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8 dicas que advogada especializada em franchising dá para quem visitará a maior feira de franquias do mundo

15/06/2022

Melitha Novoa Prado, que atende franqueadoras há 35 anos, aconselha quem vai comprar uma franquia

São Paulo, 10 de junho de 2022 – Entre os dias 22 e 25 de junho, a Associação Brasileira de Franchising – ABF realizará a 29ª edição da tradicional ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Mais de 400 marcas levarão ao evento a oportunidade de o investidor adquirir uma franquia e, assim, realizar o sonho de ter um negócio próprio.

De R$ 5 mil a R$ 2 milhões, haverá negócios para todos os perfis de investidor, então, é preciso ter cautela na hora de procurar a marca que mais se adequa a cada um – e Melitha Nova Prado, advogada especializada em franchising, que há 35 anos representa as mais importantes franqueadoras brasileiras, desta vez volta seu olhar ao potencial franqueado para dar importantes dicas sobre como escolher a franquia certa.

“Este é um momento muito importante na vida do empreendedor.

Visitar a feira, para milhares de pessoas, simboliza o primeiro passo para a realização do sonho do negócio próprio.

E, por isso, é necessário que se faça uma auto avaliação muito sincera e precisa, afinal, é importante se conhecer profundamente, para saber se franquia é realmente um bom negócio para o seu perfil”, diz ela.

Melitha elenca, a seguir, oito dicas para quem busca uma franquia e visitará a feira da ABF.

Acompanhe:

Dica 1 – Saiba mais sobre seu próprio perfil

Você é uma pessoa rígida ou flexível? Tem habilidade para se comunicar? Tem disponibilidade para aceitar padrões e seguir regras? É boa em vendas? Gosta de gente?

Esta autorreflexão é fundamental para o início de tudo.

Se conhecer fará toda a diferença nas suas escolhas.

Pois bem: franquia é um negócio formatado, que exige que o franqueado siga normas operacionais e de comportamento.

Quando você adquire um serviço de uma rede franqueada, ele tem o mesmo padrão, correto?

E quando come em uma lanchonete que pertence a uma rede, os pratos também possuem o mesmo sabor, não é verdade?

Tudo isso ocorre porque os franqueados devem seguir padrões operacionais e de atendimento, que identificam aquela marca no mercado.

Então, como franqueado, você também deverá agir assim, de forma a replicar um negócio testado e de sucesso.

E precisará ser um bom vendedor, porque cabe ao franqueado captar clientes, vender a eles e os manter conectados com a marca.

Na franquia, ninguém trabalha pelo franqueado e as vendas não acontecem involuntariamente.

É necessário muito trabalho, dedicação, comprometimento e, mais do que tudo, muita identificação e respeito pela marca.

Portanto, se você tem facilidade de seguir regras, sabe que as vendas dependerão do seu trabalho e também está disposto a colaborar com toda a rede para que, juntos, alcancem o sucesso, siga em frente!

Dica 2 – Saiba exatamente o valor que você tem disponível para investir

Em franchising, costumamos dizer que “R$ 99 mil não são R$ 100 mil”.

Por quê? Porque se um futuro franqueado tem determinado valor para investir, ele precisa buscar franquias abaixo desse montante.

Ao investir em um negócio, é preciso contar com um valor para imprevistos e emergências, que podem ocorrer para uma reforma do ponto, ou ainda ser usado em despesas extras ou eventualidades, por exemplo.

Também é preciso que o franqueado saiba que existe um período chamado de break even (ponto de equilíbrio), que é o estimado pela marca até que a unidade franqueada equilibre despesas e receitas, sem que o franqueado precise utilizar de outros recursos financeiros próprios.

Então, se você tem, por exemplo, R$ 100 mil, fique atento ao valor estimado pelo franqueador para adquirir aquela franquia, e faca e refaça a sua suas contas para não se prejudicar lá na frente.

Dica 3 – Visite marcas iniciantes e consagradas, dentro do valor do seu investimento

É importante comparar a estrutura das marcas, levando em conta o que cada uma oferece de suporte, forma de abastecimento, planos para o futuro e, também, as praças disponíveis para implantação de novas unidades.

Fique muito atento às regras que as marcas estipulam sobre território e concorrência entre unidades franqueadas e outros canais de distribuição: muitas vezes, os franqueados reclamam que existem lojas muito próximas com a mesma bandeira, prejudicando a sua rentabilidade.

Dica 4 – No pós-pandemia, repasse pode ser uma boa oportunidade

A pandemia trouxe às marcas muitos repasses (situação em que o franqueado vende sua unidade ou em que a própria franqueadora vende lojas próprias, em operação). Nesses casos, é preciso ter cuidado e experiência para analisar planilhas e saber se o negócio será rentável.

Vale a pena conversar com o franqueado anterior para entender o motivo real do repasse. Procure não analisar os números superficialmente.

Se precisar, procure ajuda.

No caso de repasse de unidade própria, analise igualmente todas as planilhas.

Atenção: cuidado com as unidades que já foram repassadas mais de uma vez. Estas geralmente são inviáveis.

Dica 5 – A marca tem test drive ou discovery day?

Pode ser interessante! – Algumas redes permitem que o futuro franqueado presencie a operação de uma unidade, durante o processo de seleção e antes de aderir à franquia.

É uma excelente oportunidade para você ver, a olho nu, o modus operandi da marca e se identificar, ou não, com o negócio franqueado.

Se você ainda está em dúvida sobre o negócio, tente agendar com o franqueador esta visita operacional, tirando suas dúvidas durante um dia (ou alguns dias) como franqueado da rede.

Dica 6 – Aproveite a feira para adquirir conhecimento

A cada ano, a ABF Franchising Expo dedica-se a trazer mais palestrantes, em sua Arena do Conhecimento.

São cursos rápidos e palestras muito esclarecedores, que deixam o candidato à franquia mais preparado para conversar com o franqueador. Saiba mais acessando o site do evento: www.abfexpo.com.br

Dica 7 – Não assine documentos na feira

Não se sinta pressionado para adquirir sua franquia durante a feira.

Não existe oportunidade única, desconto que será aplicado apenas em um dia, praça que será perdida para outro candidato.

Desconfie deste tipo de pressão e fuja de promessas que, depois, poderão não ser cumpridas – até porque o que vale é o que consta na COF (circular de oferta de franquia) e no Contrato de Franquia firmado com a Franqueadora, e não nas conversas informais.

Todo franqueado precisa passar pelo processo de seleção.

Nesse período, ele terá acesso a documentos como a Circular de Oferta de Franquia – COF e à minuta do Contrato de Franquia, fundamentais para que saiba quais serão seus direitos e deveres.

A franqueadora pode lhe oferecer, verbalmente, itens que não constam nesses documentos, porém, apenas o que está descrito neles é de sua obrigatoriedade e são válidos enquanto o contrato for vigente.

Por isso, eles são documentos tão importantes.

Recomenda-se que o futuro franqueado visite algumas unidades da marca, converse com os franqueados e conheça as suas histórias.

Vale a regra: investigue antes de investir.

Dica 8 – Participe de processos de seleção

Após eleger o segmento que você mais se identifica, estude as marcas que mais gostou e que cabem no seu orçamento e procure se aprofundar nas informações e histórico de cada uma.

Se for o caso, inicie o processo de seleção e faça a sua análise pessoal para saber qual é, realmente, a marca que apresenta a maior sinergia e conexão com seus valores.

Lembre-se: você adquirirá um negócio para trabalhar todos os dias – e nele estará boa parte da sua vida, dali por diante.

 

Sobre o escritório Novoa Prado Advogados – Especialistas em Franchising

O escritório Novoa Prado Advogados está no mercado há 32 anos, prestando serviços de Direito Empresarial, especificamente em Varejo e Franchising.

Atua nas áreas de Franquia (com expertise em relacionamento de redes e contencioso); Direito Empresarial, Imobiliário e Societário; Tributário e Contencioso Cível; Contratos, Compliance e Varejo e Propriedade Intelectual.

Foi fundado por Melitha Novoa Prado e tem como sócia a advogada Thaís Kurita.

Juntas, elas coordenam uma equipe dinâmica, comprometida e capacitada para oferecer aos clientes as melhores soluções jurídicas para seus negócios.

 

Fonte: Uapê Comunicação


 

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