Ferramenta de marketplace facilita a rotina dos franqueados e da rede

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Ferramenta de marketplace, vital para franquias do setor de alimentação, facilita a rotina dos franqueados e a supervisão por parte da rede

30/05/2022

Cerca de 1,4 mil unidades de vinte grandes redes de franquias já utilizam o módulo de marketplace dentro da plataforma da Yungas

A Yungas, retail tech especializada em franchising, tem uma plataforma que oferece soluções para as principais necessidades envolvidas na gestão e na comunicação das grandes redes de franquias. Uma dessas demandas é percebida especialmente no segmento de alimentação: as franqueadoras do setor precisam autorizar, homologar e supervisionar as compras, por parte dos franqueados, de matérias-primas e suprimentos fornecidos por agentes autorizados. Foi para atender a essa necessidade que surgiu o módulo de marketplace da Yungas, uma loja dentro da ferramenta.

“O módulo de loja permite fazer o acompanhamento das compras da rede”, explica Victor Ferreira Junior, Gerente de Contas do time de Sucesso do Cliente da Yungas. “O marketplace integra fornecedor, franqueado e franqueadora; e a franqueadora se torna uma intermediadora dos pedidos. A principal vantagem é facilitar a realização e o acompanhamento dessas compras.” Hoje, cerca de 1,4 mil unidades de vinte grandes redes de franquias já utilizam o módulo. Sete dessas redes pertencem ao setor de alimentação. 

Dentro do marketplace, a franqueadora pode categorizar os produtos que serão comercializados (de descartáveis como embalagens e guardanapos a matérias-primas como suco, recheios, pão, etc); facilitando não apenas a localização dos itens por parte dos franqueados, mas também as análises dos relatórios: mais tarde, é possível avaliar quais categorias geram maior volume de compras, por exemplo, ou se existe algum tipo de sazonalidade. Os dados podem ser baixados, gerenciados e visualizados por meio de planilhas do Google ou do Excel.

Em seguida, são cadastrados os fornecedores, incluindo quais unidades de franquias têm acesso a cada um. “Se um fornecedor não entrega na região norte, não faz sentido que ele fique disponível para as franquias dessa área”, exemplifica Victor. “Podemos segmentar por meio de etiquetas, fazendo com que certos fornecedores só atendam determinadas unidades.” Categorias e fornecedores podem ser desativados temporariamente, quando por algum motivo não estiverem disponíveis. Por fim, entra o cadastro dos produtos em si; incluindo informações como fornecedor responsável, preço, descrição e imagem.

“O marketplace facilita a supervisão de quem compra os produtos homologados pela empresa”, diz Fábio Cabral, da rede Mr. Hoppy, que adotou a solução da Yungas há três meses. A Mr. Hoppy tem 45 lojas espalhadas por 22 cidades de nove estados brasileiros. “Procurávamos implantar em nossa rede um portal para centralizar e facilitar a comunicação entre franqueadora e franqueados, onde também pudéssemos motivar e instruir as unidades a respeito de tudo o que fosse relacionado à rede, inclusive a compra dos produtos”, ele complementa, sobre os motivos que levaram a companhia a procurar a plataforma.

Celso Ricardo Lopes, Analista de Supply Chain do Grupo Antaris Franchising, que detém a marca Johnny Rockets, diz que o módulo marketplace interessou a franqueadora justamente pela possibilidade de facilitar a rotina de pedidos de insumos pelos franqueados. “Temos resultados muito bons com o uso da plataforma, pois conseguimos centralizar todas as informações em um só lugar”, diz Celso. A rede trabalha com a Yungas há dois anos e meio.

A Casa do Pão de Queijo, que aderiu recentemente à ferramenta, se prepara para ativar o módulo marketplace em outubro. “Atualmente, as lojas realizam os pedidos de produtos através do nosso portal de extranet”, explica Mariana Gambini Emerson, Gerente de Operações e Franquias da empresa. “Mas, como precisamos evoluir nos processos que envolvem a área de treinamento e comunicação, a extranet está aos poucos sendo desativada, para utilizarmos a Yungas em sua totalidade. Nosso objetivo é unificar todos os processos em uma única plataforma, para gerar mais facilidade na rotina do franqueado.”

Para o franqueado, a experiência de compra é bem dinâmica – e bem intuitiva, já que funciona no modelo tradicional de loja online, com um “carrinho” que vai sendo preenchido até a finalização do pedido. E o fornecedor, por sua vez, não precisa ter acesso à Yungas: ele recebe por email um link com o pedido do franqueado, verifica o estoque, e, caso aceite a compra, o franqueado é notificado também por email. Todas as informações para entrega, como endereço da unidade, são enviadas ao fornecedor por email; mas o franqueado consegue acompanhar o status do pedido diretamente pela Yungas.

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