Franquias de educação comemoram crescimento de 17% no setor

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Via Certa Educação Profissional

Franquias de educação crescem mais de 17% e comemoram a alta do segmento

29/08/2023

Os dados fazem parte do Diagnóstico Setorial de Educação 2023 que mostra os motivos para essa grande alta; Franquia Via Certa Educação Profissional fala sobre as estratégias que permitiram o crescimento da empresa, principalmente após a pandemia

Durante a pandemia muitas empresas tiveram que se adaptar por conta das restrições que aquele momento impôs.

Porém, quem conseguiu fazer as adaptações com maestria e se aprofundou em ações inovadores, conseguiram bons resultados e hoje colhem os frutos.

E isso, foi justamente o que ocorreu com o segmento de educação no mercado de franchising.

De acordo com recentes dados do Diagnóstico Setorial de Educação 2023, feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor educacional confirmou sua adaptação e, consequentemente, sua retomada na trajetória de crescimento.

A pesquisa revela que o nicho obteve um aumento de 17,8% no faturamento no 1º trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022.

Esse crescimento do ramo de educação é maior do que o setor de franquias como um todo, que obteve uma alta de 17,2% no período analisado.

O Diagnóstico também aponta que a principal transformação observada em 2022 e neste ano, tendo como foco a retenção de alunos, foi no aumento dos recursos de ferramentas tecnológicas.

No ano passado esse aumento foi de 88,9% e no 1º trimestre deste ano uma alta de 63%.

Outro dado que chama a atenção é de que as aulas presenciais voltaram a ter maior predominância, confirmando a retomada de hábitos pré-pandemia por parte dos alunos.

A ABF apontou que entre as franquias de ensino profissionalizante e de desenvolvimento humano, o total de estudantes no regime presencial é de 83%.

A rede Via Certa Educação Profissional – marca com atuação no mercado de cursos profissionalizantes – segue na mesma tendência, registrando recorde de matrículas e com 88% dos seus alunos matriculados no ensino presencial.

 

Sistema Flex

Para não correr o risco de fechar as portas e continuar atraindo alunos a buscarem o ensino profissionalizante, a Via Certa Educação Profissional se adaptou ao momento com um novo modelo de atendimento e obteve um grande sucesso logo de cara.

“Assim que a pandemia começou nós passamos a fazer várias alterações na rede para continuar atendendo nossos alunos com eficiência.

Desse modo, transformamos nossos cursos presenciais em on-line.

De uma maneira muito rápida e surpreendente vimos o engajamento de todos para se profissionalizar, até mesmo porque o desemprego começou a crescer e muitos brasileiros correram em busca de cursos, até mesmo para criar novas oportunidades profissionais”, comenta o diretor executivo da rede, Décio Marchi.

O executivo conta que muito rapidamente, ainda no início da pandemia em 2020, a Via Certa criou o Sistema Flex.

Essa opção possibilita ao estudante escolher se ele irá fazer as aulas da plataforma 100% online, se irá até a unidade da Via Certa ou também se irá realizar seus estudos uma parte online e a outra na escola, o deixando totalmente livre para fazer sua escolha.

Esse novo sistema conquistou novos estudantes e também manteve aqueles que já estavam ativos.

 

A retomada do presencial

Com o Sistema Flex a Via Certa conseguiu trazer ao negócio um modelo que foi muito bem aceito durante o período mais complicado da pandemia, fazendo com que a saúde financeira da franquia continuasse boa.

Porém, com o fim das restrições, o ensino presencial voltou com a sua força de antes.

“O Sistema Flex foi essencial para que pudéssemos passar por um dos momentos mais delicados que o mundo viveu sanitariamente e economicamente.

Além disso, ele foi incluído de maneira fixa no nosso plano de estudos, fazendo com que o aluno decida como irá estudar”, conta Décio.

Apesar disso, o diretor executivo da franquia de cursos profissionalizantes afirma que hoje a maior procura é pelo presencial.

“Em toda rede estamos com 88% de alunos no presencial, além de estarmos registrando recordes de matrículas”, diz.

Somente em janeiro deste ano a rede fechou 2.672 matrículas, equivalente a um aumento na casa de 800 novas matrículas, comparado ao mesmo mês de 2022.

Agora no mês de agosto é esperado que o número de matrículas supere o último janeiro.

 

Multifranqueados

Ainda segundo o Diagnóstico Setorial de Educação, outro dado relevante nesse sentido é o tempo médio dos franqueados na rede.

Segundo o levantamento, 53% dos parceiros de negócios estão, em média, há mais de cinco anos à frente de suas franquias e as empresas franqueadoras de educação têm, igualmente na média, mais de oito anos de atuação no mercado.

É também o caso da Via Certa que está há 11 anos no mercado educacional, e em média 60% dos seus franqueados também estão há mais de 5 anos à frente das operações.

Quando o assunto é multiunidades os números também surpreendem, das 51 operações da marca, 55% são de multifranqueados, com duas ou mais unidades.

No Brasil, segundo a ABF, esses multifranqueados correspondem até 10% do total, respectivamente, de 50% dos colégios bilíngues, 40% das escolas de idiomas e 38% das franquias profissionalizantes e de desenvolvimento humano.

Os investidores multiunidades se destacam também na faixa de 11% a 20% do número total dos franqueados das redes pesquisadas, sendo 50% nas franquias bilíngues e 30% nas de idiomas, e acima de 31% do total de franqueados multiunidades, abrangendo 50% das escolas profissionalizantes e de desenvolvimento humano.

A Via Certa está no mercado desde 2012, e soma 51 unidades espalhadas por 11 estados brasileiros, e conta com uma grade com 44 cursos profissionalizantes de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada.

 

Fonte: Fatos&Ideias Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS