Criada por um ex-office boy, franquia carioca soma 54 unidades espalhadas pelo Brasil e pretende abrir mais 30 franquias até o fim do ano e a primeira fora do Brasil
O olhar visionário de Leandro Souza, que já foi entregador de jornais e office boy, sob as barracas de espetinhos de churrasco do Rio de Janeiro o levou longe.
Após elevar o padrão da refeição com a abertura do Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes que tem ambiente sofisticado, variedade de produtos e foco em excelência no atendimento, o empresário, ao lado de mais dois sócios, tornou a marca referência e premiada no setor de franquias.
Hoje, a rede conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil e faturou R$ 110 milhões em 2023.
Com o objetivo de levar o lifestyle carioca para diferentes lugares do país e também para fora dele, a marca realizou investimento de R$ 1,5 milhão para estruturar a internacionalização da primeira unidade, que será localizada em um shopping na Flórida, nos Estados Unidos, ainda no segundo semestre do ano.
Com a nova empreitada, a expectativa de faturamento da rede é de R$ 137 milhões até o final deste ano.
Já em solo brasileiro, a previsão é inaugurar mais 10 lojas, já que 70% delas já estão com negociações avançadas com os franqueados.
“Até o fim do ano, a meta é proporcionar uma experiência única de lazer e entretenimento aos nossos clientes de cidades como Rio das Ostras (RJ), Uberlândia (MG), Americana (SP) e Vitória (ES)”, conta Leandro Souza, fundador do Espetto Carioca e presidente do grupo Impettus, holding da qual a marca faz parte e também detém as marcas Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito.
Além dos modelos tradicionais de bares e restaurantes, o Espetto Carioca vai explorar o novo formato de franquia de vending machine, com geladeiras inteligentes, que podem ser instaladas em condomínios e outros ambientes comerciais.
Já são duas franquias piloto de vending machine no eixo Rio-São Paulo e a previsão é inaugurar mais 20 unidades.
O investimento inicial é de R$ 37 mil por máquina e são necessárias três delas para implantação, cada uma disponibiliza aos consumidores finais espetinhos variados, com mais de 15 sabores para explorar, que são congelados e temperados prontos para ir à churrasqueira, air fryer, grill ou frigideira.
O sucesso do Espetto Carioca resultou na participação em importantes eventos de nível nacional e internacional, como as Olimpíadas de 2016, Rock in Rio e mais recentemente, o The Town, em São Paulo.
“Esses eventos nos ajudam a levar nossa marca a regiões em que ainda não estamos inseridos e abrem espaço para novos negócios”, conta o executivo.
Espetinhos e mais de 1000 combinações
Investir em gastronomia é uma das prioridades da marca e o que torna a experiência do público completa.
Entre pratos, bebidas e sobremesas, o Espetto Carioca conta mais de 1000 combinações para agradar todos os paladares.
Os destaques da marca são os nostálgicos espetos de sabores variados, sempre acompanhados por molho e farofa; e os premiums, como de filé mignon, cordeiro e camarão.
Ainda, há opções de saladas, porções, pratos para compartilhar e sobremesas, tudo para atender os clientes a partir das 11h30 até o último que estiver presente na casa.
A cerveja, sempre gelada, é considerada um destaque e não é à toa que a rede é a maior comercializadora de cervejas Heineken do país.
O cardápio também conta com uma variedade de sucos, drinks tradicionais, autorais e não alcoólicos.
Fonte: Markable Comunicação