Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Expandir os negócios dentro da mesma rede de franquias é tendência entre os franqueados

04/06/2018

Em média, há 28 franqueados multiunidades dentro das redes franqueadoras, segundo pesquisa do 1º trimestre da ABF

Abrir outra unidade da mesma franquia, adquirir uma unidade utilizando o mesmo endereço ou ainda investir em outra marca. Esses são alguns exemplos de movimentações que empreendedores têm feito para atingir um público maior e, consequentemente, incrementar o faturamento.

As multiunidades de franquias tornaram-se uma realidade entre os investidores. Segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgada nesse primeiro trimestre, as multiunidades estão presentes em 84% das redes franqueadoras, enquanto no ano passado esse número era de 74,5%. “Um dos principais sinais de maturidade do franchising brasileiro está na maior participação de multifranqueados, ou de franqueados multiunidades (proprietários de duas ou mais unidades de franquias de uma ou mais marcas) nas redes”, comenta Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF. Em média, há 28 multiunidades dentre das redes franqueadoras.

Para as franquias de serviço, esse número também ganha destaque, cerca de 21% das multiunidades são desse segmento, no qual se enquadra as franquias de Limpeza e Conservação, que é o caso das redes de lavanderias e costuras. O Grupo Acerte, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras, sinaliza esse fenômeno. Cerca de 30% de seus parceiros operam mais de um negócio, sendo no modelo store in store ou em unidades individuais. Ao longo dos anos, a expectativa do Grupo é atingir cerca de 70% dos franqueados com multiunidades.

O conceito de store in store (loja dentro de loja) vem ganhando adesões no setor de franquia no Brasil ano após ano. “Esse modelo de franquias tem gerado bons resultados no setor, pois se trata de uma forma de minimizar os custos da operação e abrir o leque de serviços oferecidos aos clientes, tudo no mesmo lugar, de maneira prática e eficiente”, destaca Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte.

O empresário João Carlos Orselli, de Joinville-SC, é parceiro do grupo Acerte há mais de 8 anos e proprietário de 3 operações diferentes, mas atreladas ao mesmo grupo: 1 unidade matriz da Quality Lavanderia, 1 store in store (Quality Lavanderia + Linha e Bainha Costuras – franquia de reparo e customização de roupas) e ainda 1 ponto de coleta da Quality (extensão da loja matriz, com um baixo investimento, onde o cliente apenas entrega e retira os artigos a serem lavados).

Orselli optou por expandir os negócios dentro do grupo Acerte Franchising motivado pela credibilidade que as marcas já tinham no mercado e também pela facilidade de utilizar uma estrutura já existente. “Otimizar custos e espaço sem aumentar o aluguel do ponto comercial é realmente uma vantagem excelente.” O casamento dos negócios também foi um fator decisivo para o empresário. “Uma loja atrai mais venda para a outra, e vice-versa. O cliente vem para uma, vê que existe a outra no mesmo lugar e passa a utilizar as duas.”

É o tipo do investimento certeiro, considerando que o setor de Limpeza e Conservação, tem se destacado ao longo dos anos. O segmento apresentou um incremento de 3,2% em número de unidades nesse primeiro trimestre, de acordo com dados da ABF.

Desde a inauguração da segunda franquia, João Carlos Orselli garante que o faturamento cresceu naturalmente. “No caso da unidade store in store, já tínhamos presença consolidada no ponto comercial e a carteira de clientes da lavanderia, que passaram a usar os serviços de costura. Aumentamos nosso faturamento sem aumentar custo, pois usamos a mesma estrutura, do atendimento aos sistemas de controle financeiro, operacional e de logística”, comemora o franqueado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS