Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

FIA e ABF lançam primeiro MBA para Gestão de Franquias do Brasil

29/04/2008

Instituição apresenta curso focado em gerenciamento estratégico de negócios, finanças corporativas, contabilidade gerencial, gestão de pessoas, marketing e técnicas de negociação em franquias.

A FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), lançou o MBA Gestão de Franquias, coordenado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR).


O primeiro encontro acontece hoje, 22 de agosto, na sede da ABF, com a abertura solene entre 14h00 e 15h00, pelo Presidente da associação Artur Noemio Grynbaum e pelo Professor e Diretor-Presidente da FIA, Claudio Felisoni de Ângelo. Dando continuidade a programação, das 15h00 às 16h00, será iniciada a integração dos alunos com os organizadores do curso que farão as devidas apresentações dos métodos, da grade dos temas que serão abordadas, corpo docente, entre outros. Após esta introdução, as aulas serão iniciadas pelo Coordenador comercial e institucional do Provar, Eduardo Terra, com o tema: O mercado de varejo no Brasil e no mundo.                                   

O primeiro curso de MBA voltado ao setor de franquias oferecido no País está dividido em dez blocos, que propiciam o contato com importantes empresas e profissionais do segmento. A novidade segue a proposta de garantir suporte e uma visão completa de um mercado em ascensão no Brasil.

Com 600 horas de duração em um período de 24 meses, o curso será segmentado em Gestão de Negócios, Gestão de Varejo e de Serviços, Gestão de Franquias, com cenários e tendências de cada setor. O programa abordará temas como a conjuntura econômica do País e em âmbito internacional, bem como, finanças corporativas e contabilidade gerencial com destaque para administração de capital de giro, alavancagem financeira e operacional e gestão estratégica de custos.

O módulo de Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais incluirá processos que variam da contratação de colaboradores à gestão de equipes e de competências, cultura organizacional, relacionamento interpessoal, desenvolvimento profissional, entre outros. O conceito e a evolução do pensamento de Marketing também se destacam no programa que valorizará o mercado e o comportamento do consumidor.

O programa destaca ainda a Gestão de Operações e a Tecnologia da Informação com sistemas de apoio a tomadas de decisão. Ainda na grade estão os Métodos Quantitativos Aplicados que envolvem toda a questão matemática a ser aplicada na gestão de uma franquia, e os Tópicos Avançados de Gestão e as Técnicas de Negociação também são bases fortes do curso.

A ABF como representante oficial do sistema de franquia no Brasil norteou a grade curricular do curso junto a FIA, no qual dois de seus diretores ministrarão algumas matérias.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, a associação identificou a carência de um curso específico para franquia, que preparasse bons profissionais para atuar nas empresas desse setor. `Esse é o primeiro MBA da América Latina voltado para o mercado de franquia e é fruto do avanço do sistema de franchising no Brasil`, explica.

Ministrado por professores da FIA, o MBA Gestão de Franquias conta ainda com profissionais e palestrantes experientes na área de Administração. O programa será ministrado nos centros de treinamento da FIA em São Paulo e na própria sede da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

`Essa é uma oportunidade pioneira de o aluno estar em contato com uma metodologia que envolve técnicas precisas sobre como gerenciar uma rede de franquias com segurança, foco e consistência`, informa o professor Eduardo Terra, coordenador institucional e comercial do PROVAR.

Informações:
MBA Gestão de Franquias
Coordenação Acadêmica – PROVAR (Programa de Administração do Varejo)
Informações: (11) 3894-5007
Site:
www.fia.com.br e www.provar.org.br
Local : Instalações FIA e ABF.
E-mail:
[email protected]

 

Da: Redação DFREIRE

NOTÍCIAS RELACIONADAS