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Adesão ao franchising requer atenção

14/04/2005

Franqueados e franqueadores precisam cumprir

alguns requisitos antes de optar pelo sistema

 

A adesão ao sistema de franchising é uma decisão de extrema importância, tanto para aqueles que querem se tornar franqueadores, quanto para os interessados em fazer parte de uma rede. Existem muitos benefícios, mas também alguns desafios.

 

Para os franqueados, fazer parte de uma rede, que tem marca reconhecida, um sistema operacional desenvolvido e um bom produto, ou serviço, para oferecer ao mercado são as vantagens. Em contrapartida, os franqueados se submetem a padrões operacionais que limitam o grau de liberdade. Por isso, é fundamental que ele não assine o contrato sem que tenha analisado muito bem o mercado até encontrar a rede que mais se aproxime de seu próprio perfil.

 

Para o franqueador, o crescimento intensivo, a capilaridade e a visualização e reconhecimento da marca são os maiores benefícios. Mas, ele somente conseguirá isso se selecionar franqueados com o perfil adequado ao seu negócio. `A escolha deve ser muito bem feita para que se evitem prejuízos de ambos os lados`, afirma o consultor André Friedheim, da Francap.

 

O franqueador precisa constituir uma estrutura capaz de manter a formatação do negócio. O consumidor deve ter o mesmo atendimento e os produtos ou serviços oferecidos, a mesma qualidade. Em todas as unidades deve prevalecer o mesmo ambiente e a excelência no atendimento. `Para isso, o franqueado deve manter um sistema contínuo de formação, ter materiais de divulgação padronizados e um projeto arquitetônico que leve ao reconhecimento da marca`, diz o consultor.

 

Já o franqueado, deve ter um perfil de acordo com cada uma das redes. Na BIT Company, por exemplo, o interessado no negócio deverá ter disponibilidade para estar à frente da operação da unidade. `É preciso que o franqueado saiba que, ao aderir a uma rede, ele precisa ficar em constante contato com a franqueadora e demais unidades, para que consiga expor suas experiências e aproveitar as de outros franqueados na tentativa de superar os percalços enfrentados no dia-a-dia da gestão do negócio. Tempo é fundamental para isso`, explica Elza Menezes, gerente de Negócios da BIT, uma das maiores redes de qualificação profissional e informática do país.

 

No processo de seleção, além de apresentar toda a estrutura e benefícios oferecidos, a BIT Company expõe todos os desafios que podem ser encontrados, mostra como funciona o setor operacional da rede e sugere visitas às unidades e conversas com os franqueados, além de explicar como funciona o sistema de franchising. `Deixamos claro que o investimento em educação é altamente atraente, mas que bons resultados somente são possíveis se o franqueado tiver o perfil adequado`, conclui Elza.

 

Outra que seleciona seus franqueados com rigor é a Master Rental, quinta maior rede de locadoras de automóveis do país. `Ter capital e força de vontade não basta. Para ser franqueado da Master, o interessado deve ter tido contato com algum segmento do ramo automobilístico`, afirma Renato Fraga, diretor da Master Rental Franchising.

 

Para Fraga, o fato de conhecer o ramo ajuda a detectar quais as melhores possibilidades de compra e venda dos veículos, assim como a necessidade de manutenção dos mesmos e a determinação dos valores de contratos de longo prazo em virtude da depreciação do carro. `São algumas situações que são superadas apenas por quem conhece automóveis, o que contribui para a rentabilidade do negócio`, diz.

   

Serviço:

BIT Company Franchising

www.bitcompany.com.br

Tel.: (11) 5908-4321

 

Master Rental Franchising

www.masterental.com.br

Tels.: (11) 3352-8897 / 3352-8906

 

Informações para a imprensa:

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