Empresas investem em novas formas para fidelizar clientes

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Empresas investem em novas formas para fidelizar clientes

01/02/2019

Antes sem utilidade, notas fiscais ganham espaço para oferecer vantagens a consumidores e dar visibilidade a empresas de diferentes segmentos

Um grupo de jovens empreendedores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, lançou uma moda que está mudando o comportamento dos consumidores e estimulando a economia em cidades de diferentes regiões do país. A ideia é incentivar o consumo através de descontos. É isso que propõe a Bom Cupom, criada em 2017 para oferecer cupons de descontos impressos no verso de notas fiscais. Se antes o consumidor tinha que pechinchar, agora o desconto está ao alcance das mãos.

A iniciativa começou em dois bairros tradicionais de Niterói: Icaraí e Santa Rosa. A proposta deu tão certo entre os comerciantes da região que os sócios decidiram apostar e expandir o negócio para a cidade vizinha, São Gonçalo. O modelo de negócio foi proposto por Matheus Nager, de 21 anos. Filho de um americano e de uma brasileira, Matheus cresceu nos Estados Unidos, onde a oferta de cupons de desconto é uma prática comum e bastante difundida.

– Nos Estados Unidos, a procura por descontos se faz muito presente na cultura do povo, e aqui no Brasil ainda não. Isso não significa que o brasileiro não gosta de desconto. Muito pelo contrário, indica que os brasileiros gostam, mas não tem o hábito de procurar por eles, e foi com esse intuito que a Bom Cupom nasceu, para proporcionar aos consumidores um cupom de desconto ativo, que vai até o consumidor através das notas fiscais. – explica Nager, que junto dos sócios Diego Amorim, Lucas Lessa e Rodrigo Belém criou a Bom Cupom.

O funcionamento é simples: a Bom Cupom oferece a estabelecimentos bairristas, como supermercados, padarias e farmácias, redução de custo no valor da bobina. Em troca, o verso do cupom estampa anúncios com descontos em outros comércios do local, como restaurantes, pizzarias, sapatarias, barbearias, entre outros.

Rodrigo Belém, diretor de estratégia e marketing da Bom Cupom, explica que todos saem ganhando: consumidor e estabelecimentos.

­­- Esse modelo faz sucesso porque todos ganham. O veiculador, que, além de comprar uma bobina mais barata, agrega mais valor à sua marca, entregando descontos ao cliente; o anunciante, que estampa a sua marca, captando novos clientes; e o consumidor, que não precisa pechinchar e nem ir atrás de desconto.

Para anunciar, o estabelecimento investe 500 reais por mês, por no mínimo dois meses. Os anúncios com as ofertas são impressos 40 mil vezes, garantindo grande alcance para os moradores do local. As promoções são apresentadas de formas variadas: podem oferecer grandes descontos ou outras vantagens em produtos e serviços.

Expansão para modelo de franquia

A ideia deu tão certo que a empresa estruturou um modelo de franquia homebased para ganhar escala e alcançar diferentes regiões do país. O investimento inicial é de R$ 8 mil, mas pode chegar a R$ 20 mil, dependendo do número de habitantes do local onde o franqueado opera. O empreendedor pode faturar até R$ 100.000 ao ano. Além do valor inicial, o franqueado contribui com uma taxa de administração no valor de R$ 690 por mês. O payback, que é o tempo de retorno do investimento, é de três a sete meses.

A prospecção dos estabelecimentos veiculadores fica a cargo da Bom Cupom, mas pode ser feita pelo franqueado, que também precisa buscar os anunciantes. Toda a identidade visual dos anúncios, o treinamento, suporte e acompanhamento do processo são feitos pela Bom Cupom. Hoje, a Bom Cupom possui mais de 22 franqueados em diferentes cidades

Os pilares da Bom Cupom:

Veiculadores

São os comerciantes que disponibilizarão a bobina para anúncio, em formato de cupons. O preço praticado na venda das bobinas cobre qualquer valor de mercado, o que impacta diretamente na redução de custos. A outra vantagem para o veiculador é o diferencial competitivo, já que os cupons de desconto servem como um fator decisivo para a escolha do local de compra, fidelizando o cliente e estimulando as vendas. Quanto mais o cliente compra, mais descontos recebe.

Anunciantes

São os comerciantes que desejam oferecer os descontos. A Bom Cupom garante a impressão de 40 mil anúncios das marcas anunciantes, que investem R$ 500 por mês. A ideia é os anunciantes sejam da mesma região que os estabelecimentos veiculadores, aumentando o alcance para os moradores do local.

Consumidor

Pode utilizar o cupom de desconto impresso no verso da nota fiscal, que antes era descartada. O cliente não precisa correr atrás do desconto para aproveitá-lo e ainda estimula a economia do seu bairro.

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