De acordo com a ABF e o Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), a sondagem realizada no 4º trimestre de 2009 confirma bons ventos para o início de 2010.
Em sua 11º edição, o estudo, coordenado pelo professor Nuno Fouto, contou com a participação de 57 redes de franquias. Os resultados englobam os seguintes ramos de atividades: Acessórios pessoais e calçados; Alimentação; Bebidas, cafés, doces e salgados; Beleza, saúde e produtos naturais; Cosméticos e perfumaria; Educação e treinamento; Fotografia, gráficas e sinalização; Limpeza e conservação; Móveis, decoração e presentes; Negócios, serviços e conveniência; Serviços automotivos; e Vestuário. Ao todo 6.151 lojas estão representadas, das quais 86,3% correspondem a unidades franqueadas.
Para o 1º trimestre desse ano a expectativa é de uma expansão de 1,6% no número de lojas próprias e 7,4% no número de lojas franqueadas. No mesmo período do ano passado o aumento do número de lojas próprias foi negativo em 0,3%, enquanto as lojas franqueadas experimentaram crescimento de 2,5%. No total o crescimento esperado para 2010 é de 6,6% contra 2,1% de 2009.
Faturamento do Setor
Para o primeiro trimestre de 2010, a expectativa é de um aumento de 16,2% em relação ao faturamento obtido no primeiro trimestre de 2009.
Franquias que comercializam bens
4.941 das lojas avaliadas no estudo foram agregadas no conjunto das franquias que comercializam bens; no total 48 redes responderam à pesquisa. Este conjunto de franquias que comercializam bens compreende os setores de:
– Acessórios pessoais e calçados
– Alimentação
– Bebidas, cafés, doces e salgados
– Beleza, saúde e produtos naturais
– Cosméticos e perfumaria
– Fotografia, gráficas e sinalização
– Móveis, decoração e presentes
– Vestuário
Para o primeiro trimestre de 2010, estas empresas planejam aumentar em 0,
9% o seu número de lojas próprias. Em termos de unidades franqueadas, a expectativa é de um crescimento de 7,2%. Quando o assunto é faturamento, estes setores preveem crescimento em torno de 16,9% em relação ao faturamento do primeiro trimestre do ano passado
Franquias de serviços
Na pesquisa deste trimestre, nove empresas prestadoras de serviços foram ouvidas. Estas empresas possuem 1.210 lojas, das quais quase 97% são unidades franqueadas. Englobados como franquias de serviços estão os seguintes segmentos:
– Educação e treinamento
– Limpeza e conservação
– Negócios, serviços e conveniências
– Serviços automotivos
Essas franquias apresentam expectativas de crescimento de 15,4% no seu número de lojas próprias no primeiro trimestre de 2010. Em número de unidades franqueadas, a previsão de crescimento é de 8,1%. No que diz respeito a faturamento, o estudo aponta que as empresas de franquias e serviços devem crescer 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado.