Considerado como um dos melhores segmentos do franchising, rede de franquias Touti aponta as vantagens para quem quer ter o próprio negócio com empreendimento que oferece desde perfumes a linha capilar e hidratante corporal.
O brasileiro é o maior consumista do mundo em perfumes quando se fala em “ml”, ficando até mesmo atrás da França, que é considerado o berço da perfumaria.
No entanto, quando o assunto é mercado, o Brasil ocupa a segunda posição como maior mercado, segundo a empresa de pesquisa Euromonitor.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontou aumento próximo a 10% nas vendas pelo setor no primeiro semestre de 2022.
Em 2021 esse mercado faturou R$ 39 bilhões, sendo 10,5% a mais que o faturamento de 2020.
Há anos os números do setor vêm surpreendendo, principalmente após a pandemia onde o autocuidado com a pele e o corpo ganhou uma atenção redobrada.
A fragrância e o frescor são alguns dos motivos que levam os brasileiros a buscarem pelos produtos do setor, como é o caso dos perfumes, principalmente quando dá essa sensação de limpeza após o banho.
A franquia Touti – especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – conta que a pandemia impulsionou esse mercado e fez com que as pessoas olhassem mais para si.
“O autocuidado ganhou espaço no dia a dia das pessoas.
Acreditamos, diante das pesquisas, que com o mercado de beleza avançando e registrando números significativos atrai mais empreendedores para esse setor.
Até porque o Brasil oferece excelentes opções de negócios relacionados à higiene e beleza para quem está em busca de uma oportunidade de investimento.
Diante disso, aperfeiçoamos o setor de qualidade, garantindo melhores resultados na ponta, bem como adquirimos tecnologias para fábrica e aumento dos itens do portfólio”, explica Hiago Freitas, coordenador de expansão da Touti.
Negócio promissor
Somente de 2021 para 2022, a Touti cresceu 82%, saindo de cinco unidades próprias para 45 operações ativas.
Além do crescimento exponencial no número de unidades franqueadas presentes hoje em todos os estados brasileiros.
A marca pernambucana vem conquistando o mercado nacional.
Além da qualidade dos produtos, o que vem atraindo muitos novos empreendedores é o investimento acessível para trabalhar com estrutura física, com investimento inicial a partir de R$ 12 mil.
A Touti oferece o modelo quiosque smart, modelo de apenas 1 metro quadrado ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas.
Também há a opção quiosque full, voltado para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 3 ou 6 metros quadrados.
Já para quem busca uma estrutura maior há a opção de loja, que foi criada em 2021 pela rede com o intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os shoppings que não aceitam a entrada do quiosque full.
O faturamento bruto ao franqueado é outra grande vantagem, que varia entre R$ 15 mil a R$ 50 mil mensal, conforme o modelo escolhido.
O lucro líquido mensal fica entre 16% e 20%, enquanto que o prazo de retorno é estimado entre 5 a 24 meses.
“Vale destacar que com as vantagens citadas o franqueado pode olhar com bons olhos para este mercado, já que o empreendimento está repleto de possibilidades que permitem o franqueado crescer”, analisa Freitas.
Cada nota das fragrâncias
Atualmente, a rede conta com quatro linhas de perfumes, todos com fabricação própria, com tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação, tendo 50 ml em cada frasco.
A linha Vip é a queridinha dos clientes.
São perfumes que expressam glamour e exclusividade com mais de 60 tipos de fragrâncias, que vão das notas mais suaves até as mais quentes.
A linha Lux é uma perfumaria de nicho com ingredientes raros e refinados.
Spa é uma linha com combinação de óleos essenciais que proporcionam a sensação de bem-estar caracterizado pela aromaterapia.
Os perfumes têm notas leves, proporcionando relaxamento.
Já a linha Fit é indicada para o público que busca fragrâncias refrescantes e revigorantes.
A característica dessa linha é a energia.
Além dos perfumes, a Touti também oferece uma linha completa capilar.
Como é o caso da linha nutrição, que atua na recuperação da fibra capilar, promovendo uma nutrição profunda, devolvendo a vitalidade, o brilho intenso e a maciez.
É enriquecida com blend de aminoácidos e vitaminas, óleo de groselha negra e óleo de avelã.
A linha hidratação proporciona um efeito umectante intenso e ação regenerativa dos fios.
É enriquecida com ácido hialurônico, hidrovance e óleo de monoi, possui agentes hidratantes e reparadores de alta eficácia para os fios ressecados, deixando-os macios, com brilho intenso e viçoso.
Enquanto a linha reconstrução serve para reparar a fibra capilar, deixando os fios mais fortes, saudáveis e resistentes à quebra.
A fórmula é composta por blend de aminoácidos e vitaminas, vinagre de maçã e óleo de baobá.
Para a linha spray a Touti desenvolveu uma formulação para cachos que promove um efeito leve com os cachos soltos, cheios de movimento e com brilho e hidratação.
Há também o spray tradicional com um tratamento condicionante reparador que proporciona 10 benefícios com efeitos instantâneos para o cabelo.
A fórmula proporciona reparação, hidratação, proteção térmica e da cor, desembaraçamento, prevenção a pontas duplas e ressecamento, controle do frizz, além de ajudar na definição do penteado.
“O autocuidado e a vaidade fazem parte da cultura do brasileiro a recorrer a produtos que estimulam a beleza e estética, e prova disso são os números.
Trata-se de um dos mercados que pouco sofreu com a queda das vendas durante a crise.
A perfumaria, inclusive em períodos de datas comemorativas, como Natal, Dias das Mães e dos Pais são excelentes para o faturamento e podem até mesmo triplicar em alguns períodos.
O preço acessível dos produtos da Touti aliado a qualidade e fragrâncias possibilita o franqueado ter um ticket médio maior, além de conquistar mais consumidores, principalmente de várias camadas sociais”, finaliza o coordenador de expansão.
Fonte: Fatos&Ideias Comunicação