Conforme um negócio começa a crescer, ganhando visibilidade e admiração do público consumidor é natural que os empreendedores se questionem sobre a possibilidade de expansão da marca através de franquias.
O público consumidor, tempo de negócio, experiências mercadológicas e reconhecimento da marca no mercado são fatores necessários e de extrema importância nesta mudança.
Com isso alguns questionamentos começam a surgir sobre as vantagens e desvantagens de transformar o modelo de negócio em uma rede de franquias. Destacamos abaixo alguns pontos chaves deste formato, vejamos:
Padronização e Regulamentação
A padronização da rede é uma das maiores vantagens da formatação de franquias do ponto de vista operacional, pois o empreendedor consegue interligar a expansão da marca sem perder o padrão de qualidade e sua essência original.
Desde tratar os clientes com a mesma qualidade até a ficha técnica de um produto, todos os processos devem estar padronizados e de acordo com as leis exigidas, podendo fazer do seu negócio uma rede mais estruturada, com altos padrões de qualidade, proporcionando a maturação e valorização da marca.
Expansão Solidificada
Além de poder praticar um modelo de crescimento em espiral, franqueando o seu negócio o custo financeiro e o tempo gasto para expandir a marca provavelmente serão menores do que se fosse em outro formato sem ser o modelo de franquias.
Isso significa que transformando o seu negócio em franquia a sua empresa pode crescer com capital externo (franqueados), ganhando mais visibilidade e reconhecimento em outras regiões, deixando para a franqueadora o papel de transmitir o know-how e suporte da rede, além de possibilitar mais tempo para o desenvolvimento de novos produtos e soluções para a marca.
Poder de Barganha
Com mais unidades franqueadas há um aumento na demanda por produtos, com isso o poder de barganha com os fornecedores pode aumentar.
Dessa forma quanto maior for o crescimento da sua rede de franquias, mais força você terá para negociar preços, prazos de entregas, qualidade dos materiais, enfim, uma série de pontos que com a negociação certa só trarão benefícios a longo prazo para o seu negócio!
Lembramos que realizar um processo de Formatação de Franquias não é algo fácil, principalmente porque envolve análise financeira e de franqueabilidade, adaptação de processos e procedimentos, criação de peças jurídicas, manuais da franqueadora, entre outras estratégias necessárias para isso.
Por isso é fundamental contar com o auxílio de uma empresa de consultoria especializada em todos esses processos, para que eles sejam feitos corretamente e dentro dos padrões necessários para o crescimento saudável da sua empresa.
Autor: Marcos Guimarães
CEO da CNXLINE – Formatação de Franquias e Expansão de Negócios
www.cnxline.com.br