Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

BNDES oferecerá financiamento às empresas varejistas

29/08/2007

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informou, em evento do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), em São Paulo, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passará a oferecer financiamentos a empresas varejistas e em troca aceitará os  recebíveis (créditos a receber das companhias) dessas empresas como garantia.

Dessa forma, os pagamentos de clientes feitos com cartão de crédito, cheque pré-datado, prestações, entre outros, passarão a ser aceitos como garantia, beneficiando as empresas do setor, que atualmente têm dificuldades para conseguir recursos na instituição por não terem ativos suficientes, como as indústrias, que possuem máquinas e equipamentos.

Segundo o ministro, o modelo de empréstimo deverá ficar pronto até o final deste mês, e a avaliação dos riscos e o prazo dos recebíveis a serem aceitos será feita caso a caso. `É um modelo novo para o BNDES, mas o sistema financeiro já atua dessa forma. A vantagem, para as empresas, é que o BNDES oferece juros menores por ser um banco de fomento`, completou.

O ministro disse ainda, que será publicado um decreto para permitir o financiamento de empresas com capital estrangeiro, o que beneficiará os varejistas, já que, atualmente, no setor, apenas os segmentos de alimentos e de eletroeletrônicos podem tomar empréstimos. `O decreto está com o presidente do banco, Luciano Coutinho, e em breve encaminho para a Casa Civil`, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS