Segundo pesquisa, setor de franquias faturou mais de R$210 bilhões no ano passado.
Conheça marcas para se investir de diferentes segmentos
De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de empreendedorismo, ficando atrás apenas da Índia.
Nesse contexto, o franchising desponta como um modelo de negócio amplamente adotado pelos empreendedores brasileiros.
Recentemente, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre de 2023, revelando um crescimento significativo de 17,2% no faturamento nominal do mercado de franquias entre janeiro e março, em comparação com o mesmo período de 2022.
A entidade também informou que o setor de franquias registrou um faturamento de R$211,4 bilhões no ano passado.
Ao dar os primeiros passos no empreendedorismo, a escolha da categoria de franquia na qual se investirá se torna um desafio.
É fundamental realizar uma análise consciente e precisa da franquia em questão, levando em consideração o investimento de tempo, dedicação e capital.
É preciso buscar não apenas o retorno financeiro, mas também a satisfação profissional.
Além disso, é necessário avaliar os indicadores de retorno do investimento, desenvolvendo um plano de negócios sólido.
Conheça abaixo diferentes franquias para cada perfil e capital com faturamento de até R$4,8 milhões por ano:
Cuidare Brasil
A Cuidare Brasil, fundada em Natal (RN) no ano de 2014, pelo casal de empreendedores, Izabelly e Etevaldo Miranda, é uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país.
Com um rápido crescimento, a empresa está presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, contando com 70 unidades em operação, sendo 2 próprias.
Os franqueados têm a responsabilidade de selecionar, treinar, coordenar e supervisionar a equipe de cuidadores, composta por profissionais especializados com formação técnica em enfermagem.
Além disso, eles também atuam na venda dos serviços e são o elo entre os clientes e os profissionais.
A rede utiliza o Portal Cuidare para gerenciar eficientemente as unidades, promovendo maior engajamento dos cuidadores e facilitando a prestação de contas aos clientes, com registro das informações relevantes sobre a evolução de cada assistido.
O faturamento médio mensal de uma unidade inferior a 12 meses, varia entre R$ 60mil a R$180 mil. Enquanto as unidades acima de 24 meses têm média de receita entre R$ 200mil a R$420 mil mês, ou seja, média entre R$2,5 milhões a R$4,8 milhões ao ano.
Mercadótica
Fundada em 1991 por Joaquim Farias, a Óticas Mercadótica é a primeira franquia óptica da Bahia.
Iniciou no franchising em 2012, com a chegada de Júnior Farias – atual CEO da rede – para ajudar o pai na expansão do negócio.
Oferece como suporte ao franqueado, contato direto com os diretores e a variedade de linhas qualificadas de óculos solar, armações e lentes.
Existem dois modelos de negócios oferecidos pela rede com investimento inicial a partir de R$150 mil.
Atualmente, a Mercadótica conta com 41 unidades franqueadas e está presente em 8 estados brasileiros.
São mais de 200 mil clientes cadastrados na rede que, recentemente, lançou a plataforma de inteligência artificial chamada “My Best Vision”, que recomenda as melhores lentes para cada cliente de forma personalizada.
O faturamento anual de uma unidade da Mercadótica varia entre R$ 420mil a R$1,2 milhões.
Fonte: MercadoCom