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Centros de distribuição e padronização potencializam marcas dentro do mercado de franquias

27/02/2019

A Acquazero lançou o novo centro de distribuição da rede que possibilitará menor custo do frete, entrega mais rápida dos produtos e padronização, já que uma logística bem estruturada influencia no gerenciamento dos negócios

Qualidade é essencial para que qualquer negócio dê certo. Não somente ao empresário, bem como para o cliente final. Com isso, para manter uma gestão adequada de todos os processos que envolvem uma operação logística, inclusive para reduzir os custos, a rede de franquias Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) acaba de investir pesado em um centro próprio de distribuição de produtos.

 

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A marca aposta que um centro de distribuição estratégico facilitará o trabalho, além de evitar riscos desnecessários no transporte, como por exemplo, o custo de fretes.

A matriz do centro de distribuição está localizado em Belo Horizonte (MG), cidade em que também estão as outras cinco redes da holding Encontre Sua Franquia e que juntas somam mais de mil unidades em operação. Já a segunda loja está situada em Jundiaí, no interior de São Paulo. Mesmo lugar que se encontra o primeiro negócio a entrar em operação pelo modelo Satélite da marca Acquazero.

Com três caminhões adaptados para atender os 240 franqueados espalhados em 14 estados, o centro de distribuição possibilita uma economia de 10% a 15% ao franqueado, pois reduz no valor do frete e no tempo gasto, que até então era realizado em um prazo de 20 dias e atualmente passou a ser de 7 dias. A franqueadora investiu R$3 milhões para adaptar toda estrutura em um único espaço que totaliza 500m2 e concentra mais de dois mil itens. Esse centro de distribuição tem como diferencial atender não somente os franqueados do grupo, mas também o mercado de maneira geral a nível Brasil.

Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, revela que nesse primeiro momento esse centro atenderá o segmento de estética automotiva, com produtos para lavagem para os veículos, até a parte de mobiliário, decoração e equipamentos. Mas que em muito em breve irá atuar em todos os setores, como beleza e alimentação.

“Essa distribuidora fornece em torno de 95% daquilo que o franqueado precisa para estar dentro do negócio, seja para montar e até mesmo itens que ele precisará periodicamente para executar o negócio. O objetivo é que consiga ter uma padronização entre as operações, na qual todas as lojas deverão seguir o mesmo padrão definido pela franqueadora”, reforça Mol.

O impacto da padronização dentro das redes de franquias

A padronização é algo exigido por toda rede de franquias, desde o atendimento à imagem da loja. Com o centro de distribuição próprio da marca e logística diferenciada para essas regiões, Mol acredita que haverá ainda mais uma melhor padronização das redes atendidas, ou seja, um aumento da lucratividade e crescimento em torno de 20% no faturamento das franquias.

“Essa nova medida possibilitará acompanhar melhor o estoque e as vendas em um determinado período. Além de permitir menor tempo gasto para entrega dos pedidos, e possibilidade de aumentar o nível de serviço e apoiar nosso crescimento”, afirma o diretor executivo.

Mol pontua que a distribuidora sendo própria é possível criar ações de forma mais efetivas internamente. Como é o caso de campanhas ou datas comemorativas atreladas ao trabalho de marketing, onde é possível trabalhar com itens que deverão ser aplicados em todas as unidades.

“Quando pensamos em negócio é necessário ter capacidade de escala, ou seja, é necessário ter uma base de franqueados satisfeitos na operação tendo rentabilidade. Se temos uma distribuidora o objetivo que queremos é comprar mais essa capacidade de escala, gerando menores preços para que consigamos refletir lá na ponta menores custos para nossos franqueados. O que consequentemente reflete em maior aumento da rentabilidade da operação e torna um modelo de negócio ainda mais interessante”, conclui.

O intuito da distribuidora é oferecer ao franqueado produtos mais baratos do que ele encontra no mercado para que o negócio seja mais rentável, e em contrapartida o modelo da Acquazero se torne ainda mais atrativo no mercado.

Sobre a Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero surgiu no mercado com a proposta de limpeza automotiva ecológica com o uso mínimo de água (300 ml). A partir daí, a marca criou mais de 15 serviços seguindo o mesmo conceito e se tornou referência no mercado sustentável automotivo. Com a imersão no franchising (em 2010), hoje a rede conta com aproximadamente 240 unidades e oferece quatro tipos de modalidades – com investimento a partir de R$10 mil. Em 2018 a Acquazero foi adquirida pelo grupo Encontre Sua Franquia, e desde então, vem sendo dirigida pelo empresário Henrique Mol.

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