Da zona de conforto ao negócio próprio com a Franquia Via Certa

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquia Via Certa

Da zona de conforto ao negócio próprio

03/03/2020

Érika Araújo deixou 18 anos de carreira como operadora de telemarketing para empreender na cidade que sempre sonhou viver

Muita gente se sente acomodada no que faz.

O medo muitas vezes é a principal razão pela qual algumas pessoas não fazem mudanças de vida e se entregam à zona de conforto.

As responsabilidades como filhos e contas a pagar são os principais empecilhos, porém quando o primeiro passo é dado, geralmente as portas para o crescimento se abrem.

E para isso basta ter coragem.

Érica Araújo, 38 anos, trabalhou durante 12 anos como operadora de telemarketing na área da educação (vendas de cursos por telefone).

A rotina era sempre a mesma e o trabalho ela já dominava inteiramente.

Em 2012, o marido dela que atua como militar foi transferido para Americana (SP), e ela precisou tomar uma decisão que a tiraria por completo da rotina.

“Nesse momento eu resolvi acompanha-lo e começar uma vida nova.

O medo foi inevitável porque eu estava acostumada com a minha rotina, com a empresa em que trabalhava e com as pessoas que conviviam ali comigo.

Além disso, eu não sabia em quanto tempo eu iria conseguir outro emprego, o que me deu ainda mais medo porque nós temos um filho de treze anos e contas a pagar assim como todo mundo. Foi uma decisão muito difícil e importante, mas decidi ir”, explica Érika.

O cenário, apesar de desconhecido deu início a uma nova aventura.

Na nova cidade, ela conseguiu um emprego em uma multinacional também como operadora de telemarketing.

Porém, o clima de novidade despertou ainda para outra situação: a chance de ter um negócio próprio.

Nos anos anteriores, os caminhos da carreira a tinha aproximado de alguns empresários, entre eles, Décio Marchi, presidente da franquia de educação profissionalizante Via Certa.

Érika viu muitas unidades nascerem e darem certo no mercado, só que, coragem mesmo de investir e abrir o seu próprio negócio ainda faltava.

“E foi nesse momento de mudanças que eu resolvi empreender.

Eu sempre tive o sonho de morar em Santa Fé do Sul (SP) – eu já conhecia a cidade por ter morado na adolescência lá, e então resolvi marcar uma reunião com o Décio e no mesmo dia a gente deixou definida a data para abrirmos a minha unidade.

Eu sai da reunião, confesso que assustada, porque quando dei por mim, eu ia abrir a ‘minha franquia’”, conta.

O passo para se tornar uma empresária mais uma vez contou com uma dose expressiva de coragem.

Isso porque na multinacional ela ganhava muito bem e tinha grandes chances de crescimento.

Além disso, a decisão a distanciaria do marido. Mas decidida, ela se mudou para Santa Fé do Sul e já era dona do seu próprio negócio.

A mudança aconteceu em 2018.

Érika levou consigo a coragem e o filho.

E não é que de lá para cá, os resultados tem sido positivos?!

Em apenas um ano ela já recuperou o valor investido no negócio, levanta um faturamento excelente, a unidade possui mais de 400 alunos e emprega aproximadamente 15 pessoas de forma direta e indiretamente.

Os planos agora? Érika afirma que estão muito longe da zona de conforto.

“O próximo passo é abrir a minha segunda unidade e já estou me programando para isso!

Vejo que a mudança é necessária na vida das pessoas, e às vezes, esse é o item necessário para fazê-las crescer.

O novo é um risco que muitas vezes assusta, mas você nunca saberá o resultado disso se não sair do lugar”, diz em tom de orientação a empresária.

Érica finaliza dizendo que os desafios foram muitos.

Para ela, fazer uma nova mudança, deixar o marido “para trás” (hoje ele aguarda transferência), tirar o filho da escola, e aprender a dirigir uma empresa não foi fácil, porém valeu a pena.

“Como profissional eu tinha conhecimento de vendas por telefone, mas não sabia nada de administração – eu não tinha sequer base.

Mas consegui aprender e tenho o suporte da rede.

Hoje eu me sinto muito realizada e com grandes expectativas.

Trabalhar com pessoas realizando sonhos é muito gratificante.

Aqui nós mudamos vidas diariamente.

Acompanho alunos conseguindo empregos melhores, outros se profissionalizando para conseguir uma oportunidade, e isso nos ‘enchem os olhos’.

Toda essa mudança de vida me permitiu evoluir e crescer como profissional e ser humano, se eu soubesse, teria começado muito antes”, finaliza a empreendedora.

 

Quer mudar? Veja por onde começar

Considerar uma grande mudança e deixar a zona de conforto não é fácil.

Ir além do que já é conhecido e confortável exige coragem e determinação.

Para você que quer superar essa fase e inovar, separamos aqui seis dicas!

  1. Avalie sua vida. Faça uma avaliação sincera de sua vida, tome isso como o primeiro passo. O que não te agrada mais, o que não faz mais sentido e te deixa insatisfeito? Analise formas de como mudar a situação e aja. Se você está infeliz no mesmo empregohá anos e não faz nada para mudar, não espere uma nova vaga cair do céu;
  2. Liste seus sonhos (plausíveis com a realidade atual) – Coloque no papel tudo aquilo que você gostaria de fazer, como mudar de emprego, ter filhos, perder peso ou se mudar do país;
  3. Separe esses sonhos em prioridades e enumere porque você ainda não pode realizá-lo. Por exemplo, se você quer viajar um dos motivos pode ser a falta de dinheiro ou férias incompatíveis à do seu parceiro;
  4. Faça uma análise minuciosa e uma autocrítica sobre os empecilhos que você listou para cada sonho e retire da lista tudo o que for desculpa. Lembre-se, sair da zona de conforto vai lhe causar desconforto, mas é preciso aplicar essa força e trabalho para que a mudança aconteça;
  5. Depois que você tirar as desculpas, vá para o plano de ação: faça um passo a passo do que você precisa fazer para seu sonho se tornar realidade. E isso pode envolver mudar seu padrão de vida, por exemplo. Nesse momento é preciso ter determinação e foco no objetivo;
  6. Coloque em prática até você alcançar esse objetivo. E não desista. Pode ser que um dia ou outro você falhe nesse plano, mas tenha paciência e busque sempre recomeçar seu dia com um objetivo bem estabelecido.

 

Sobre a Via Certa

A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP).

Com uma metodologia híbrida, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada.

Atualmente são mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$130.573,00.

Saiba mais sobre a FRANQUIA VIA CERTA

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS