Redes que atuam com assistência técnica, saúde, limpeza, delivery e educação tiveram aumento expressivo no número de unidades em 2020
A crise causada pelo coronavírus afetou muitas empresas, mas por outro lado, alguns setores foram menos prejudicados ou até favorecidos pelas novas necessidades do mercado.
Redes dos segmentos de limpeza, saúde, assistência técnica, alimentação, entre outras, tiveram um desempenho positivo durante o ano de 2020.
É o caso, por exemplo da OdontoCompany, rede de clínicas odontológicas que constantemente investe em novas tecnologias e, inclusive, criou uma plataforma de teleatendimento no início da pandemia para avaliação prévia dos pacientes.
Atualmente a rede é a maior do segmento no mundo e inaugurou, em média, 45 unidades por mês no segundo semestre do ano passado.
Outro exemplo de franquia que foi além de qualquer expectativa, mesmo em tempos de crise, foi a Campinas Celulares.
A rede especializada em assistência técnica e venda de acessórios para smartphones cresceu 200%, em relação ao mesmo período de 2019.
“Inauguramos seis novas unidades e temos mais três contratos fechados para o início deste ano. Nossa expectativa era abrir 20 vagas de trabalho em nossa rede, mas acabamos precisando contratar mais, foram 60 novos colaboradores”, afirma o CEO, Clayton Mangulin.
No segmento de alimentação, o destaque vai para a rede Mr. Fit, especializada em comida saudável, que abriu 190 novos negócios desde o início da pandemia.
Criada pela empresária Camila Miglhorini sob o conceito de fast food saudável, a rede possui atualmente mais de 370 franquias e conta com representantes em 18 estados brasileiros.
Com o desemprego em alta, o modelo de franquia home office deu a oportunidade de quem perdeu o emprego durante a pandemia abrir o próprio negócio e conseguir gerar renda.
Já a Limpeza com Zelo, especializada em serviços de limpeza residencial e comercial teve sua demanda triplicada desde o início da pandemia.
Esse aumento impulsionou uma série de melhorias na rede, como a criação de uma loja virtual, onde o cliente seleciona os serviços de acordo com suas necessidades, livre de burocracias e complicações, além da ampliação de atuação da empresa, que passará a oferecer manutenção, hidráulica, reparos elétricos, entre outros.
“Em meio à crise, quem estiver mais bem preparado sem dúvidas sairá melhor e terá mais demanda para atender”, destaca o presidente Renato Ticoulat.
Além disso, a Limpeza com Zelo acaba de inaugurar um escritório regional no Rio de Janeiro, que ficará responsável pelo atendimento da região metropolitana e a expectativa é aumentar em 34% a receita da rede, que tem 125 unidades no País.
Outra rede que conseguiu crescer no ano passado foi a Home Angels, maior franquia de cuidadores de idosos da América Latina.
O cenário já era favorável mas, sem dúvida, a pandemia do coronavírus trouxe um novo desfecho para a rede: houve aqueles que, assustados com a possibilidade de contaminação nas casas de repouso, optaram por trazer os idosos para dentro de casa e se depararam com uma nova necessidade.
O isolamento social, que, se em um primeiro momento deixou o mercado incerto, trouxe também novos clientes e um crescimento interno de 25% se comparado com 2019. E neste mesmo período, entre abril e outubro, foram 22% a mais de novos contratos.
É nesse ritmo que a perspectiva para 2021 é positiva, com a projeção de encerrar o ano com mais 50 unidades.