Rede de comidas tex-mex Sí Señor vai adotar sistema de franquias

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Sí Señor vai adotar o sistema de franquias

10/10/2017

DCI – Pedro Arbex – 09/10

 

Após frear a expansão nos últimos anos, a rede planeja abrir 3 lojas em 2018 e se transformar em franqueadora

Após frear a expansão nos últimos anos, a rede de restaurantes de culinária tex-mex Sí Señor voltará a abrir lojas a partir do ano que vem. Com três unidades previstas, o presidente, Eli Abada, tem planos ainda de transformar a empresa em uma franqueadora.

A ideia, de acordo com ele, é que já no primeiro semestre do ano que vem duas das casas em operação sejam transformadas em franquias, para testar o modelo. Após um período de seis meses a um ano de testes, a rede deve abrir a venda de franquias para todo o mercado. “Decidimos há algumas semanas franquear essas duas unidades. Estamos vendo manuais e contratos e em breve devemos começar a buscar interessados”, afirmou Abada ao DCI.

As operações escolhidas para o teste estarão fora do estado de São Paulo – principal mercado da empresa. Segundo ele, provavelmente serão escolhidas unidades no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Além da mudança de modelo de negócios, a companhia vai voltar a abrir lojas a partir do ano que vem, depois de praticamente estagnar a expansão desde 2015. Abada conta que nos últimos anos a rede freou as aberturas por conta da crise, focando os esforços em reestruturar a parte interna. “Nos concentramos em melhorar nossa infraestrutura, mudar sistemas de logística e de estoque. Investimos bastante nisso e agora estamos prontos para iniciar de novo o processo de expansão”, afirma. Outra mudança realizada nos últimos anos foi a redução do quadro de funcionários, para diminuir os custos da operação. De acordo com Abada, a rede otimizou a eficiência das lojas em 2015, reduzindo em torno de 20% o número de colaboradores por cada unidade.

Para 2018, a previsão é abrir três restaurantes próprios em um investimento que deve girar em torno de R$ 12 milhões. Em 2015 e 2016 não houve inaugurações, e este ano, apenas uma, em Jundiaí. Atualmente, são 21 restaurantes.

Os três pontos devem ser abertos no estado de São Paulo e dentro de shopping centers. De acordo com Abada, as operações dentro de centros comerciais têm apresentando um desempenho superior as de rua. “Este ano tivemos um crescimento ‘mesmas lojas’ de 15% até agosto, e basicamente quem puxou foram as unidades dentro de shoppings, que cresceram 20%”, diz. Das 21 operações, 11 estão em malls.

Faturamento

De acordo com o empresário, a perspectiva para o consolidado deste ano é que a alta se mantenha no patamar visto até agosto, resultando, ao final de 2017, em um faturamento de cerca de R$ 115 milhões.

Em 2016, ainda segundo Abada, o faturamento da rede de restaurantes viu um avanço de 8%, na comparação com o ano anterior. Para 2018, a projeção é que a melhora continue. “Estamos ainda mais otimistas para 2018”, finaliza.

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