A 7ª Convenção ABF do Franchising, que reuniu cerca de 500 participantes na cidade do Guarujá (SP), de 3 a 7 de outubro, foi a maior da história da ABF e certamente deixará saudades.
Sob o tema Franchising: A maturidade do sistema foram apresentadas quatro plenárias, quatro painéis e seis workshops. Em todos esses momentos, os participantes puderam refletir sobre temas de interesse de todo empreendedor e também debater o impacto das mudanças pelas quais a sociedade passa e o impacto delas no dia-a-dia dos negócios.
`Falamos sobre os desafios do nosso país, da importância da reputação da marca das nossas empresas, a necessidade de participar do mercado global, a importância da motivação dos nossos times, entre outros temas, e espero que cada um de nós volte para casa com novas idéias na bagagem`, disse o presidente da ABF, Artur Grynbaum durante o encerramento do evento.
Grymbaum também aproveitou para ressaltar junto aos franqueadores a importância de ajudar a entidade a levantar dados do setor. `O objetivo das parcerias firmadas recentemente pela ABF com a FIA (Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) e com outras instituições é de devolver para o empresário os dados necessários para que ele tome decisões mais precisas, tendo como base dados de mercado`, ressaltou.
A convenção também marcou os 20 anos de existência da Associação, que aproveitou o evento para anunciar os planos de aquisição de sua sede própria ainda este ano.
A 7ª Convenção ABF do Franchising, que contou com 360 congressistas, foi a maior da história da ABF. A exposição de produtos e serviços destinados para as redes de franquia também atingiu o maior número de expositores. No total, 25 empresas anunciaram produtos e soluções específicas para o setor.
Ao longo dos quatro dias, passaram pelo palco montado especialmente para o evento nada menos que o jornalista Alexandre Garcia; o ex-ministro, Ozires Silva; a publicitária Christina Carvalho Pinto e a consultora e palestrante Leila Navarro.
Entre os temas dos painéis, quando os congressistas se dividiam em várias salas, foram discutidos Gestão por Confiança, Gestão Moderna de Varejo, Tendências Tecnológicas: A loja do futuro e o Futuro da loja, além do case da Localiza.
Esperados por todos, os workshops também foram muito concorridos. Os franqueadores e outros interessados no sistema puderam se atualizar com os temas Internacionalização, Mercado de Luxo, Atualização de Shopping Centers, Ética na Cadeia de Relacionamentos da Empresa, Visão Empresarial Pós Eleição e Case da Via Uno.
Além de apoiar o evento, as instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, também aproveitaram a ocasião para anunciar novidades em seus programas voltados especialmente para o setor.
Como a troca de experiências é muito valorizada durante a convenção, não faltou oportunidade também para a prática do networking entre os participantes. Além do tempo livre para desfrutar do hotel e da companhia de outros franqueadores e fornecedores, a ABF caprichou nos eventos noturnos. As noites da convenção contaram com show de mágica, sessão de cinema, apresentação de bandas dos franqueadores e o show de Maurício Gasperini, que marcou a despedida do evento. Leia mais!
Veja outras notícias do evento.
Plenárias:
Alexandre Garcia
Ozires Silva
Christina Carvalho Pinto
VisaNet – Profº Juracy Parente
Leila Navarro
Workshops
BB, CEF e BNB lançam linhas de crédito para franquia
Painéis Paralelos
ABF Expo Service
Abertura da 7ª Convenção ABF do Franchising
Confira a galeria de fotos
;leftri