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Franquias de turismo são opção para empreendedores diante da retomada do setor

09/12/2022

Maior operadora de viagens do país, CVC tem 1.100 lojas em todo o Brasil e aposta na digitalização da rede para aumentar conversão de vendas em até 20%

O setor de turismo, um dos mais impactados pela pandemia, segue vivenciando a retomada das viagens, sejam de lazer ou corporativas. A CVC Corp, um dos maiores grupos de viagens da América Latina, divulgou em seu balanço mais recente, referente aos resultados do 3º trimestre de 2022, crescimento de quase 35% nas reservas confirmadas em relação ao mesmo período de 2021. De janeiro a setembro, o grupo embarcou 5,3 milhões de passageiros no país, o que confirma que os brasileiros voltaram a viajar.

Desde 2020 a companhia segue ampliando consistentemente seus investimentos em tecnologia, tendo implementado ferramentas para otimizar a experiência do cliente e também do consultor de viagens. O investimento em tecnologia realizado pela CVC Corp para suportar os avanços digitais, que já foram implementados e que estão por vir, foram de mais de R$ 300 milhões desde 2020, sendo R$ 166 milhões entre janeiro e setembro deste ano, fazendo de 2022 o ano de maior investimento da história da CVC Corp.

Entre as novidades estão a plataforma Atlas, que concentra todos os canais (site, aplicativo e a rede de lojas) em um mesmo lugar, em mais um passo da omnicanalidade da empresa, e o marketplace de crédito, que oferece ao cliente a melhor opção de financiamento de viagens via instituições parceiras CVC em até 24 vezes fixas. Outra novidade é o Clube CVC, programa de fidelidade que também conta com a versão por assinatura, Clube CVC Super, que pode ser aderido pelo cliente que deseja resgatar seus pontos, a qualquer tempo, para utilizar nos pacotes de viagens com a operadora.

Além dessas transformações, a CVC também lançou, em outubro de 2021, um novo conceito de lojas, mais modernas, digitais e focadas na experiência do cliente. Já são mais de 40 unidades renovadas e esse novo formato já possibilita a algumas delas aumentar a conversão de vendas em até 20%, quando comparadas a unidades na mesma região e com o mesmo potencial de negócios. Também vale ressaltar que o novo conceito ajuda a atrair um novo perfil de cliente para as lojas da marca: pessoas mais adeptas à tecnologia e que costumam planejar a viagem por conta própria, mas que não abrem mão de fechar a viagem com a CVC tanto pela expertise dos consultores de vendas, quanto pela assistência que a operadora oferece em toda a jornada da viagem.
Empreendedorismo – A CVC Viagens é atualmente a maior operadora de viagens do país, com mais de 1.100 lojas em todo o Brasil, sendo mais de 40 abertas desde 2020, mesmo com a pandemia – 11 somente ao longo de 2022. A marca segue otimista com a retomada, abrindo oportunidades para quem deseja empreender no setor e se tornar um franqueado. E empreender está na veia do brasileiro. Pesquisa da Global Entrepreneur Monitor (GEM), que no Brasil é realizada pelo Sebrae e pelo IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), divulgada em março, mostra que cerca de 14 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos, ou seja, quase 10% da população brasileira adulta, comandam algum empreendimento no país, que é o 7º num ranking de 50 do empreendedorismo mundial.

Alguns pontos precisam ser analisados quando se decide empreender, e estar ao lado de uma marca forte é fundamental para o sucesso do negócio. Ari Souza, que está há 17 anos na CVC, sendo há quatro como franqueado, em São Bernardo do Campo (SP), conta que esse é um fator que o motiva a ser representante da empresa. “Além do fato de a CVC ser uma empresa nacionalmente conhecida, com a força de 50 anos de mercado, o suporte que a franqueadora oferece ajuda muito o nosso dia a dia. Conheço essa questão a fundo, porque minha história com a empresa é antiga: em 2005 entrei como vendedor, trabalhei por 13 anos, passando pelos cargos de supervisor e gerente, e, finalmente, adquiri minha própria franquia em 2018, onde agora estou”, explica Souza.

Embora a pandemia tenha sido um grande desafio na vida do franqueado, ele revela otimismo para os próximos meses e o objetivo de expandir ainda mais seu faturamento mensal. “Enxergo com otimismo o ano de 2023. Já é possível verificar uma melhora significativa, voltando aos patamares pré-pandemia. Estou otimista com o crescimento das vendas e do faturamento, especialmente neste fim de ano, com as viagens de férias de verão”, pontua Ari Souza.

A franqueada Aline Amorim também conhece o funcionamento da loja CVC de perto há anos. Ela começou como caixa em uma loja em 2011, passando a consultora de vendas, o que a fez se encantar pelos produtos e ainda mais pela marca. Passou a supervisora e a gerente, coordenando nove lojas do mesmo franqueado. “Todo esse aprendizado me fez querer coisas novas e o fato de conhecer todos os pontos da operação da franquia CVC e não só o processo de venda, me instigou a querer mais e a ter a minha própria loja”, explica Aline.

E esse desejo se tornou oportunidade mesmo com a pandemia. “Assumi minha loja como franqueada CVC em 2020, bem quando houve a primeira e segunda ondas de covid. Passamos pelo período mais difícil da pandemia e, em 2021, alcançamos resultado similar ao da loja que eu gerenciava em 2019. Eu vejo isso como um número positivo, pois no ano passado ainda tivemos tempos de loja fechada, claro que com outro cenário, mas com uma equipe já preparada. Outro ponto observado foi o boom de vendas para clientes novos, que nunca tinham feito a primeira viagem dos sonhos”, conta.

A CVC traz possibilidades de empreender em franquias com investimento inicial acessível (R$ 160 mil), parcerias com instituições financeiras para apoiar e viabilizar o sonho do empreendedor, além de não cobrar royalties e nem taxa de franquia, com possibilidade de retorno (pay back) em 28 meses. Além de oferecer vários formatos de layout para adaptar a loja ao município onde será instalada, a marca disponibiliza a seus franqueados todo apoio para estruturá-la, suporte de tecnologia e em publicidade, e treinamentos e capacitações constantes para todo o time da loja.

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