Excelência em Franchising: redes contam como se destacam

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Excelência em Franchising, redes contam como se destacam no setor

Excelência em Franchising: seis redes que receberam prêmio da ABF contam como superaram desafios para se destacar no setor

16/06/2023

Em 5 de maio, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) entregou os reconhecimentos do seu tradicional Selo de Excelência em Franchising.

Na edição deste ano, a 32ª do prêmio, 225 marcas foram chanceladas.

A avaliação leva em conta itens como processo de seleção do franqueado, fornecimento de insumos, suporte, treinamentos, comunicação, custo-benefício, lucratividade, retorno de investimento da rede, entre outros.

A Yungas, empresa de tecnologia especializada em gestão e comunicação de redes de lojas e franquias, tem na carteira de clientes treze marcas que receberam o Selo de Excelência neste ano.

Guilherme Reitz, CEO e cofundador da companhia, comenta que o aprimoramento da relação entre franqueadores e franqueados (bastante influente na avaliação da ABF, já que o levantamento é feito junto aos franqueados de cada rede inscrita) é justamente um dos focos da Yungas.

“Nossa plataforma permite disponibilizar treinamentos e centralizar a comunicação entre a rede e cada unidade, monitorando também o engajamento dos franqueados nas ações e campanhas propostas pela marca”, explica Guilherme.

“Por meio do sistema Health Score, também analisamos pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização, monitorando oportunidades de crescimento e indicando preventivamente quais franqueados precisam receber mais suporte da franqueadora.

É muito gratificante ver nossas redes parceiras conquistando o Selo de Excelência da ABF, e saber que contribuímos positivamente para a construção dessa excelência.”

Abaixo, seis clientes Yungas que receberam o reconhecimento da ABF neste ano contam como superaram seus principais desafios para se tornar redes franqueadoras de excelência. Confira:

 

Farma & Farma: trabalhar em proximidade com os franqueados

“Este prêmio é resultado do nosso esforço em estabelecer um relacionamento próximo com nossos franqueados, compreendendo suas necessidades e expectativas, e trabalhando juntos para crescermos no mercado farmacêutico.

Acreditamos que, quando há alinhamento entre nossos propósitos, trabalho em equipe e comprometimento, podemos alcançar grandes resultados.

O Selo de Excelência é um reconhecimento importante e estamos muito orgulhosos em recebê-lo.

Continuaremos a investir em nossas relações com os franqueados e em nossa busca pela excelência.” – Herivelton Ferreira, CEO da Farma & Farma – SAIBA MAIS

 

Fórmula Animal: garantir que as equipes estejam alinhadas ao propósito da marca

“Garantir um atendimento de excelência começa na contratação de pessoas alinhadas ao propósito da empresa, seguido de reuniões constantes em que demonstramos a importância dos colaboradores da rede, criando um senso de pertencimento.

Diariamente, damos exemplos aos sócios e líderes do modelo de cuidado que queremos replicar na relação com o franqueado.

Acredito que esse seja um bom começo para termos um atendimento de excelência.”Marcelo Piazera, da Fórmula Animal – SAIBA MAIS

 

L’Entrecôte de Paris: compartilhar ideias e alinhar práticas com os franqueados

“O segmento de alimentação passou por muitos desafios em razão da pandemia e da mudança de hábitos do consumidor.

Nosso maior desafio foi a adaptação dos modelos de negócio e gestão no período pós-pandemia para atender aos novos hábitos e gerar resultado para as franquias.

Criamos comitês temáticos para tratar de assuntos específicos e desafios da rede: essa iniciativa dá voz aos franqueados e é uma oportunidade muito rica de troca de conhecimentos e boas práticas.

O franchising é um business de relacionamento, e foi muito importante estar próximo do franqueado para compartilhar idéias, ouvir as necessidades e alinhar as estratégias.

As soluções geralmente estão nas ações propostas e testadas na própria rede, e o engajamento dos franqueados com a marca e a relação positiva entre as partes é fundamental para garantir o crescimento.”Cesar Mazieiro, Diretor de Operações da L’Entrecôte de Paris – SAIBA MAIS

 

Quiero Café: foco no suporte e sustentabilidade das unidades operantes

“Mais do que conquistar selos ou prêmios, sempre objetivamos criar uma rede sólida e sustentável, com crescimento e escala; mas com muito foco em suporte e sustentabilidade das unidades já operantes.

Acreditamos que isso se constrói com uma relação próxima e transparente com a rede franqueada. Tratamos de negócios, de padrões, processos e relações contratuais, somos regidos por uma Lei de Franquias; porém desenvolvemos laços humanos e uma troca com a rede que vai muito além da comercial.

Nos doamos pelos franqueados assim como eles se doam pela marca e pelo propósito do Quiero Café.

A conquista do Selo é consequência disso, e, a partir da pesquisa, temos norteadores para seguirmos melhorando as relações e os resultados da rede.” – Matheus Fell, sócio-fundador do Quiero Café – SAIBA MAIS

 

RE/MAX: mentalidade de time para impulsionar os resultados de todos

“Colocar o sucesso do outro acima do seu próprio: foi essa a mentalidade que fez a RE/MAX Brasil crescer 348% nos últimos dois anos.

O resultado só foi possível quando construímos um time comprometido e consciente de que somente atingiria seus objetivos ajudando outras pessoas a atingirem os delas.

Daí nasceu nosso propósito de ‘Inspirar Vidas e Construir Histórias’, algo muito forte na nossa cultura.” – Paity Piemonte, Diretora de Marketing da RE/MAX Brasil – SAIBA MAIS

 

Terça da Serra: treinamento, monitoramento e tecnologia para garantir qualidade

“A Terça da Serra é a primeira franquia de casas de repouso do país, e, com isso, enfrentamos desafios com o monitoramento das unidades em busca de uma padronização do protocolo de atendimento ao idoso.

Para superar essas barreiras, investimentos em treinamentos, manuais padronizados, tecnologia de monitoramento 24h, e uma equipe de operações que está presente no dia a dia das franquias, dando todo o suporte necessário.

Temos muito orgulho de ter superado essas dificuldades e ver o resultado do nosso trabalho se transformando em um prêmio tão importante quanto o Selo de Excelência em Franchising 2023.” – Joyce Duarte, CEO e uma das idealizadoras da Terça da Serra. – SAIBA MAIS

 

Fonte: Dialetto

 

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