regiões interioranas justamente pelo mercado ser bastante promissor em cidades menores”, declara Beto Reis, diretor da Super Visão.

Outros dados que indicam que as franquias rumam cada vez mais para o interior do País estão relacionados aos shoppings. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 78% das inaugurações desses centros comerciais entre 2017 e o primeiro semestre de 2018 foram em cidades que não são capitais; e 61,1% dessas aberturas ocorreram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Mais detalhes sobre as cidades pesquisadas

A cidade com maior crescimento em número de unidades de franquias foi Presidente Prudente, com variação de 13%, registrando 237 operações no período analisado. Localizado a 558 km da Capital, o município possui uma população estimada em mais de 227 mil habitantes (IBGE 2018). A renda per capita era superior a R$30 mil em 2015 e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0.806 (Censo 2010) é considerado alto. Em segundo lugar destacam-se São José do Rio Preto, com 602 unidades, e Jundiaí, com 507, ambas com 12% de crescimento. Piracicaba (377 unidades), Mogi das Cruzes (282) e Taubaté (249) ocupam a terceira posição, com variação de 11%. Ainda na casa de dois dígitos de crescimento, destacam-se em quarto lugar a litorânea Santos (518) e Indaiatuba (241), com 10%.

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